Questões de Padrões de projeto (Design Patterns) (Arquitetura de Software)

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Natália está desenvolvendo um sistema financeiro, no qual os documentos podem receber diferentes tipos de tratamento, e pretende tirar proveito dos padrões de desenvolvimento. Para tratar os documentos, ela criou diversos processos, que serão colocados em uma fila. Assim, o documento passa por um dado processo da fila, é tratado e enviado para o processo seguinte.
Adotando essa estratégia, Natália usou o padrão de desenvolvimento denominado:

  • A Chain of Responsibility;
  • B Prototype;
  • C Decorator;
  • D Abstract Factory;
  • E Factory Method.

Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:

Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.

Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.

  • A Singleton e Heritage.
  • B Strategy e Composite.
  • C Strategy e Observer.
  • D Singleton e Observer.
  • E Builder e Factory.

No contexto de Projetos Orientados a Objetos, padrões de design são soluções generalizadas para problemas comuns de design de software.

Considere uma situação em que um desenvolvedor foi incumbido de elaborar um sistema de criação de documentos de diversos formatos, como Texto, Planilha e Apresentação, a serem definidos com base nos comandos do usuário.

Para lidar com esses requisitos, o padrão de design de software mais adequado seria o

  • A Singleton.
  • B Factory Method.
  • C Heritage.
  • D Builder.
  • E Strategy.

Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:

Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.

Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.

  • A Singleton e Heritage.
  • B Strategy e Composite.
  • C Strategy e Observer.
  • D Singleton e Observer.
  • E Builder e Factory.

J participa de uma equipe de desenvolvimento e recebeu uma demanda de codificar uma estrutura de árvore no sistema em que está trabalhando.
O padrão de projeto estrutural que poderá ajudar nessa tarefa de implementação é o

  • A Visitor
  • B Façade
  • C Singleton
  • D Composite
  • E Factory Method