Questões de Categorias de Análise da Geografia (Geografia)

Limpar Busca

Em 6 de setembro de 2023, a comunidade geográfica brasileira perdeu Carlos Walter Porto-Gonçalves. O professor Carlos Walter fez parte da construção da Geografia Crítica no Brasil, bem como da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A Geografia Crítica, também chamada de movimento de renovação da Geografia no Brasil, é marcada por

  • A uma aliança com o pensamento universal quantitativo que parte do eurocentrismo e das línguas europeias.
  • B um debate que se iniciou circunscrito a uma universidade brasileira e que defendeu a criticidade a partir da Geografia Pragmática.
  • C um amplo debate acadêmico que ainda não se reverberou na teoria e prática docente na educação básica.
  • D uma importante obra da Geografia Crítica no Brasil, intitulada “Por uma Geografia Nova”, do professor Milton Santos.
  • E uma Geografia Crítica que emerge pela preocupação com a consolidação dos cursos de Geografia nas universidades brasileiras.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs)

  • A realizam o tratamento geográfico de informações sociais e características alfanuméricas.
  • B oferecem ao administrador dados sobre a topografia e a pedologia aplicados a um recorte histórico comum.
  • C possibilitam a junção de informações disponíveis sobre determinado assunto interrelacionando-as em uma localização geográfica.
  • D produzem mapas, mas não possuem funções de armazenamento e recuperação de informação espacial.
  • E existem, no século XXI, em duas categorias: uma para organização de dados espaciais e outra para afunilamento de dados sociais.

Segundo Roberto Lobato Correa (1995), a Geografia possui cinco conceitos-chave. Estes conceitos-chave

  • A foram sistematizados por Friedrich Ratzel.
  • B são adotados pelas ciências exatas no século XX.
  • C são importantes para a análise geográfica.
  • D são: lugar, paisagem, redes, região e território.
  • E foram sistematizados pela integração da paisagem geográfica.

A geógrafa Ana Fani Alessandri Carlos (2007) afirma que “a produção espacial se realiza no plano do cotidiano e aparece nas formas de apropriação, utilização e ocupação de um determinado lugar, num momento específico e revela-se pelo uso como produto da divisão social e técnica do trabalho que produz uma morfologia espacial fragmentada e hierarquizada”. A categoria lugar pode ser trabalhada no ensino de geografia para a compreensão

  • A dos conflitos geopolíticos da atualidade.
  • B de relações sociais e identidades socioespaciais.
  • C da geomorfologia do planeta Terra.
  • D da industrialização tardia do chamado “Sul Global”.
  • E dos lugares de realização de eventos esportivos mundiais.
Milton Santos (2000) inicia a discussão da “globalização como fábula” a partir de um argumento de Maria da Conceição Tavares (1999), afirmando que “este mundo globalizado, visto como fábula, erige como verdades um certo número de fantasias, cuja repetição, entretanto, acaba por se tornar uma base aparentemente sólida de sua interpretação”. (...) Para Santos, “a máquina ideológica que sustenta as ações preponderantes na atualidade é feita de peças que se alimentam mutuamente e põem em movimento os elementos essenciais à continuidade do sistema”. São exemplos da concepção miltoniana da globalização como fábula, as seguintes concepções, EXCETO:
  • A Imagem difundida da aldeia global.
  • B deia de encurtamento das distâncias.
  • C Perspectiva que outro mundo é possível.
  • D Perspectiva aparente da morte do Estado.