Questões de Conceitos Básicos em Engenharia de Software (Engenharia de Software)

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Leia o texto a seguir.


Segundo Valente (2020), “em alguns projetos, ainda se exige um Documento de Especificação de Requisitos, no qual todos os requisitos do software que se pretende construir — incluindo requisitos funcionais e não-funcionais — são documentados em linguagem natural (português, inglês, etc.)”.


VALENTE, Marco Tulio. Engenharia de software moderna. Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade, v. 1, n. 24, 2020.


A norma recomendada para guiar tal documentação é a

  • A ISO 25010.
  • B ISO 42010.
  • C ISO 29119.
  • D IEEE 829.
  • E IEEE 830.

O Projeto Mnemosyne é uma iniciativa implementada pelo Museu Bargello, em Florença. Câmeras interconectadas e com visão computacional rastreiam os movimentos dos frequentadores e medem o tempo de observação de cada obra, identificando interesses específicos. Com base nesses dados, o museu fornece informações detalhadas sobre os pontos de interesse e recomendações de outras peças relacionadas.

Nesse projeto, o aspecto que diz respeito especificamente ao conceito de IoT (Internet das Coisas) é

  • A a aplicação de ferramentas de inteligência artificial para processar dados a respeito dos visitantes.
  • B o emprego de algoritmos avançados que analisam as obras para predizer quais atrairão maior interesse.
  • C a criação tecnológica de ambientes híbridos entre realidades físicas e realidades virtuais.
  • D o uso de dispositivos inteligentes, interconectados e capazes de analisar dados em tempo real.
  • E a mobilização de computadores capazes de processar eficazmente grandes volumes de dados.

Um objeto de uma dada classe pode ter várias formas, seja como sua própria classe ou qualquer classe que ele estenda”. Tem a capacidade de uma entidade, como um método, função ou objeto, de assumir várias formas ou comportamentos diferentes dependendo do contexto. Definição de:

  • A Objeto.
  • B Polimorfismo.
  • C Atributo.
  • D Tabela.
  • E Campo.

Qual dos seguintes princípios de Engenharia de Software ajuda a compreender sistemas complexos através de representações simplificadas, como diagramas ou descrições textuais resumidas?

  • A Abstração, que descreve elementos de nível mais alto facilitando a compreensão de sistemas complexos.
  • B Decomposição, que organiza o software em partes menores, mas não foca em representações simplificadas.
  • C Modelagem visual, que utiliza diagramas para representar sistemas, mas não abrange diretamente descrições textuais.
  • D Generalização, que trata da classificação de objetos, mas não visa a simplificar a compreensão por meio de descrições.
  • E Padronização, que define estruturas para garantir a qualidade, sem necessariamente se relacionar à sua simplificação.

Ao avaliar a aplicabilidade dos princípios de Engenharia de Software em um projeto de desenvolvimento iterativo e de longa duração, qual dos seguintes princípios exige maior investimento inicial, mas garante economia a longo prazo ao lidar com mudanças inevitáveis nos requisitos?

  • A Abstração, tendo em vista que reduz a complexidade imediata do projeto ao criar representações mais simplificadas de problemas complexos.
  • B Controle de mudanças, uma vez que gerencia as versões do software, mas não está diretamente relacionado ao custo inicial de mudanças.
  • C Flexibilização, pois busca permitir alterações nos requisitos com menos custo posterior, apesar de demandar maior investimento inicial.
  • D Generalização, pois permite a reutilização de objetos e classes, reduzindo a necessidade de retrabalho ao longo do projeto.
  • E Rastreabilidade, que estabelece vínculos entre artefatos, com impacto direto nos custos iniciais do projeto em função da execução das tarefas.