Questões de Sistema de Lubrificação (Mecânica de Autos)

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Os lubrificantes são essenciais para o bom funcionamento das máquinas pesadas, reduzindo o desgaste das peças e prevenindo superaquecimentos. Qual tipo de lubrificante é mais indicado para a redução de atrito em motores de combustão interna?

  • A Graxa, pois sua composição permite melhor aderência às superfícies do motor.
  • B Óleo lubrificante, pois tem fluidez adequada para circular entre as peças do motor e reduzir o atrito.
  • C Óleo hidráulico, pois além de lubrificar, também atua na transmissão de potência.
  • D Óleo de corte, pois sua principal função é reduzir o atrito em sistemas de engrenagens internas.

Lucas é um mecânico em uma oficina e deve seguir uma rotina diária para garantir a eficiência do seu trabalho. O que ele deve incluir em sua rotina diária?

  • A Verificar o nível de óleo e fluidos dos veículos para que se evite problemas futuros.
  • B Ficar de prontidão para qualquer problema que ocorra.
  • C Apenas resolver problemas conforme surgem.
  • D Esperar instruções específicas do supervisor para agir.
  • E Realizar ajustes apenas quando necessário.

Em um motor com sistema de lubrificação por pressão, a falha na válvula de alívio de pressão ode levar a diversos problemas. Qual das alternativas descreve corretamente os efeitos dessa falha no desempenho do motor?

  • A A válvula de alívio de pressão com falha pode reduzir a pressão do óleo, causando superaquecimento das peças móveis devido à falta de lubrificação.
  • B A válvula de alívio de pressão com falha pode fazer que o óleo se acumule no cárter, criando uma pressão inadequada para a lubrificação eficiente das peças móveis.
  • C A válvula de alívio de pressão com falha pode reduzir a pressão do óleo, mas aumenta a viscosidade do óleo, melhorando a lubrificação das peças móveis do motor.
  • D A válvula de alívio de pressão com falha pode causar a liberação excessiva de óleo, resultando em um consumo elevado de combustível e um aumento da emissão de poluentes.
  • E A válvula de alívio de pressão com falha pode resultar em pressão excessiva no sistema de lubrificação, levando à ruptura das linhas de óleo e comprometendo a lubrificação das partes móveis do motor.

Em um motor com sistema de lubrificação por cárter úmido, um aumento excessivo na temperatura do óleo pode causar a degradação desse óleo.

Qual das falhas pode contribuir para esse aumento de temperatura e comprometer a integridade do óleo lubrificante?

  • A Obstrução parcial no radiador de óleo, dificultando a dissipação de calor do óleo que circula pelo sistema de lubrificação.
  • B Filtro de óleo muito limpo, que aumenta a eficiência do sistema e, consequentemente, a temperatura do óleo.
  • C Válvula de alívio de pressão do óleo com defeito, permitindo o aumento excessivo da pressão do óleo no cárter.
  • D Falha no termostato, que faz que o óleo circule constantemente, mesmo em temperaturas baixas.
  • E Bomba de óleo com vazamento interno, o que resulta em circulação excessiva de óleo quente pelo motor.

Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:


A troca de óleo deve ser realizada apenas quando o veículo apresentar sinais de falha no motor, pois isso indica que o lubrificante já não está cumprindo sua função.

  • Certo
  • Errado