Questões de Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais (Ética na Administração Pública)

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Quanto à ética, às funções públicas e à ética no Setor Público, julgue o item.

Ética é uma palavra que deriva do latim e que significa comportamento, modo de ser, caráter e costume.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à ética e à responsabilidade social, temas amplamente debatidos nas organizações contemporâneas, julgue o item.

Enquanto reflexão filosófica acerca da moral, a ética é capaz de promover a modificação da moralidade de uma determinada sociedade.

  • Certo
  • Errado

Com relação à ética, a funções públicas e à ética no Setor Público, julgue o item.


A ética é cultural, enquanto a moral é universal.

  • Certo
  • Errado

Com relação à ética, a funções públicas e à ética no Setor Público, julgue o item.


Para Aristóteles, uma ação só é eticamente correta se for movida, exclusivamente, por uma boa intenção.

  • Certo
  • Errado
Assinale a alternativa que apresenta um conceito de responsabilidade social.
  • A Promover o retorno econômico-financeiro através do respeito às pessoas e ao meio ambiente e buscar o equilíbrio entre as pessoas do primeiro nível com as quais a organização se relaciona com frequência e que influenciam diretamente no negócio e outros públicos que são de interesse das atividades da organização por exercer influências positivas ou negativas.
  • B Promover o crescimento da organização de forma sustentável a partir da integração de seus diversos públicos de interesse com ênfase na lucratividade do negócio e, para isso, realizar ações de valorização pessoal e praticar o ativismo ambiental a fim de manter os diversos grupos influenciadores compatíveis com os objetivos societários.
  • C Promover entre as organizações a prática da gestão ética e transparente em relação a todos os públicos com os quais se relacionam e fomentar o estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável, através do uso de recursos ambientais ao mesmo tempo em que cuida de sua preservação para as futuras gerações.
  • D Promover a caracterização da cultura organizacional, preservando os artefatos que representam as coisas que se vê, ouve, sente e se percebe à primeira vista no ambiente da organização, representadas por símbolos, histórias dos fundadores e das pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, sendo vistas referências e incluindo ritos e cerimônias.
  • E Promover ações que influenciam nas mudanças internas na maneira de seus executivos conduzirem o negócio na busca por melhores resultados, tendo em vista a pressão exercida pela sociedade, uma vez que boa parte das organizações tem se movimentado rapidamente no sentido de eliminar ou mesmo minimizar impactos nocivos no meio ambiente.