Questões de Pavimentação e Malhas Rodoviárias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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O custo horário de equipamentos, na execução de obras de infraestrutura de transportes, envolve o custo de propriedade, os custos de manutenção e os custos de operação. A aquisição de um equipamento novo foi equivalente a R$ 800.000,00. Após 8 anos de uso foi alienado por R$ 200.000,00. Admitindo-se que o equipamento perdeu seu valor linearmente, ao longo do tempo, e a depreciação horária é de R$ 300,00, assinale a opção que representa a quantidade de horas trabalhadas por ano deste equipamento.

  • A 200 horas por ano.
  • B 250 horas por ano.
  • C 300 horas por ano.
  • D 150 horas por ano.
  • E 100 horas por ano.

O Sistema de Gerência de Pavimentos – SGP deve utilizar, para elaboração da análise econômica de uma rodovia, ou de uma rede de rodovias, o Sistema HDM-4 Highway Development and Management, que é um sistema de uso frequente pelo DNIT e demais órgãos rodoviários do país, e que é aceito por entidades internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Sistema HDM-4 não permite a análise econômica de uma rodovia, ou da rede de rodovias. II. No HDM-4 é possível realizar análise por projeto, por programa e por estratégia. III. No HDM-4 não é possível realizar análise por ciclo de vida.
Está correto o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e II, apenas.
  • E II, apenas.

Tendo em vista os níveis de decisão na gerência de pavimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo decisório de um Sistema de Gerência de Pavimentos pode ser considerado em nível de rede e em nível de projeto. II. O Sistema de Gerência de Pavimentos em nível de rede caracteriza-se por estudar uma grande área ou malha viária, onde se situam muitas rodovias. III. No Sistema de Gerência de Pavimentos em nível de projeto, observa-se mais detalhadamente um determinado trecho pavimentado. Os dados são coletados de forma mais aprofundada, com estudos de estrutura das camadas do pavimento, determinando, sempre que possível, as causas do aparecimento de defeitos e as consequências que estes poderão induzir em camadas adjacentes, procurando avaliar e selecionar o tipo e data de execução do serviço.
Está correto o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e II, apenas.
  • E II, apenas.

Para o dimensionamento do pavimento rodoviário, é necessário determinar o número N, para definir as espessuras das camadas do pavimento. O número N é o número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de

  • A 8,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.
  • B 8,2 tf durante o ano de projeto.
  • C 7,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.
  • D 7,2 tf durante o ano crítico.
  • E 8,2 tf durante o ano crítico.

O Anuário CNT do Transporte 2022 traz informações (públicas e privadas) sobre o transporte brasileiro, obtidas a partir de pesquisas da Confederação e de fontes secundárias. De acordo com o Anuário CNT do Transporte — Estatísticas Consolidadas de 2022, o total de 1.720.909,00 km era extensão da malha rodoviária brasileira em 2021. Desse total, é CORRETO afirmar que a extensão pavimentada é de:

  • A Menos de 15%.
  • B Pouco mais de 50%.
  • C Pouco mais de 85%.
  • D Quase 100%.