Questões de Economia Comportamental (Economia)

Limpar Busca

Com relação às atitudes comportamentais que afetam decisões econômicas, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Um indivíduo decidiu não abandonar o curso universitário do qual não gosta porque já pagou dois semestres de mensalidades, mesmo que saiba que a insatisfação continuará. Essa decisão ilustra a falácia do custo afundado.
( ) Um investidor mantém por vários anos uma carteira de ações pouco rentável, porque, simplesmente, a montou seguindo sua primeira decisão, e prefere não alterá-la. Essa atitude pode ser explicada pelo viés de status quo.
( ) Um consumidor vai a uma loja para comprar um casaco e encontra uma etiqueta com o “preço original” de R$ 800,00, agora, com “desconto”, por R$ 500,00. Ele considera o casaco uma ótima compra, mesmo que R$ 500,00 seja o preço regular em outras lojas. Essa situação ilustra o viés de confirmação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V.
  • B V – V – F.
  • C V – F – V.
  • D F – V – V.
  • E F – F – V.

Observe a figura:


Imagem não encontrada


Fonte: Fonte: www.celedoneto.blogspot.com apud VILAR, José Wellington Carvalho. Geografia da produção, circulação e consumo. São Cristóvão: EDUFS/CESAD, 2006.



A figura acima expressa uma crítica relacionada ao tema: produção, circulação e consumo. Identifique a alternativa que melhor define esse contexto.

  • A Poluente e um ecossistema não adaptado a ele.
  • B Economia urbana e os desequilíbrios territoriais.
  • C Império da publicidade e o despotismo do consumo
  • D Um manto de poluentes e suas concentrações.

A literatura econômica consagra a concorrência como o meio adequado para a elevação do resultado alocativo em termos de bem-estar social. Na direção oposta se mostram, no Brasil, os setores de Saneamento e Energia que, com altos custos fixos e com barreiras à entrada, aproximam-se de uma estrutura de mercado denominada:

  • A Oligopólio.
  • B Concorrencial monopolista.
  • C Competição perfeita.
  • D Monopólio natural.
  • E Cartel.

Diante dos conceitos e evidências obtidos por intermédio do estudo da hipótese de eficiência de mercados (EMH) e de finanças comportamentais, é correto afirmar que:

  • A os investidores que buscam ativamente informações relevantes que desafiam suas crenças iniciais tentam desse modo prevenir o viés da dotação (endowment bias);
  • B a baixa diversificação de uma carteira de ações é considerada uma potencial consequência da presença conjunta do viés da ilusão do controle (illusion of control bias) e do viés da confirmação (confirmation bias);
  • C o viés doméstico (home bias) é um tipo de heurística da disponibilidade (availability heuristic) e pode ser explicado pelo fato de os gestores de investimentos serem responsáveis por fornecer boa performance de curto prazo para seus clientes;
  • D o efeito halo (halo effect) pode estar presente quando os participantes do mercado financeiro julgam uma empresa pelo seu histórico de crescimento das receitas e é consequência do viés de aversão ao arrependimento (regret aversion bias);
  • E as estratégias de negociação operadas no day trading baseadas na análise técnica e que possuem sucesso sistemático (ganhos mais frequentes e superiores do que perdas) corroboram a validade da hipótese da eficiência de mercado na forma fraca.

Segundo o Teorema de Arrow, se um critério de escolha social satisfaz a propriedade de racionalidade e atende ao critério de Pareto e à independência das alternativas relevantes, quaisquer que sejam as alternativas de escolha e as preferências racionais, então esse critério é

  • A uma ditadura, em que a classificação social das alternativas deve coincidir com a classificação dessas alternativas por um único indivíduo.
  • B a votação pela maioria e a alternativa escolhida será a preferida do eleitor mediano.
  • C o paradoxo de Condorcet, em que o resultado da votação é afetado pelas alternativas que são colocadas em votação.
  • D a contagem de Borda, em que a alternativa irrelevante afeta como as alternativas relevantes são comparadas.
  • E equitativo, pois nenhum agente irá preferir a cesta de consumo de qualquer outro agente à sua.