Questões de Planejamento de Segurança (Segurança e Transporte)

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O Ministério da Educação, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá, exceto:

  • A A adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito.
  • B A adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores.
  • C A criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito.
  • D A elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito com os núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.
  • E A elaboração de planos de redução de sinistros de trânsito com os núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.

O monitoramento e a vigilância com a identificação de pessoas que desejam ingressar no ambiente escolar permitem zelar pela segurança e bem-estar dos estudantes, professores e demais funcionários de uma instituição de ensino. Leia as atitudes das afirmativas abaixo e complete-as com V, se verdadeiras ou F, se falsas para um monitoramento e vigilância de sucesso.

( ) Estar atento à movimentação de pessoas e veículos nas proximidades da escola, a fim de identificar possíveis ameaças ou situações de risco.
( ) Realizar rondas nos arredores da escola para verificar se há alguma pessoa ou situação suspeita que possa representar um risco para a segurança dos alunos e demais funcionários da instituição, garantindo a integridade física e emocional dos alunos e funcionários, bem como para evitando invasões ou roubos nas dependências da escola.
( ) Garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às dependências da escola, verificando a identificação de todos que desejam entrar, como alunos, professores, funcionários e visitantes.
( ) Manter um registro de entrada e saída de pessoas, a fim de ter um controle mais rigoroso sobre a movimentação dentro da escola.

  • A F, F, F e F.
  • B F, V, F e V.
  • C V, F, V e F.
  • D F, F, V e V.
  • E V, V, V e V.

O itinerário é o caminho pelo qual se desloca uma autoridade, a pé ou com utilização de um meio de transporte. No planejamento, devem-se considerar: (i) o itinerário principal; (ii) o itinerário alternativo/secundário; e (iii) o itinerário eventual/de emergência.
O itinerário alternativo/secundário, de acordo com a doutrina dominante, é aquele que:

  • A recebe prioridade após um processo analítico dos fatores determinantes da segurança;
  • B é escolhido como o prioritário a ser seguido pela autoridade;
  • C consiste em uma ramificação de um itinerário utilizado por motivo de perigo ou de emergência;
  • D é escolhido para ser seguido no caso de modificação dos fatores condicionantes iniciais;
  • E dificulta o deslocamento da autoridade.

O comboio motorizado é constituído por um número variável de veículos a serem utilizados para o deslocamento e a segurança de um dignatário/uma autoridade.
A doutrina dominante entende que, no planejamento do número de veículos que integrarão um comboio motorizado, deverão ser considerados(as), dentre outros aspectos:

  • A itinerário, pontos de apoio e equipe disponível;
  • B paradas, velocidade da via e viadutos existentes;
  • C comitiva, equipe médica e equipe policial;
  • D número de agentes, equipamento e veículo blindado;
  • E grau de risco, nível do dignatário/da autoridade e disponibilidade de veículos.

O vigia deve produzir relatórios de anormalidades ocorridas em seu turno. Qual opção expressa essa prática adequadamente?

  • A Mencionar somente as ocorrências de maior impacto, pois pequenos fatos não importam.
  • B Relatar detalhes como data, horário, local e circunstâncias, para permitir eventuais providências posteriores.
  • C Combinar relatos de vários dias, entregando tudo ao final da semana para simplificar.
  • D Anexar opiniões pessoais sobre suspeitos, sem distinguir entre fatos objetivos e interpretações subjetivas.