Questões de Oscilação e Ondas (Física)

Limpar Busca

Uma pessoa com audição normal é capaz de ouvir uma grande faixa de sons de intensidades bem diferentes. O som pode ser classificado como fraco ou forte quanto à sua intensidade, que é representada por I e no Sistema Internacional é expressa em W/m2(watt por metro quadrado). Existe um valor mínimo de intensidade de som, abaixo da qual é impossível ouvir algo. A essa intensidade, damos o nome de limiar de audibilidade, que pode ser representado por I0 e vale em média, 10–12 W/m2. Com base nos valores de intensidade de som, o nível de intensidade(β) medido em decibel (dB) é definido por:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://www.obaricentrodamente.com/2011/11/logaritmos-os-sons-eaudicao-humana.html Acesso em: 22 de abr. de 2025.

Um ambiente em que a intensidade sonora é de 10−4W/m2 , o nível de intensidade de som é de

  • A 18 dB.
  • B 40 dB.
  • C 80 dB.
  • D 120 dB.
  • E 160 dB.

A ilustração mostra uma representação do espectro de ondas eletromagnéticas, desde ondas de rádio até raios gama, tendo abaixo uma escala relativamente ao comprimento de onda.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e- espectro-eletromagnetico.htm. Acesso em 06/05/2025.

Sabendo que a relação entre frequência f e comprimento de onda λ é v = λ. f , em que v é a velocidade, f a frequência e λ o comprimento de onda, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A relação entre frequência e comprimento de onda é inversa, de modo que o aumento da frequência implica na diminuição do comprimento de onda.

PORQUE

II. A velocidade de propagação da onda é constante para todas as radiações, desde que o meio seja o mesmo para todas.

Assinale a alternativa que apresenta a avaliação correta das asserções.

  • A As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.
  • B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • C A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
  • D A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
  • E As duas asserções são falsas.

Um dos temas apresentados nos seminários era sobre Ondas de Rádio, onde foi apresentada uma desvantagem do uso das ondas FM, pois podem ter interferência das rádios pirata. Os estudantes no seminário fizeram as seguintes proposições:

I- As rádios piratas interferem em um sinal da rádio de mesma frequência por causa da semelhança dos comprimentos de onda das radiações emitidas.
II- As rádios piratas usam transmissores fora das especificações determinadas pela ANATEL e por isso, acabam atingindo outras frequências.
III- Somente as rádios FM sofrem interferência das rádios piratas, justamente por causa da sua característica de modular a frequência e não a amplitude.

Para que alguns conceitos sejam tratados de forma adequada, o professor, ao final do seminário, deve rediscutir o que foi apresentado em apenas:

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

Para reproduzir o experimento de Young, que demonstra a interferência da luz e comprova sua natureza como onda eletromagnética, um par de fendas é posicionado entre a fonte luminosa F e o anteparo A, conforme ilustrado na figura abaixo. Seja λ, o comprimento de onda da luz quase monocromática emitida por F, d a distância entre as fendas e D a distância entre as fendas e o anteparo. No padrão de interferência formado em A, composto por franjas claras e escuras, a separação entre o máximo central e o primeiro máximo seguinte, representada pr y, pode ser eterminada pela equação:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A y = λD/d.
  • B y = d (λ/2) / D.
  • C y = D (λ/2) / d.
  • D y = d / Dλ.
  • E y = Dd/λ.

Para estudar os fenômenos de ressonância em tubos sonoros, um grupo de estudantes de física utilizou um tubo vertical de 100 cm de altura, parcialmente preenchido com água. Usando um celular na extremidade aberta do tubo, emitindo um som com frequência fundamental de 412Hz eles observaram um aumento no nível sonoro (ressonância) quando a altura da água marcou 80cm. Empolgados com os resultados, os estudantes continuaram abaixando ainda mais o nível da água até que novamente ouviram um máximo de ressonância. Com base nesses dados, assinale a resposta que contempla CORRETAMENTE os resultados encontrados para a velocidade da onda sonora e a altura da coluna de água no segundo máximo.

  • A 340,0m/s e 60cm.
  • B 340,0m/s e 40cm.
  • C 412,0m/s e 20cm.
  • D 329,6m/s e 40cm.
  • E 329,6m/s e 60cm.