Questões de Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais (Ética na Administração Pública)

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Das formas de comportamento a seguir, qual delas deve ser evitada?

  • A Dar atenção aos visitantes.
  • B Escarnecer os colegas.
  • C Manter o empenho.
  • D Ser assíduo.
  • E Ser pontual.

Ser ético significa conhecer e cumprir o dever, a ética é a condição que possibilita o conhecimento do dever. Na administração pública são compromissos de conduta ética, exceto:

  • A Atender as demandas com postura ética e de modo imparcial, íntegro e efetivo, sendo vedada qualquer atitude procrastinatória, discriminatória ou que favoreça indevidamente alguma parte.
  • B Adotar postura hostil, ofensiva, praticar qualquer tipo de assédio, desqualificar os demais profissionais ou ainda utilizar palavras ou gestos que atinjam a autoestima, a imagem ou o profissionalismo de alguém.
  • C Não utilizar indevidamente informações obtidas em decorrência do trabalho para benefício próprio ou de outros.
  • D Atuar com imparcialidade no desempenho das atribuições funcionais, não permitindo que convicções de ordem político partidária, religiosa ou ideológica afetem sua isenção.
  • E Zelar pela eficiência no serviço público, notadamente pelo cumprimento de prazos estabelecidos para prestação de informações ao setor ou à unidade demandante ou justificar a necessidade de sua prorrogação.

É uma forma de demonstrar boas maneiras no local de trabalho:

  • A Ao entrar ou sair de qualquer ambiente onde houver mais funcionários reunidos trabalhando pedir licença aos presentes.
  • B Ficar grato pelos favores recebidos somente dos superiores, os demais funcionários apenas cumprem sua obrigação ao lhe ajudar.
  • C Manter-se sempre disposto a fazer favores apenas aos colegas que podem lhe retribuir de alguma forma no futuro.
  • D Sempre que for resolver algum problema para um colega, deixar algum detalhe para trás para demonstrar seu devido valor.
  • E Verificar qual benefício poderá ser obtido antes de realizar algum favor aos colegas de trabalho.

A área pública, assim como a privada também tem obrigatoriedade no cumprimento ético de seus deveres por meio da gestão pública e da atuação dos servidores públicos. Referindo-se às orientações presentes nas orientações do código de ética do Servidor Público, avalie as sentenças:

I - O trabalho do servidor público deve ser norteado pela dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.
II - Sua conduta deve conter o elemento ético, a verdade, o sigilo, o zelo, a disciplina, a moralidade, a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo necessário para o cumprimento de seus deveres.
III - Apenas a distinção entre o bem e o mal são suficientes para a moralidade na Administração Pública, mas deve ser acrescida da consciência de que a razão da atuação do servidor público é a busca pelo bem próprio.
IV - O servidor deve ter sempre em mente que sua remuneração é proveniente dos tributos pagos pelos cidadãos brasileiros, inclusive ele mesmo e que a contrapartida que a sociedade brasileira exige dele está voltada para a moralidade administrativa integrada ao que prevê as normas jurídicas.
V - O sucesso do trabalho do servidor público reflete-se também nele próprio os atos e fatos da vida privada do servidor público têm influência em sua vida profissional, assim sendo sua conduta fora do órgão público deve ser tão ética quanto durante o exercício de seu trabalho diário.
VI - Danos ao patrimônio público pelo servidor não são considerados seja por permitir sua deterioração ou por descuidar de sua manutenção.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Todas as sentenças estão corretas.
  • B Todas as sentenças estão incorretas.
  • C Somente as sentenças III e VI estão incorretas.
  • D Somente as sentenças I, II, III e VI estão corretas.
  • E Somente as sentenças II, III, IV e VI estão corretas.

A Resolução CFC nº 1.523/2017 institui o Código de Conduta para os conselheiros, colaboradores e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade (CFC e CRCs). Um Código de Conduta estabelece os princípios éticos e as diretrizes de comportamento esperados das pessoas que atuam em uma organização. No caso dos Conselhos de Contabilidade, este código visa garantir a integridade, a transparência, a imparcialidade e a responsabilidade na atuação de seus membros e funcionários. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa corretas. São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos conselheiros, colaboradores e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, no exercício de suas funções:

I. Ilegalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
II. Transparência, honestidade, respeito e integridade.
III. Ética, companheirismo, responsabilidade profissional e social.

IV. Compromisso, confiança e trabalho perseverante.
V. Objetividade, parcialidade e sigilo profissional.
VI. Parcialidade político-partidária, religiosa e ideológica.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • B As assertivas I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
  • D Apenas as assertivas II, III, IV, V e VI estão corretas.