Questões de Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) (Auditoria)

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A respeito dos procedimentos de auditoria, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A O auditor não deve registrar discussões de assuntos significativos com a administração.
  • B A documentação preparada pelo auditor precisa permitir que outro auditor, sem envolvimento com o que foi feito, entenda seu trabalho.
  • C Não há necessidade de registrar a data e quem executou o trabalho de auditoria.
  • D Não há necessidade de registrar quem revisou o trabalho executado e a data desta revisão.

Em relação ao planejamento e à execução de auditoria, bem como à comunicação de seus resultados, julgue o seguinte item.


Os papéis de trabalho são documentos auxiliares da auditoria e podem ser descartados após a elaboração do relatório final, por não consistirem em evidência formal. 


  • Certo
  • Errado

O registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor denominam-se

  • A Papéis de Trabalho.
  • B Documentos Probatórios.
  • C Laudos Técnicos.
  • D Pareceres de Auditoria.
  • E Relatórios de Auditoria.

Analise as assertivas a seguir conforme a NBC TA 230(R1) – Documentação de Auditoria e assinale a alternativa correta.
I. O auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração, os responsáveis pela governança e outros, não devendo incluir a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram.
II. O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente antes da data do relatório do auditor.
III. É necessário o auditor documentar separadamente (como em lista de verificação, por exemplo) a conformidade em assuntos já demonstrada por documentos incluídos no arquivo de auditoria.
IV. A elaboração tempestiva de documentação de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita a revisão e a avaliação eficazes da evidência de auditoria e das conclusões obtidas antes da finalização do relatório do auditor.
V. Julgar a importância de assunto em auditoria exige análise exclusivamente subjetiva dos fatos e circunstâncias.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva II está correta.
  • D Apenas a assertiva IV está correta.
  • E Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.

No que tange à organização de documentos e suporte às auditorias é correto afirmar, exceto:

  • A A organização dos documentos para a auditoria está diretamente relacionada à forma como a empresa trabalha com sua documentação.
  • B O ideal é separar os documentos em pastas de acordo com uma classificação.
  • C Optar por documentos no formato digital facilita o processo de auditoria.
  • D É importante identificar e priorizar aqueles que são mais relevantes para a auditoria.
  • E Realizar análises preliminares nos documentos antes de uma auditoria completa pode ser uma prática inútil.