Questões de Princípios de Telecomunicações (Telecomunicações)

Limpar Busca

A diafonia (ou crosstalk) é a interferência causada em um sinal elétrico pelas correntes elétricas que fluem em outros condutores que estão próximos, em particular quando compartilham o mesmo cabo.

Assinale o mecanismo que pode ser empregado para reduzir a diafonia.

  • A Efetuar o aterramento adequado dos equipamentos.
  • B Realizar a blindagem metálica do cabo.
  • C Utilizar transmissão diferencial com par trançados.
  • D Utilizar cabos com impedância característica reduzida.
  • E Evitar fazer curvas acentuadas no cabeamento.

No “Código Q”, quais são as siglas que referem respectivamente: “o nome do operador/estação” e “desligar/parar transmissão”:

  • A QRU e QTC
  • B QRA e QAR
  • C QAP e QTR
  • D QRU e QTH

Através do Código Internacional de Comunicação, as expressões “estou na escuta”, “quem está a caminho” e “localização” são codificadas, respectivamente, por:

  • A QRQ, QRZ, QTA
  • B QAP, QRZ, QTH
  • C QRQ, QRZ, QTH
  • D QAP, QRZ, QTA
Considerando os telefones úteis e de emergência existentes, em uma emergência no Brasil, qual é o número de telefone correto para acionar o Corpo de Bombeiros?
  • A 192.
  • B 193.
  • C 191.
  • D 190.
  • E 194.

Com base nos princípios básicos do atendimento telefônico, qual seria o comportamento adequado ao atender uma ligação em uma central de atendimento ao cliente?

  • A Falar de maneira amigável e disposta, oferecendo um atendimento humanizado e profissional, utilizando as ferramentas adequadas para acessar as informações necessárias.
  • B Utilizar um tom de voz áspero, sem a necessidade de demonstrar interesse em ajudar.
  • C Atender rapidamente, sem cumprimentar o cliente ou ouvir suas necessidades.
  • D Usar um tom de voz formal, sem obrigatoriedade de demonstrar empatia.
  • E Falar de forma educada, mas sem se preocupar com a postura profissional ou com o tom de voz.