Questões de Motores (Eletricidade)

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Em uma instalação predial, um motor elétrico trifásico é utilizado para acionar uma bomba. Quando ligado a um sistema elétrico de 60 Hz, antes de sua conexão com a bomba, observa-se que a velocidade do motor é igual a 1.188 rpm. Todavia, uma vez realizada a conexão do motor com a bomba, sua velocidade diminui para 1.142 rpm.


Com base nessa situação hipotética, julgue o item.


A máquina elétrica apresenta 6 polos e consiste em um motor síncrono.

  • Certo
  • Errado

Com base nesse caso hipotético, julgue o item .


Uma vez que a sequência de fases ABC alimenta o motor quando a bobina K1 é energizada, ao ser acionada a botoeira S2, K1 será desenergizada, dado que o contato normalmente fechado de S2 passa para o estado aberto durante seu acionamento. Desse modo, inicia-se o processo de energização da bobina K2 para que o sentido de rotação do motor M seja CBA.

  • Certo
  • Errado

Um refrigerador, em uma cozinha de uma escola municipal, parou de resfriar. Um diagnóstico preliminar identificou que o motor do compressor não está partindo, apesar de haver tensão em seus terminais e de que alguma corrente é consumida pelos seus enrolamentos. Sabe-se que o motor é de corrente alternada, monofásico, acionado diretamente pelo relé do termostato. Nessa condição, deve-se:

  • A substituir todo o conjunto elétrico do refrigerador, uma vez que não há nenhuma hipótese plausível da origem desse defeito.
  • B descartar qualquer problema elétrico no motor, uma vez que motores monofásicos são à prova de falhas.
  • C descartar qualquer problema mecânico no compressor, pois não há qualquer evidência de que o fato de o motor não estar girando seja devido a algum defeito nestas partes do refrigerador.
  • D investigar os diodos de partida e, em caso de detecção de defeito, substitui-los por jumpers metálicos, ou ligações diretas feitas com condutores, que surtem o mesmo efeito dos diodos.
  • E investigar o capacitor de partida do motor e, em caso de detecção de defeito, substitui-lo por um outro capacitor, de valor e tensão de isolamento compatíveis com o capacitor original.

Alguns motores elétricos não possuem escovas e, por essa razão, não requerem manutenção periódica frequente devido ao desgaste desse componente, comparados com os motores que possuem escovas.
São equipamentos elétricos sem escovas os motores

  • A brushless e motores síncronos com rotor bobinado.
  • B síncronos com rotor bobinado e motores de indução de anéis.
  • C brushless e motores de indução com rotor tipo gaiola de esquilo.
  • D de indução de anéis e motores de corrente contínua com rotor bobinado.
  • E universais e motores de corrente contínua com rotor bobinado.

Um conjunto de motor elétrico (de indução monofásico) e bomba será usado para recalcar água de uma cisterna para uma caixa d’água. Um engenheiro especificou um motor de indução que tenha potência mecânica de, ao menos, 2,0 [cv] e que tenha 2,0 pares de polos. Entre vários motores disponíveis, e considerando que 1,0 [cv] possui 735 [W], o motor que atende de forma mais próxima à potência mecânica mínima estipulada pelo engenheiro é aquele que consome da rede elétrica a potência de:

  • A 1840 [W], com rendimento de 80,0 [%].
  • B 1800 [W], com rendimento de 60,0 [%].
  • C 1470 [W], com rendimento de 80,0 [%].
  • D 1200 [W], com rendimento de 80,0 [%].
  • E 1100 [W], com rendimento de 60,0 [%].