Questões de Tessitura (Música)

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A técnica de respiração é fundamental na formação vocal e no canto. Qual das seguintes práticas proporciona melhor controle respiratório e suporte para o canto?

  • A Adotar a respiração intermitente, alternando entre respirações curtas e profundas sem um controle específico, para evitar a fadiga vocal.
  • B Respirar apenas pelo nariz em todas as frases musicais, para garantir a circulação constante de ar e evitar a exaustão da voz.
  • C Utilizar a técnica de respiração diafragmática, onde o cantor controla a entrada e saída de ar pelo diafragma, mantendo uma pressão adequada para a emissão vocal contínua.
  • D Focar em respirações curtas e rápidas, assegurando que o cantor nunca utilize a totalidade de sua capacidade pulmonar, o que preserva a qualidade da voz.

Em um exercício de contraponto livre a duas vozes, o(a) professor(a) pede ao aluno para evitar consecutivas de oitavas e quintas. Assinale a alternativa que apresenta um método adequado para minimizar a ocorrência dessas consecutivas, sem perder a independência das vozes.

  • A Empregar uma voz melódica em intervalos amplos e outra em intervalos curtos.
  • B Manter as duas vozes em regiões agudas, diminuindo as diferenças de timbre.
  • C Utilizar exclusivamente movimentos paralelos de terças e sextas.
  • D Preferir movimentos contrários e oblíquos ao invés de movimentos paralelos.

Em um coro misto, cada tipo de voz ocupa uma posição específica em relação ao alcance vocal e ao timbre. Entre as opções abaixo, qual delas representa a classificação vocal feminina mais grave, geralmente caracterizada por uma tessitura baixa e um timbre encorpado?

  • A Soprano.
  • B Tenor.
  • C Barítono.
  • D Contralto.

Um estudante de contraponto está trabalhando em uma composição de três vozes e pergunta ao professor sobre como evitar consecutivas de oitavas e quintas. Qual das orientações a seguir seria mais eficaz para que o aluno minimize o uso dessas consecutivas em sua composição?

  • A Sempre iniciar com intervalos consonantes e evitar dissonâncias em todas as entradas de voz.
  • B Evitar o uso de intervalos de quarta aumentada e tritonos no início de cada frase.
  • C Priorizar movimentos oblíquos entre as vozes para evitar movimentos paralelos diretos.
  • D Introduzir dissonâncias nas passagens para resolver em consonâncias, evitando tensões harmônicas.

A classificação vocal envolve um conhecimento detalhado da anatomia da voz. Um(a) professor(a) está explicando aos alunos a relação entre a estrutura física e a classificação vocal. Qual dos fatores anatômicos abaixo tem impacto direto na tessitura e na classificação de uma voz?

  • A A quantidade de ar inspirada pelos pulmões, que define diretamente a projeção e o alcance tonal da voz.
  • B O tamanho das pregas vocais, que afeta a frequência das vibrações e, consequentemente, determina se a voz é classificada como grave ou aguda.
  • C O comprimento do diafragma, que influencia a sustentação da respiração e define o timbre predominante da voz.
  • D A resistência dos músculos abdominais e periorbitais, que define o controle do diafragma e influencia diretamente a classificação da voz.