Questões de Normas Internacionais de Auditoria Interna (Auditoria)

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Segundo a International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI), trata-se de “processo integrado, orientado a riscos, realizado pela direção e pelo corpo de funcionários de uma entidade com vistas a fornecer segurança razoável de que, na busca pela missão da organização, os seguintes objetivos gerais sejam atingidos: a) execução bem ordenada, ética, econômica, eficiente, eficaz e efetiva das operações; b) observância de exigências de accountability (transparência e divulgação); c) conformidade com leis e regulamentos aplicáveis; d) salvaguarda dos recursos contra perdas, mau uso e danos”. O trecho apresenta a definição de:

  • A Perícia.
  • B Auditoria.
  • C Controle externo.
  • D Controle interno.
  • E Arbitragem.

Os instrumentos de fiscalização são utilizados para operacionalizar as atividades de competência do órgão de auditoria interna e diferenciam-se, especialmente, quanto finalidade da ação de controle. Nesse sentido, os instrumentos de fiscalização podem ser utilizados para:

I. Conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais;
II. Suprir omissões e lacunas de informação, esclarecer dúvidas, apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade de atos e fatos específicos praticados por qualquer responsável, bem como para apurar denúncias ou representações;
III. Avaliar, ao longo de um período predeterminado, o desempenho de órgãos e entidades públicas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados.

Os instrumentos de que tratam as definições anteriores são denominados, respectivamente:

  • A Inspeção, Complementação e Auditoria de Regularidade.
  • B Inspeção, Levantamento e Monitoramento.
  • C Levantamento, Inspeção e Monitoramento.
  • D Acompanhamento, Monitoramento, Monitoramento.
  • E Levantamento, Inspeção e Acompanhamento.

Um dos preceitos das Normas Internacionais Para a Prática Profissional de Auditoria Interna exige dos auditores uma atitude mental imparcial que lhes permita executar os trabalhos da auditoria de maneira a confiarem no resultado de seu trabalho e que não seja feito nenhum comprometimento da qualidade.
Esse preceito normativo refere-se à (ao):

  • A Independência.
  • B Objetividade.
  • C Probidade.
  • D Legitimidade.
  • E Confiabilidade.

Nos termos do Guia Referencial de Práticas Profissionais Aplicadas aos Auditores e Controladores Internos do Estado de Mato Grosso, a atividade de auditoria interna governamental pode ser realizada por meio de serviços de avaliação e consultoria. Nesse sentido, quando o objetivo do trabalho for prover orientação e aconselhamento sobre os processos de governança, de gestão de risco e de controles internos, o serviço de auditoria interna será de:

  • A consultoria, do tipo facilitação
  • B avaliação, do tipo operacional
  • C avaliação, do tipo conformidade
  • D consultoria, do tipo assessoramento

Nos termos da resolução do CFC que trata da auditoria interna, os procedimentos de auditoria permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações. Nesse sentido, os procedimentos que consideram o acompanhamento de processo ou procedimento em sua execução denominam-se:

  • A inspeção
  • B observação
  • C confirmação
  • D investigação