Questões de Estatística (Matemática)

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Observe o gráfico abaixo:



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"A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,5% no trimestre terminado em janeiro, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Houve aumento de 0,3 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, terminado em outubro, quando a taxa era de 6,2%."



Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/202 5/02/27/desemprego-vai-a-65percent-no-trimestre-termina do-em-janeiro-diz-ibge.ghtml



De acordo com as informações dadas, qual foi a média da variação percentual entre os trimestres, no período total citado.

  • A A média da variação foi de - 0,275 (p.p.).
  • B A média da variação foi de 0,204 (p.p.).
  • C A média da variação foi de 0,129 (p.p.).
  • D A média da variação foi de - 0,103 (p.p.).
  • E A média da variação foi de - 0,348 (p.p.).

A tabela seguinte descreve a distribuição de salários de uma Empresa do ramo farmacêutico. A referência de valores é em salários mínimos:

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Com base nos dados da tabela, a média salarial destes colaboradores é igual a:

  • A 5,4 salários mínimos.
  • B 5,8 salários mínimos.
  • C 6,2 salários mínimos.
  • D 6,4 salários mínimos.
  • E 7,2 salários mínimos.

Em um grupo de pessoas que responderam a uma pesquisa contendo apenas uma pergunta direcionada com as respostas “Sim”, “Não” e “Não Sei”, sabe-se que 30 pessoas responderam “Não” e 20 pessoas responderam “Não Sei”. No gráfico de setores que foi construído para representar as quantidades de respostas dadas à pergunta, identificou-se que o setor correspondente à resposta “Não Sei” tem um ângulo central de medida 90º. Se cada uma das pessoas pesquisadas assinalou apenas uma das possíveis respostas, então é correto afirmar que o número de respostas “Sim” assinaladas, comparado ao número de respostas “Não”, foi

  • A menor em 5 unidades.
  • B igual.
  • C menor em 10 unidades.
  • D maior em 5 unidades.
  • E maior em 10 unidades.

A diretora de uma escola do interior decidiu avaliar a pontualidade do ônibus escolar durante uma semana. Ela registrou, em minutos, os atrasos nos cinco dias úteis:

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Com base nesses dados, qual foi o tempo médio de atraso diário do ônibus nessa semana?

  • A O tempo médio de atraso foi de 5 minutos.
  • B O tempo médio de atraso foi de 7 minutos.
  • C O tempo médio de atraso foi de 3 minutos.
  • D O tempo médio de atraso foi de 6 minutos.
  • E O tempo médio de atraso foi de 4 minutos.

A BNCC estabelece que a Matemática deve estar a serviço do desenvolvimento de competências fundamentais para a vida cidadã, para o mundo do trabalho e para a formação continuada. Nesse sentido, as práticas pedagógicas devem ser pautadas em metodologias que estimulem a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Considerando esses princípios e os eixos estruturantes da área, analise as afirmativas a seguir.

I. A BNCC propõe o letramento estatístico e o raciocínio probabilístico como fundamentais para a interpretação crítica de dados e informações, especialmente em tempos de ampla circulação de informações.

II. O trabalho com a álgebra na BNCC é iniciado apenas no Ensino Médio, pois a sua abstração exige estruturas cognitivas mais complexas que não são acessíveis às crianças do Ensino Fundamental.

III. A modelagem matemática é destacada como estratégia metodológica que favorece a compreensão de fenômenos reais por meio de representações simbólicas e algébricas.

IV. A BNCC orienta que a Matemática deve ser ensinada por meio de uma prática isolada dos demais componentes curriculares, a fim de evitar a fragmentação dos saberes específicos.

À luz da BNCC, assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas.

  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.