Questões de Gestão do Conhecimento (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

A Gestão de Pessoas desempenha um papel fundamental dentro das organizações e tem sido cada vez mais reconhecida pela sua atuação estratégica. De acordo com Dutra (2011), os processos de Gestão de Pessoas podem ser classificados, a partir dos seus objetivos e parâmetros, como do tipo: movimentação, desenvolvimento e valorização.


Associe as colunas, relacionando corretamente o tipo de processos de Gestão de Pessoas (GP) às suas respectivas práticas.


Tipos de Processos

1- Valorização

2- Movimentação

3- Desenvolvimento


Práticas

( ) Avaliação de desempenho dos funcionários.

( ) Recrutamento e seleção de um novo funcionário.

( ) Premiação por bom desempenho no mês de trabalho.

( ) Oferta de cursos de treinamento para os funcionários.

( ) Transferência de um funcionário para outra área da organização.


A sequência correta dessa associação é

  • A (3); (1); (1); (3); (2).
  • B (1); (2); (3); (2); (1).
  • C (1); (3); (2); (1); (3).
  • D (3); (2); (1); (3); (2).

Em uma Universidade pública, com um modelo organizacional orgânico, foi implementada uma gestão de RH na qual o processo de recrutamento e seleção de pessoal, além de preencher os requisitos e qualificações do cargo, busca pessoas que: (i) se tornem capital intelectual da empresa, (ii) se comprometam a alcançar os objetivos empresariais e (iii) saibam trabalhar em equipe e compartilhar seus conhecimentos.


As características desse modelo organizacional são as de um RH

  • A controlador
  • B estratégico
  • C tradicional
  • D mecanicista
  • E burocrático
A gestão das competências, compreendida dentro de um sistema maior de gestão organizacional, é um processo contínuo que tem por ponto inicial a estratégia da organização e suas metas, que direcionam as ações para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias ao cumprimento de seus objetivos. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Quando relacionado com o ambiente de trabalho, o conceito de competência assume facetas tanto individuais quanto coletivas, e até mesmo organizacionais
  • B Quando as competências são analisadas pela ótica individual, dizem respeito à formação e ao desenvolvimento das pessoas, e quando estudadas pelo âmbito organizacional, referem-se aos aspectos conceituais da organização: estratégia, negócio e competitividade
  • C A competência individual é tida como um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social aos indivíduos
  • D O conceito de competência, comumente encontrado na literatura, não é abordado como sendo a entrega e as características da pessoa que pode entregar-se à organização. A definição de entrega, nesse ponto, não tem relação ao esforço e à dedicação que a pessoa pode despender à empresa

Tendo como base o texto acima, julgue o item quanto à educação coorporativa.


A gestão do conhecimento procura alinhar a educação das pessoas com os objetivos estratégicos do negócio. As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criam escolas e universidades próprias: as escolas corporativas e as universidades corporativas.

  • Certo
  • Errado

O poder econômico e de produção de cada empresa está diretamente ligado à sua capacidade de criação e transferência de conhecimento e são mais importantes que seus ativos tangíveis. Existe o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. É correto afirmar que são características do conhecimento tácito:

  • A não poder ser transmitido de forma sistematizada, somente por meio de transmissão oral e observações de atividades práticas, é informal e não sistemático.
  • B ter sofrido um processo de migração do cérebro humano, é formal e sistemático.
  • C estar presente somente no cérebro humano. Está codificado em documentos e mídias.
  • D poder ser armazenado, comunicado e transmitido por meio de diferentes mídias. Não está ainda codificado em documentos escritos.
  • E ser informal e não sistemático. É aquele que sofreu um processo de migração do cérebro humano.