Questões de Conceitos Básicos em Arquitetura de Software (Arquitetura de Software)

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A usabilidade e a ergonomia da interface gráfica são fundamentais para garantir que os sistemas desenvolvidos pela SEMCONGER sejam acessíveis e eficientes para os servidores. A aplicação de heurísticas de usabilidade e diretrizes ergonômicas permite minimizar erros e maximizar a eficiência no uso dos sistemas internos da instituição. Sobre as diretrizes, assinale a afirmativa correta.

  • A Interfaces gráficas devem evitar a padronização, pois cada sistema tem suas particularidades e deve ser único para cada setor da instituição.
  • B A ergonomia da interface diz respeito apenas à adaptação do software ao hardware disponível, sem considerar aspectos cognitivos dos usuários.
  • C A interface gráfica deve priorizar a estética em detrimento da funcionalidade, pois usuários internos já possuem treinamento prévio para operar o sistema.
  • D O desenvolvimento da interface gráfica deve seguir padrões de acessibilidade e usabilidade, incluindo contraste adequado, navegação intuitiva e feedbacks claros ao usuário.

Acerca de arquitetura de software, julgue o item a seguir.


Um dos objetivos da arquitetura de software é definir como será a componentização, bem como a organização desses componentes em um sistema.  

  • Certo
  • Errado

As arquiteturas de referência fornecem um modelo para avaliar projetos e informar a respeito das características arquiteturais em um domínio específico, embora nem todas as suas características sejam usadas em uma única aplicação.

  • Certo
  • Errado

Uma empresa está planejando migrar sua aplicação monolítica para uma arquitetura de microsserviços, visando melhorar a escalabilidade e a manutenção do sistema. Durante esse processo, diversas estratégias e conceitos precisam ser considerados.

Considerando as arquiteturas de software, as estratégias de migração e os ambientes de nuvem, os responsáveis por essa migração devem estar cientes de que

  • A a arquitetura Model-View-Controller (MVC) é uma abordagem eficaz para dividir uma aplicação monolítica em componentes mais gerenciáveis, facilitando a migração para uma arquitetura de microsserviços.
  • B a computação serverless é uma estratégia recomendada para ambientes onde a aplicação requer controle rígido de recursos e configuração detalhada do servidor.
  • C a migração de uma arquitetura monolítica para uma arquitetura de microsserviços pode ser feita de forma rápida e simples, pois os serviços são independentes e não requerem integração contínua.
  • D a segurança compartilhada é um conceito exclusivo das arquiteturas monolíticas, onde a segurança é gerida por uma única camada de defesa que protege toda a aplicação.
  • E cada serviço, na arquitetura de microsserviços, pode ser desenvolvido, implantado e escalado de forma independente, o que facilita a adaptação às variações de carga e a implementação de novas funcionalidades.

Durante um treinamento em uma empresa de software, um arquiteto de soluções está explicando os conceitos de arquitetura de referência e de arquitetura de solução para desenvolvedores iniciantes, assegurando que todos absorvam os fundamentos corretos acerca desses temas.

Dentre os conceitos a serem transmitidos nesse treinamento, NÃO se inclui o seguinte:

  • A arquitetura de referência pode desconsiderar aspectos de interoperabilidade, pois seu foco é apenas em componentes isolados.
  • B arquitetura de referência pode incluir padrões e diretrizes que ajudam a garantir a qualidade e a eficiência das soluções desenvolvidas.
  • C arquitetura de referência é um modelo genérico que fornece uma base comum para desenvolver soluções específicas, facilitando a reutilização e a consistência.
  • D arquitetura de solução é a aplicação específica de uma arquitetura de referência para resolver um problema concreto de negócio.
  • E arquitetura de solução deve detalhar componentes específicos, tecnologias e padrões utilizados para atender às necessidades do projeto.