Questões de Barroco (Literatura)

Limpar Busca

Em relação ao barroco brasileiro, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Tem como principais autores Basílio da Gama e Santa Rita Durão.
  • B Busca simplicidade, entre verdade e razão, perante uma imitação da natureza e um retorno à ordem natural.
  • C Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno”, nesse período, explorou temáticas como a religião e a sátira em sua poesia.
  • D A literatura barroca apresenta um caráter pastoril, uma espécie de modismo da época.

Julgue o item que se segue.


Aluísio Azevedo foi um escritor brasileiro que representou o movimento Barroco. Suas obras eram ricas em versos e rimas, tratavam de temas religiosos e escapistas.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir.


Durante a Era Colonial, um novo tipo de arte e literatura surgiu no contexto brasileiro. Dessa vez, as obras literárias acrescentavam sermões religiosos, como os do Padre Antônio Vieira. Outro autor famoso da época foi Gregório de Matos, também conhecido como “boca do inferno”, já que ele possuía características irônicas e satíricas muito precisas.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente.


Também conhecido como Boca do Inferno, Gregório de Matos encarnou as contradições do homem barroco ao compor tanto poemas satíricos quanto amorosos e sacros. 

  • Certo
  • Errado

Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.


Coluna I.

A- Barroco.

B- Simbolismo.

C- Romantismo.

D- Arcadismo.

E- Modernismo.

F- Realismo.


Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.
  • A A (1) – B (5) – C (6) – D (2) – E (3) – F (4). 
  • B A (3) – B (5) – C (6) – D (2) – E (4) – F (1).
  • C A (3) – B (5) – C (6) – D (2) – E (1) – F (4).
  • D A (3) – B (6) – C (5) – D (2) – E (1) – F (4).