Questões de Globalização no Turismo (Turismo)

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O surgimento das plataformas digitais globais trouxe novas oportunidades para que indivíduos e fornecedores comerciais pudessem oferecer novos serviços e produtos no campo da informação turística, da hospedagem, do transporte, da alimentação e de outras atividades turísticas. A respeito dos campos de atuação das novas plataformas de serviços turísticos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) TripAdvisor e Yelp. (2) EatWith, Feastly e VizEat. (3) Uber, Lyft e BlaBlaCar. (4) Airbnb, HomeAway e Couchsurfing.

( ) Comentários, classificações e conteúdo gerados por usuários sobre serviços relacionados ao turismo.
( ) Jantares em grupo ou refeições compartilhadas em um ambiente privado.
( ) Serviço de corridas compartilhadas, compartilhamento de viagens de longa distância, serviços de carros compartilhados.
( ) Aluguel de curta duração de camas, quartos, apartamentos, casas, etc.

  • A 1 - 2 - 3 - 4.
  • B 4 - 3 - 2 - 1.
  • C 1 - 3 - 2 - 4.
  • D 4 - 1 - 3 - 2.
  • E 2 - 3 - 1 - 2.

A análise de mercado deve considerar não só os participantes de um mercado, mas todos os fatores que exercem influências sobre ele. Sobre a análise de mercado e a demanda turística, analisar os itens.



I. As questões macroambientais devem ser verificadas para uma análise minuciosa, fazendo-se necessário analisar questões políticas, sociais, econômicas e culturais para entender os movimentos de mercado.


II. A realidade atual deve ser analisada isoladamente para que o direcionamento das ações de mercado não se torne obsoleto a longo prazo.


III. O modismo influencia o desempenho do turismo. Sendo uma intenção de compra de curta duração, deverá ser aproveitada com reações rápidas à mudança de comportamento dos consumidores.


IV. As tendências são uma sequência de eventos com força e durabilidade e que podem revelar como será o futuro do consumo e quais oportunidades podem ser aproveitadas como, por exemplo, o envelhecimento da população.



Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens I, III e IV.
  • D Apenas nos itens II, III e IV.

Conforme a Organização Mundial do Turismo (2003, p. 24), o turismo sustentável configura-se como aquele que “atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro”. Sendo assim, o segmento turístico que mais se aproxima dos princípios do turismo sustentável é o:

  • A Turismo de compras.
  • B Turismo de negócios e eventos.
  • C Ecoturismo.
  • D Turismo de sol e praia massificado.
  • E Turismo náutico de cruzeiros.

Com o crescimento do processo turístico de um local, algumas consequências danosas podem ocorrer devido a uma situação em que o turismo excede o quanto o local está preparado para receber adequadamente os visitantes.

A medida da capacidade que o ambiente natural tem de tolerar a interferência turística de forma que ainda possa se regenerar é denominada capacidade de carga

  • A biofísica.
  • B econômica.
  • C social.
  • D cultural.
  • E política.

Suponha que uma rede hoteleira do nordeste brasileiro decida realizar uma campanha de marketing e, no processo de escolha de mídia para a veiculação da mensagem, opte por utilizar o jornal.

Acerca desse tipo de mídia, é correto afirmar que

  • A possui a limitação de não ter qualquer seletividade de audiência.
  • B possui a vantagem de não ter concorrência de outros anúncios na mesma mídia.
  • C possui como limitação o custo absoluto excessivo por espaço alugado.
  • D possui a vantagem de misturar diversos sinais de comunicação mercadológica.
  • E possui a limitação de ser considerada uma mídia de baixa qualidade de reprodução.