Questões de Estatistica Experimental (Engenharia Agronômica (Agronomia))

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A Estatística Experimental é a ciência que tem como objetivo estudar experimentos (ensaios), englobando etapas como o planejamento, execução, coleta e análise dos dados experimentais e interpretação dos resultados obtidos. Nesse contexto, a ferramenta que permite a decomposição do grau de liberdade e da soma de quadrados total em somas de quadrados correspondentes às fontes de variação previamente definidas no planejamento do experimento é denominada 

  • A formulação de hipóteses.
  • B análise de variância.
  • C delineamento experimental.
  • D sectograma.
  • E coeficiente de curtose.

Ao realizar a análise de variância de um experimento para avaliar o comportamento de variedades de café na região centro-norte do estado de Tocantins foram obtidos 54 graus de liberdade total, 10 graus de liberdade para as variedades e 4 graus de liberdade para os blocos. Diante disso o número de graus de liberdade do resíduo é de:

  • A 14
  • B 40
  • C 44
  • D 68
  • E 94
Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. Sobre a classificação das pesquisas analise as afirmações a seguir. Em seguida, responda o que se pede.
I. Exploratórias - Pode-se dizer que estas pesquisas têm o objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. II. Embora o planejamento da pesquisa exploratória seja bastante flexível, nunca assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso. III. Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade etc. IV. Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudo explicativos. Isso não significa, porém, que as pesquisas exploratórias e descritivas tenham menos valor, porque quase sempre constituem etapa prévia indispensável para que se possa obter explicações científicas.
Está CORRETO o que se afirma em:
  • A II apenas.
  • B I, II e IV apenas.
  • C III e IV apenas.
  • D I, III e IV apenas.
  • E IV apenas.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando ainda a tabela da questão anterior, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I - Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. II - Não Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. III - Houve efeito significativo dos fatores isolados. IV - Não houve efeito significativo dos fatores isolados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II e IV.

A tabela abaixo se refere à influência de diferentes meios de cultura e consistência sobre a altura das brotações da cultivar ‘Eliza’ de batata, após 21 dias de cultivo.
Meio de cultura Consistência do meio de cultura Semissólido Líquido Altura das brotações (cm) A 3,2bA 3,89bA B 4,69aA 4,73aA C 3,31bA 3,14cA D 3,22bA 3,57bcA E 2,02cA 0,61dB F 1,55cA 1,18dA
Médias seguidas por letras distintas, minúsculas na vertical e maiúsculas na horizontal, diferem entre si pelo teste Duncan a 5% de probabilidade.
Pereira, J. E.S. et al. Protocolo para produção de material propagativo de batata em meio líquido. Pesq. Agropec. Bras., Brasília, v. 38, n. 9, p. 1035-1043, 2003. (Adaptado)
A análise da tabela permite concluir que os autores utilizaram no experimento o esquema fatorial:

  • A 5x2.
  • B 5x3.
  • C 6x3.
  • D 6x2.