Questões de Kurt Lewin (Psicologia) Página 2

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Sobre a dinâmica e funcionamento de grupos, Kurt Lewin afirma que

  • A a essência de um grupo não reside na participação ou omissão de seus membros, senão em sua interdependência.
  • B a essência de um grupo não reside na participação ou omissão de seus membros, senão em sua dependência.
  • C a essência de um grupo não reside na motivação ou desmotivação de seus membros, senão em sua dependência.
  • D a essência de um grupo não reside na motivação ou desmotivação de seus membros, senão em sua interdependência.
  • E a essência de um grupo não reside na similitude ou dissimilitude de seus membros, senão em sua interdependência.
A teoria do campo é uma teoria psicológica que examina os padrões de interação entre o indivíduo e o campo total, ou ambiente. Sobre esta, indique a alternativa INCORRETA:
  • A Para Lewin, o comportamento individual não era um produto de eventos passados ou expectativas futuras, mas era uma função da interação entre o indivíduo e seu ambiente atual ou “campo”, como ele o denominou (Marrow, 1969).
  • B Lewin afirma que cada pessoa existe dentro de um campo de forças. E esse campo de forças ao qual o indivíduo está respondendo ou reagindo é denominado seu espaço vital.
  • C Os objetos, pessoas ou situações adquirem para o indivíduo uma valência positiva (quando podem ou prometem satisfazer necessidades presentes do indivíduo) ou valência negativa (quando podem ou prometem ocasionar algum prejuízo).
  • D Lewin utilizou uma combinação de análise topológica (para indicar a força dos motivos no comportamento) e vetorial (para mapear o espaço vital), desenvolveu uma série de experimentos sobre a motivação, a satisfação e a frustração os feitos da liderança autocrática e democrática em grupos de trabalho etc.
  • E Lewin propõe a seguinte equação, para explicar o comportamento humano: C = f (P,M); Onde o comportamento (E) é função (f) ou resultado da interação entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que a rodeia.
A teoria de campo de Kurt Lewin propõe que o comportamento humano é determinado pela interação entre o indivíduo e o ambiente; essa interação pode ser representada por meio de conceitos da geometria e da física, como a topologia e os vetores. Isso permite afirmar que a psicologia topológica pode ser empregada para descrever e classificar os fenômenos psicológicos, porque estuda 
  • A significados e valores dos fenômenos psicológicos, sem se preocupar com os fatos ou as evidências.
  • B estruturas e funções dos fenômenos psicológicos, sem se preocupar com os processos ou as mudanças.
  • C formas e relações espaciais dos fenômenos psicológicos, sem se preocupar com as medidas ou as quantidades.
  • D forças e direções que atuam sobre os fenômenos psicológicos, sem se preocupar com os conteúdos ou as qualidades.

De acordo com a teoria sobre as minorias psicológicas do psicólogo social Kurt Lewin,

  • A é importante para a maioria psicológica que os grupos minoritários superem sua situação de pobreza, que é impedida pela falta de escolaridade e deficiente formação profissionalizante da população pobre.
  • B o grupo que corresponde à maioria psicológica exerce poder sobre a minoria psicológica porque é classificado como maioria demográfica.
  • C a problemática de um grupo social é, antes de tudo, um problema individual da pessoa do grupo minoritário, em consequência das dificuldades de superação da vulnerabilidade individual.
  • D a minoria psicológica não tem autonomia sobre o seu destino e se encontra em estado de tutela, caracterizando-se como uma problemática essencialmente social.
  • E as minorias psicológicas são coesas e organizadas na luta por seus direitos, possuindo um estatuto e consciência da sua situação e atuação coletiva colaborativa.
Quais são as três ideias essenciais, em uma oficina de dinâmica de grupo, para uma aprendizagem social ativa e participativa, conforme Lewin?
  • A Campo social, nível da tarefa e o nível da valência.
  • B A importância do papel ativo do indivíduo, abordagem compreensiva na intervenção e o campo social.
  • C A importância do papel ativo do indivíduo, o grupo e o analista.
  • D Abordagem compreensiva na intervenção, tomada de posição e encontro com a realidade.