Questões de Sistema Esquelético e Muscular Humano (Biologia)

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“Quando uma única fibra muscular esquelética recebe estímulos de intensidade variada, mas acima do limiar de excitação, ela sempre apresenta a mesma amplitude de contração. No entanto, isto não vale para o músculo inteiro, pois se o estímulo é muito forte ele pode desencadear a contração num maior número de fibras, aumentando assim o encurtamento do músculo todo.”


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Com base no texto do enunciado e nos conhecimentos sobre fisiologia muscular, identifique a lei fisiológica descrita:

  • A Lei do recrutamento progressivo, em que cada fibra muscular responde com maior força conforme a intensidade do estímulo.
  • B Lei da contração gradativa, que determina que uma fibra muscular responda com variação proporcional à força do estímulo.
  • C Lei do tudo ou nada, segundo a qual uma fibra muscular individual contrai-se com intensidade máxima ou não contrai, desde que o estímulo esteja acima do limiar.
  • D Lei do limiar variável, em que cada fibra muscular possui diferentes níveis de sensibilidade ao estímulo.
  • E Lei da contração muscular total, na qual todo o músculo se contrai de forma uniforme independentemente da intensidade do estímulo.
Em seu livro Ritmo e Dança, Garcia e Haas (2006) trazem a Dança Afrobrasileira como aquela gerada a partir da fusão da cultura africana com a cultura brasileira. Apresenta característica especial nas movimentações dos braços e das mãos, da cabeça, do tronco (ondulação e contração), dos quadris (com acentuada movimentação pélvica) e molejo, na expressão facial e vestuário adequado a tal intenção de manifestação.
Fonte: Garcia, A. & Haas, A.N. Ritmo e Dança. Canoas: 2ª ed., ULBRA, 2006.

O movimento ondulatório do tronco atribuído ao repertório gestual das danças afrobrasileiras está relacionado com
  • A a flexão total de diartroses dos discos intervertebrais.
  • B a presença das sinartroses craniais que permitem maior amortecimento do peso da cabeça sobre a coluna.
  • C a flexão parcial das anfiartroses dos discos intervertebrais.
  • D a flexão parcial de sinartroses pélvicas.

O tecido muscular esquelético apresenta diversas particularidades metabólicas e está adaptado a mecanismos de gasto energético por meio da contração dos sarcômeros compostos de actina e miosina.
A contração dos sarcômeros está relacionada com

  • A sinais elétricos de despolarização de membrana nas próprias fibras musculares.
  • B sinais químicos de adrenalina e diminuição da concentração de cálcio no sacroplasma.
  • C sinais químicos de acetilcolina e aumento da concentração de cálcio no sarcoplasma.
  • D bombas de sódio e potássio localizadas no sarcolema.
Muitas práticas corporais têm como objetivo a regulação do tônus e da respiração. O yoga é uma prática integrativa e complementar que pode contribuir muito, quando reconhecida e empregada em conjunto com a medicina convencional, perante o atual quadro de grande incidência de distúrbios ocasionados pelo estilo de vida e trabalho, como doenças psicossomáticas e crônicas.

Fonte: Bhattacharyya, A., Patil, N. J., & Muninarayana, C. (2015). “Yoga for promotion of health”: conference held on international day of yoga- 2015 at kolar. Journal of Ayurveda and integrative medicine, 6(4), 305.

O ganho de alongamento e elasticidade comuns aos praticantes de yoga é devido, fundamentalmente, a
  • A microfissuras ósseas que permitem um remodelamento da articulação.
  • B estiramento de fibras musculares e estímulo ao seu crescimento longitudinal.
  • C regeneração de tecidos cartilaginosos que se tornam mais flexíveis em áreas articulares.
  • D estiramento de tendões, com pequenos rompimentos seguidos de intensa regeneração.
No balé clássico, a movimentação dos membros superiores é denominada port de bras, mas em cada estilo de dança existe esse tipo de deslocamento parecido. Todo port de bras do balé clássico deve ser executado com fluidez, mas também deve estar associado à estabilidade escapular.
Fonte: Haas, J. G. Anatomia da Dança. Barueri, SP: Manole, 2011.

São responsáveis pela estabilidade escapular os músculos
  • A serrátil anterior e trapézio.
  • B elevador da escápula e deltoide.
  • C serrátil posterior e latíssimo do dorso
  • D oblíquo externo do abdome e peitoral menor.