Questões de Custeio por Absorção ou Integral (Contabilidade de Custos)

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Na implantação de um sistema de custos, para associar os custos ao que se deseja mensurar (objeto de custo) é necessário adotar o que se denomina método de custeio. Um dos métodos de custeio mais largamente usados é o custeio por absorção. Uma das características desse método é que:

  • A a variação dos custos é diretamente associada ao volume de produção;
  • B aloca os custos às atividades para posterior alocação ao objeto de custo final;
  • C aplica critérios arbitrários e subjetivos para alocação dos custos indiretos;
  • D permite a adaptação do conceito de margem de contribuição às entidades públicas;
  • E possibilita maior controle dos custos variáveis por parte dos gestores.

Qual é o tipo de custeio que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

  • A Custeio padrão.
  • B Custeio por atividades.
  • C Custeio por absorção.
  • D Custeio variável.

Com relação aos sistemas de custeio para fins de controle, avaliação e gestão, julgue o item seguinte.

Apesar de incorporar custos fixos aos custos unitários, o custeio por absorção pode resultar no reconhecimento de gastos produtivos em volume idêntico ao custeio variável.

  • Certo
  • Errado

O custo unitário dos produtos acabados pelo custeio por absorção totalizou, em R$, aproximadamente:

  • A 23,00.
  • B 27,33.
  • C 28,00.
  • D 32,64.
  • E 34,14.

Sobre o método de custeio por absorção é correto afirmar:

  • A A agregação de custos não deve ser feita apenas aos custos de produção, deve também agregar todas as despesas da administração.
  • B Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
  • C Engloba todos os custos, mesmo não associados à fase de produção, distribuição e assistência pós-venda, porém, apropria-se somente os custos rastreáveis através de direcionadores.
  • D É indicado, geralmente, para relatórios internos, objetivando evidenciar a margem de contribuição por produto, para a tomada de decisão sobre mix de produção e atendimento de pedidos a preços especiais para novos mercados, etc.