Questões de Gestão da Informação e do Conhecimento (Biblioteconomia)

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A base do sistema de gestão do conhecimento é constituída

  • A pelo desempenho dos processos corporativos de uma forma geral.
  • B pelo grau de disseminação de conhecimentos classificados dentro dos níveis de conhecimento cognitivo, habilidades avançadas, compreensão sistêmica e criatividade auto-motivada.
  • C pela tecnologia da informação, que afeta os processos de geração, difusão e armazenamento do conhecimento nas organizações.
  • D pelo mapeamento do conhecimento e sua associação com os processos corporativos.
  • E pela visão no cliente e os inputs por ele oferecidos.

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a componentes da Gestão do Conhecimento e suas características.

I. Banco de competências organizacionais
II. Capital estrutural
III. Benchmarking externo

a. Repositório de informações sobre a localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e também as pessoas ou as equipes detentoras de determinado conhecimento.
b.Técnica que compara o desempenho de um processo com o mesmo processo em outras organizações.
c.Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A Ia; IIc; IIIb.
  • B Ia; IIb; IIIc.
  • C Ib; IIa; IIIc.
  • D Ic; IIb; IIIa.
  • E Ic; IIa; IIIb.

Segundo Thomas Davenport, é correto afirmar que a gestão do conhecimento

  • A significa introduzir processos de trabalho baseados no conhecimento.
  • B requer negociadores do conhecimento.
  • C é altamente política.
  • D tem um fim planejado e racionalmente previsto.
  • E requer um pacto em favor do conhecimento.