Questões de Drenagem (Engenharia Civil)

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Em projetos de drenagem pluvial em vias públicas urbanas, qual é o principal propósito da instalação de caixas de captação e bocas de lobo?

  • A Aumentar o volume de água nos reservatórios públicos.
  • B Reduzir a temperatura do asfalto nas vias públicas.
  • C Promover a evaporação rápida da água da chuva nas vias.
  • D Capturar sedimentos e detritos para prevenir a obstrução das galerias pluviais.
  • E Facilitar o escoamento superficial da água da chuva para o sistema de drenagem.

Com base na drenagem dos pavimentos e na avaliação de aderência em pistas molhadas, considere as afirmativas a seguir.

I  →  O dimensionamento, projeto e execução de acostamentos com a mesma declividade da estrutura da pista de rolamento possui efeitos benéficos e facilitada a drenagem da via.
II  →  A aquaplanagem ocorre quando os pneus perdem o contato com o pavimento devido à presença de um filme de água não rompido pelos pneus. Nessa situação, os pneus deixam de rolar e passam a escorregar sobre a superfície.
III  →  A microtextura pode ser avaliada pelo equipamento denominado pêndulo britânico.
IV  →  A macrotextura pode ser determinada pelo ensaio de mancha de areia.

Está(ão) correta(s)

  • A apenas I.
  • B apenas III.
  • C apenas IV.
  • D apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

O Planejamento do Sistema de Drenagem Urbana envolve o uso de medidas de controle do escoamento pluvial com objetivo principal de atenuar os efeitos da impermeabilização do solo devido à urbanização crescente das áreas dos municípios.
Fonte: TUCCI, C. E. M. Gerenciamento da Drenagem Urbana.
Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 7, n. 1, p. 5-28, 2002.

Nesse contexto, com relação às medidas de controle do escoamento pluvial, é correto afirmar que

  • A as medidas de canalização são voltadas, especialmente, à implantação de galerias e canais de escoamento da água que visam reduzir o pico das enchentes, por meio do amortecimento das ondas de cheia.
  • B os dispositivos de controle do escoamento na fonte se caracterizam como sendo de pequenas dimensões e localizados em escala de lote urbano, tendo, como exemplo, microreservatórios e pavimento poroso.
  • C as medidas estruturais intensivas correspondem às ações para controle do escoamento pluvial ao longo de toda a bacia hidrográfica, destacando-se a recomposição de cobertura vegetal e o controle da erosão do solo.
  • D os dispositivos de infiltração procuram favorecer a infiltração da água para dentro do solo, para isso utilizam os chamados Polders, que são constituídos por diques de proteção, redes de drenagem e sistemas de bombeamento.
  • E os reservatórios são dispositivos de controle do escomento que atuam acelerando o fluxo da água, de modo a transferir rapidamente os volumes escoados a jusante.

Ao se projetar uma rodovia, deve-se prever um sistema de drenagem para captação, condução e desague adequado das águas que, precipitando-se sobre a pista ou áreas adjacentes, possam causar efeitos indesejáveis.
Nesse sentido, o dispositivo projetado para diminuir a velocidade da água quando ela passa de um dispositivo de drenagem superficial para o terreno natural, para evitar a erosão, é denominado

  • A descida d’água.
  • B saída d’água.
  • C bacia de amortecimento.
  • D caixa coletora.
  • E sarjeta.

No projeto de drenagem de uma rodovia, a transposição de talvegues pode ser feita com a introdução de uma ou mais linhas de bueiros sob os aterros.
No dimensionamento hidráulico de bueiros celulares, o termo “Área Molhada” corresponde

  • A à área da bacia de contribuição desses bueiros.
  • B ao produto da base da seção interna do bueiro pelo tirante.
  • C à área da região inundada se houver transbordamento.
  • D à área do talvegue que está sendo atravessado.
  • E à área da seção transversal do aterro no local onde passa o bueiro.