Questões comentadas das provas da CECIERJ

Limpar Busca

Nas orações desenvolvidas a seguir, a conjunção que mantém o mesmo valor semântico do enunciado “E por enxergar, reconhece. E por reconhecer, salva” (linhas 9-10) é:

  • A E para que enxergue, reconhece. E para que reconheça, salva.
  • B E portanto enxerga, reconhece. E portanto reconhece, salva.
  • C E porque enxerga, reconhece. E porque reconhece, salva.
  • D E caso enxergue, reconhece. E caso reconheça, salva.

O vocábulo “olhar”, sublinhado na oração “O mundo é salvo por um olhar” (linhas 4-5), foi formado pelo processo de derivação

  • A imprópria.
  • B regressiva.
  • C parassintética.
  • D prefixal.

Eliane Brum, jornalista e escritora, fez uma série de crônicas-reportagens sobre personagens das ruas de Porto Alegre. Mais tarde, os textos foram publicados em livro que recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que ninguém vê.

O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque

  • A está escrito em prosa: “O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis.” (linhas 1-2)
  • B apresenta recursos poéticos, como metáforas inovadoras: “...uns olhos de vira-lata pidão...” (linhas 28-29) e “um escombro”. (linha 37)
  • C revela-se totalmente ficcional: “Esta é a história do olhar de uma professora chamada Eliane Vanti e de um andarilho chamado Israel Pires.” (linhas 11-13)
  • D predomina nele a função conativa da linguagem: “Eliane viu Israel. E Israel se viu refletido no olhar de Eliane.” (linhas 31-32)

Em “Israel, capturado pelo olhar da professora, nunca mais o abandonou” (linhas 38-39), a forma sublinhada recupera

  • A “Israel”, pelo mecanismo da catáfora.
  • B “abandonou”, pelo mecanismo de concordância.
  • C “capturado”, pelo mecanismo da silepse.
  • D “o olhar da professora”, pelo mecanismo da anáfora.

A partir de “Aconteceu neste inverno. Eliane, a professora, descobriu Israel” (linhas 24-25) até o final do texto, apresentam-se sequências predominantemente

  • A descritivas.
  • B argumentativas.
  • C injuntivas.
  • D narrativas.