Questões de Teoria dos Jogos (Economia)

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Em um jogo de estratégias puras, a solução de equilíbrio com estratégia dominante implica que cada jogador faz uma escolha estratégica

  • A ótima e independente da escolha do oponente.
  • B ótima e dependente da escolha do seu oponente.
  • C aleatória e independente da escolha do oponente.
  • D aleatória e dependente da escolha do seu oponente.

Considere o jogo estático descrito pela matriz abaixo, que descreve a relação entre dois jogadores 1 e 2,




onde 0 ≤ y ≤ é uma constante.

Com base nesse jogo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se y = 3, um equilíbrio de Nash do jogo seria Ana jogar I e Bia jogar III.

II. Se esse jogo fosse transformado em um jogo sequencial com Ana jogando primeiro, e se y = 1, um equilíbrio perfeito em subjogos desse novo jogo sequencial seria Ana jogar I, e Bia jogar IV quando Ana escolher I, e IV quando Ana escolher II.

III. O jogo acima é do tipo “dilema dos prisioneiros”.


Está correto somente o que se afirma em:

  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D I e II;
  • E II e III.
A contabilidade nacional surgiu a partir do advento de qual Teoria?
  • A Teoria Novo-Clássica.
  • B Teoria Estruturalista.
  • C Teoria Keynesiana.
  • D Teoria Monetarista.
  • E Teoria Marxista.
"Evidencia como uma empresa toma decisões de produção com base na minimização dos custos e como os seus custos variam com o volume produzido". Tal afirmativa refere-se a qual Teoria?
  • A Teoria do equilíbrio de mercado.
  • B Teoria do consumidor.
  • C Teoria dos oligopólios.
  • D Teoria da empresa/firma.
  • E Teoria dos custos irrecuperáveis.

No campo da Microeconomia, a chamada “teoria dos jogos”

  • A pressupõe a existência de um ambiente paramétrico para a tomada de decisões por parte dos agentes.
  • B toma os agentes econômicos como jogadores e o número destes pode variar de dois até n; sendo necessária a existência de no mínimo dois jogadores, sem os quais não há jogo.
  • C denomina payoff o conjunto de regras que estabelecem os parâmetros dos jogos econômicos.
  • D considera um jogo dito simultâneo como um jogo de informação imperfeita.
  • E utiliza a estratégia denominada maxmin, aquela que permite ao jogador que a adota obter melhores resultados, em relação aos resultados obtidos com outra estratégia, qualquer que seja a atuação dos demais jogadores.