Questões de Nutrição Esportiva (Nutrição)

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A nutrição tem papel fundamental antes, durante e após a atividade física. Assinale a opção que indica corretamente o nutriente que deve ser priorizado no momento pré-exercício.

  • A Carboidratos de alto índice glicêmico.
  • B Proteínas de baixo valor biológico.
  • C Lipídeos saturados.
  • D Carboidratos de baixo índice glicêmico.
  • E Lipídeos insaturados.

“Whey protein” (WP) é uma proteína constituída do soro do leite, possui alto teor de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada. Existem no mercado vários tipos de ‘Whey Protein” e essas diferenças são baseadas no processo de filtração. Assinale a opção correta sobre os tipos e processos de filtração.

  • A O WP concentrado é composto com alto teor de proteína e quase isento de gorduras e carboidratos
  • B O WP isolado é um produto que sofreu um processo mínimo de filtragem, e por isso é considerado o mais puro
  • C O WP hidrolisado é um produto composto de peptídeos, o que favorece uma absorção mais rápida
  • D O processo de filtragem do WP concentrado permite que o produto tenha entre 90 a 95% de proteína em sua composição
  • E Dentre os processos de filtração, o WP hidrolisado é o que possui o mais alto teor de carboidratos e gordura
O processo de hipertrofia ocorre quando a taxa de síntese proteica muscular excede a taxa de degradação, acarretando em um saldo positivo do balanço proteico muscular. Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O exercício de força induz aumento agudo no turnover e na oxidação de proteínas durante o exercício. ( ) Hidratação e ingestão adequada de nutrientes (carboidratos e proteínas) no período pós-exercício colaboram para a obtenção de um balanço proteico muscular positivo. ( ) Recomenda-se uma ingestão proteica entre 1,6g/kg/dia e 2,0g/kg/dia com o objetivo de otimizar a síntese de proteína muscular. O fracionamento da ingestão (espaçadas 3-4horas) com doses de 20g para adultos mais jovens (ou uma quantidade maior - 40g – no final de um pós-treino de resistência que envolva ativação de músculos de todo o corpo) apresenta o fator mais importante.
  • A F – F – F.
  • B V – V – V.
  • C F – V – V.
  • D F – V – F.
As recomendações dietéticas para homens e mulheres fisicamente ativos visam obter equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético, promovendo a melhora do desempenho físico, manutenção/ganho de massa magra, benefícios nas funções imunológicas, dentre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A O aumento do metabolismo na atividade física eleva a produção de radicais livres potencialmente perigosos. Para reduzir a possibilidade do estresse oxidativo e de dano celular, a dieta diária deve conter alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes.
  • B A suplementação vitamínica acima das quantidades presentes em uma dieta balanceada pode melhorar o desempenho físico ou o potencial para treinar, fora o poderoso benefício antioxidante que agrega ao padrão alimentar.
  • C Não existe uma recomendação precisa para a ingestão diária de lipídeos. Uma recomendação prudente sugere não exceder entre 30 e 35% do valor energético total e, dentro desse percentual, buscar alcançar 90% na forma de ácidos graxos insaturados.
  • D Para satisfazer as necessidades diárias de energia e nutrientes e minimizar o risco de doenças crônicas, os adultos devem consumir entre 45 a 65% do valor energético total a partir dos carboidratos, com uma ingestão máxima de açúcares de adição de 25% do valor energético total diário.

Combinações de carboidratos consumidas durante o exercício parecem otimizar a quantidade de carboidratos exógenos que podem ser oxidados melhorando o desempenho, mas o resultado não é o mesmo quando consumidos isoladamente.
Nesse contexto, o carboidrato que consumido isoladamente pode ser mais propenso a causar desconforto gastrintestinal é:

  • A A glicose.
  • B A sacarose.
  • C A frutose.
  • D A maltodextrina