O professor elaborou uma atividade experimental de baixo custo, o Disco de Cores, com os estudantes, visando ampliar a discussão sobre ondas eletromagnéticas envolvidas na teoria sobre cores. Tal experimento permitiu que os estudantes observassem um pequeno disco que, ao girar, combina as luzes coloridas refletidas de sua superfície e dá uma cor resultante. Os estudantes perceberam que a mistura das três cores primárias, verde, vermelho e azul, quando misturadas, produzem uma cor branco acinzentado. Já um disco com apenas duas cores primárias, como vermelho e verde, ao girar, vai mostrar um amarelo. Ao final da atividade, o professor pediu que os estudantes respondessem a três questões sobre o experimento e os conceitos de ondas eletromagnéticas estudadas. A porcentagem de respostas corretas foi tabelada pelo professor da seguinte maneira:
A partir dos dados apresentados na tabela, o professor, considerou que o experimento auxiliou que os estudantes respondessem corretamente somente a(s) questão(ões):
- A I, pois o experimento mostrava claramente diferentes tipos de radiações eletromagnéticas.
- B II, pois o experimento mostrava claramente que a mistura das cores era resultado da capacidade de visualização do observador.
- C III, pois o experimento mostrava claramente o fenômeno ocorrido na mistura das cores.
- D I, pois o experimento mostrava claramente diferentes tipos de radiações eletromagnéticas e II pois o experimento mostrava claramente que a mistura das cores era resultado da capacidade de visualização do observador.
- E I pois o experimento mostrava claramente diferentes tipos de radiações eletromagnéticas e III, pois o experimento mostrava claramente o fenômeno ocorrido na mistura das cores.