Questões de Finalidade, Objetivo e Abrangência (Auditoria Governamental)

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A auditoria no setor público desempenha um papel crucial na fiscalização e transparência da gestão pública. Com base no conceito de auditoria pública, qual das alternativas abaixo descreve corretamente sua função essencial:

  • A A auditoria pública é um processo voltado apenas para a verificação de compliance com as leis fiscais, sem foco em políticas e programas governamentais.
  • B A auditoria pública é essencial para fornecer informações independentes e objetivas sobre a gestão, desempenho de políticas, programas e operações governamentais, apoiando a governança e o controle social.
  • C A auditoria do setor público visa apenas fornecer dados financeiros para os gestores, não sendo relevante para os órgãos legislativos ou para o público em geral.
  • D A auditoria do setor público limita-se à análise de documentos financeiros, sem envolver a avaliação de resultados das políticas públicas ou o desempenho de programas.
  • E A auditoria pública se restringe a verificar a execução orçamentária, não analisando a eficiência ou eficácia das políticas públicas implementadas.

Em relação à Auditoria Governamental, assinale a alternativa que contém a relação correta entre os objetivos e o tipo de auditoria.

  • A A auditoria operacional tem por objetivo verificar se o gestor atuou em conformidade com os critérios estabelecidos pela gestão.
  • B A auditoria financeira tem por objetivo avaliar o desempenho da gestão administrativa, financeira e orçamentária.
  • C A auditoria de conformidade tem por objetivo verificar se o gestor atuou de acordo com as normas aplicáveis.
  • D A auditoria de gestão tem por objetivo verificar a eficiência e eficácia do trabalho dos gestores de entidades públicas.

Os princípios fundamentais de auditoria do setor público (ISSAI 100) orientam que, durante todas as etapas de um trabalho de auditoria, os auditores gerenciem o risco da auditoria, com planejamento e execução de procedimentos capazes de gerar evidências suficientes, adequadas, relevantes e em bases razoáveis para fundamentar as suas conclusões.

Em se tratando de risco de auditoria, o que deve ser efetivamente gerenciado é o risco de:

  • A não alcançar um nível de asseguração razoável;
  • B não conseguir bases para formar a opinião de auditor;
  • C não detectar as falhas dos controles internos;
  • D que a independência do auditor seja comprometida;
  • E que o relatório de auditoria seja inapropriado.

A gestão de uma organização pública com atuação em cinco regiões de um mesmo estado da Federação implantou um sistema centralizado para compras e contratações, inclusive de serviços de natureza continuada. A organização investiu no aperfeiçoamento dos processos de logística de recebimento e distribuição de materiais e também nos processos de fiscalização dos serviços prestados em cada polo de atuação. Nos primeiros meses foram registradas diversas falhas nos processos, inicialmente atribuídas ao estágio inicial do sistema. Após dois anos, outras falhas surgiram, inclusive relativas à inexecução contratual. O gestor solicitou a realização de auditoria, com emissão de relatório diagnóstico sobre a medida, tendo em vista avaliar a necessidade de ajustes no sistema ou até mesmo a sua continuidade.

Pela natureza do trabalho a ser feito, um critério passível de adoção para o trabalho de auditoria solicitado é o da:

  • A economicidade;
  • B efetividade;
  • C fidelidade funcional;
  • D legalidade;
  • E legitimidade.

As auditorias do setor público partem de objetivos que podem ser distintos, dependendo do tipo de auditoria que está sendo realizada. No entanto, todas elas contribuem para a boa governança da seguinte forma, exceto:

  • A fornecendo aos usuários previstos, com dependência, informações subjetivas e confiáveis, conclusões ou opiniões baseadas em evidência insuficiente e apropriada, relativas às entidades públicas.
  • B aperfeiçoando a accountability e a transparência, promovendo melhorias contínuas e a confiança sustentada no uso apropriado de recursos e bens públicos e no desempenho da administração pública.
  • C fortalecendo a efetividade dos órgãos que, dentro do ordenamento constitucional, exercem funções gerais de controle e correição sobre o governo, bem como dos responsáveis pela gestão de atividades financiadas com recursos públicos.
  • D criando incentivos para mudança ao proporcionar conhecimento, análises abrangentes e recomendações bem fundamentadas para aprimoramentos.