Uma empresa pública responsável pela gestão de materiais e insumos hospitalares implementou um programa de auditorias internas trimestrais para garantir a conformidade com as normas de armazenamento. Durante a auditoria mais recente, foram identificadas as seguintes não conformidades: falta de controle sobre a temperatura e umidade no depósito; ausência de registro formal de inspeções de segurança periódicas; e inconsistências nos relatórios de rastreabilidade de lotes de medicamentos críticos. Considerando o exposto, constitui(em)-se em ação(ões) mais apropriada(s) para correção das não conformidades e prevenção de recorrências:
- A Revisão dos registros de auditorias anteriores para identificar possíveis erros, sem alterar os processos existentes.
- B Redução da frequência das auditorias internas, focando apenas nos itens considerados críticos para diminuir custos.
- C Realização de auditorias externas esporádicas, terceirizando a análise de todos os processos e focando nas não conformidades detectadas.
- D Implementação de um sistema automatizado de monitoramento de temperatura e umidade; revisão do plano de inspeções de segurança; e capacitação dos responsáveis pela rastreabilidade.