Questões de Manutenção Elétrica na Eletrotécnica (Eletrotécnica)

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Durante um ensaio prático de diagnóstico em um motor trifásico com rotor em curto-circuito, alimentado por uma chave estrela-triângulo, o técnico observa o seguinte comportamento:

• O motor parte normalmente em estrela.
• Ao comutar para triângulo, ocorre desarme do disjuntor em menos de 1 segundo.
• A resistência ôhmica dos enrolamentos medida com multímetro está dentro dos valores esperados e balanceada entre as fases.

Com base nessa situação prática, assinale a alternativa que melhor explica o que está causando o desarme durante a comutação.

  • A A chave estrela-triângulo foi invertida, e o motor está tentando partir diretamente em triângulo, provocando pico de corrente indesejado.
  • B O motor pode estar com falha no isolamento entre espiras, o que provoca aumento da corrente apenas em regime permanente (triângulo), não sendo detectado na medição ôhmica.
  • C O motor está desbalanceado nas fases, e a medição ôhmica não é capaz de detectar esse tipo de defeito.
  • D O disjuntor está subdimensionado para o pico de corrente da comutação, o que não representa falha no motor, mas, sim, erro no relé térmico de sobrecarga.

No decorrer da montagem de um circuito de tomadas de uso geral (TUG) em um ambiente residencial, o técnico utilizou disjuntor de 20 A, cabos de cobre de 2,5 mm², e conectou três pontos de tomada duplos em paralelo. Após a ligação e energização do quadro, nenhuma das tomadas funcionou.
Considerando as práticas de instalação e diagnóstico elétrico, assinale a alternativa que apresenta uma possível falha comum nesse tipo de situação prática.

  • A A interrupção do condutor neutro no circuito de TUG impede o funcionamento das tomadas, mesmo que a fase e o condutor de proteção estejam corretamente conectados.
  • B A instalação de disjuntor de 20 A com cabo de 2,5 mm² é incorreta, sendo esse o motivo direto para a ausência de tensão nas tomadas.
  • C O excesso de tomadas no mesmo circuito provoca aquecimento imediato dos cabos, causando o desligamento automático do circuito por sobrecarga.
  • D A ausência de continuidade no condutor de proteção (PE) impede a circulação de corrente nas fases e, portanto, nenhuma tomada pode ser energizada.

O procedimento correto para identificar a corrente elétrica em um circuito elétrico no veículo e aplicar o fusível correto quando não se tem as especificações é

  • A medir a tensão de alimentação do circuito.
  • B aplicar o cálculo da lei de ohm.
  • C ligar o amperímetro em paralelo ao consumidor.
  • D ligar o amperímetro em série no porta fusível.
  • E medir a tensão na bateria.

Para medir a isolação elétrica em motores trifásicos, usa-se o seguinte instrumento:

  • A voltímetro.
  • B megômetro.
  • C amperímetro.
  • D wattímetro.
  • E terrômetro.

Um técnico recém-contratado recebe a tarefa de encontrar um defeito em um dos sistemas da fábrica. No local ele identifica que o defeito está associado a erros de medição na diferença entre pressões do fluido utilizado no processo. Esses erros provocavam:

  • A vazamentos
  • B vibrações na tubulação
  • C falhas no controle da vazão
  • D sobreaquecimentos nos trocadores de calor