Questões de Planejamento e Programa de Auditoria (Auditoria Governamental)

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Julgue o item a seguir, relativo à auditoria interna no Poder Executivo Federal. 


A análise preliminar e a determinação de método, natureza e abrangência das averiguações posteriores são etapas do planejamento de uma atividade de auditoria. 

  • Certo
  • Errado

Os trabalhos de auditoria governamental previstos no Plano de Auditoria Interna devem ser realizados com base em um planejamento específico que subsidiará a sua execução e a elaboração do respectivo relatório.
Sobre o planejamento, a execução e a comunicação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna, é correto afirmar que

  • A a participação de todos os membros da equipe de auditoria não se constitui em requisito fundamental ao planejamento da auditoria.
  • B a definição dos objetivos e do escopo do trabalho ocorre na etapa de execução da auditoria e tem por finalidade coletar evidências suficientes para subsidiar a opinião do auditor.
  • C a análise preliminar do objeto de auditoria é necessária para ajudar os auditores internos governamentais a obter uma compreensão suficiente do escopo do trabalho e dos exames a serem realizados.
  • D a aprovação do programa de trabalho da auditoria ocorre no momento da validação do Plano Anual de Auditorias.
  • E o mapeamento de processos não é uma técnica indicada para uso no planejamento dos trabalhos de auditoria, pois não permite que o auditor possa identificar os possíveis objetivos do trabalho a ser realizado.
Em relação aos princípios do processo de auditoria, de acordo com a NBASP100, e considerando a indicação para o planejamento da auditoria, é correto afirmar:
  • A A natureza dos riscos identificados pode variar de acordo com as crenças do auditor ou da auditora.
  • B A administração da entidade auditada deve indicar os termos da auditoria e os respectivos papéis e responsabilidades dos auditores e das auditoras.
  • C Após definição dos termos da auditoria sobre o conhecimento da natureza da entidade ou do programa a ser auditado, a interação com a administração deve ocorrer preferencialmente ao final do processo de auditoria.
  • D Os auditores e as auditoras devem fazer indagações e executar procedimentos para identificar fraudes relevantes que impactem nas demonstrações financeiras.
  • E Os auditores e as auditoras devem avaliar as respostas da administração aos riscos identificados, incluindo o desenho e a implementação de controles internos para tratá-los.

Durante o planejamento das atividades de auditoria interna em uma prefeitura municipal, a equipe identificou a necessidade de alocar recursos adicionais para realizar um trabalho mais abrangente e eficiente. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a alocação de recursos para o trabalho da auditoria.

  • A A alocação de recursos na auditoria interna municipal deve ser feita exclusivamente com base em critérios financeiros, priorizando o orçamento disponível para cada período fiscal.
  • B A alocação de recursos na auditoria interna municipal não é relevante, pois a equipe deve se adequar aos recursos disponíveis.
  • C A alocação de recursos na auditoria interna municipal deve ser feita considerando a disponibilidade de profissionais capacitados, sem a necessidade de levar em conta o escopo das atividades a serem realizadas.
  • D A alocação de recursos na auditoria interna municipal deve ser estratégica, considerando fatores como a complexidade do trabalho, o risco envolvido, o escopo das atividades e a disponibilidade de recursos financeiros e humanos.
  • E A alocação de recursos na auditoria interna municipal deve ser feita de forma aleatória, sem considerar nenhum critério específico, para garantir a imparcialidade no desenvolvimento das atividades.

Com relação ao planejamento de auditoria governamental, assinale a opção correta.

  • A O levantamento de escopo restrito tem por finalidade conhecer a organização e o funcionamento das áreas que poderão ser auditadas, assim como identificar objetos e instrumentos de fiscalização.
  • B A matriz de análise de riscos identifica e pondera os riscos de controle incidentes sobre a atividade auditada, mas não auxilia na identificação de riscos residuais mais críticos que requerem a atenção da auditoria.
  • C Recomenda-se o uso de amostragem estatística quando há maior risco de fraudes ou quando há necessidade de alta precisão nos trabalhos de auditoria
  • D A matriz de planejamento constitui instrumento flexível e seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe, à medida que evolui o trabalho de auditoria.