Questões de Balanced Scorecard (BSC) (Governança de TI)

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O Balanced Scorecard propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações ou serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando quatro perspectivas principais: Financeira, Clientes,

  • A Governança e Segurança da informação.
  • B Ambiente externo e Gestão de pessoas.
  • C Mercado de serviços e Gestão da qualidade.
  • D Processos internos e Aprendizado e crescimento.
  • E Processos externos e Auditoria externa.

Considere que uma organização tenha os seguintes objetivos de TI:

I. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.

II. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

III. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.

IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.

Estes objetivos de TI são relacionados, correta e respectivamente, com as dimensões do BSC: 

  • A Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira.
  • B Cliente − Financeira − Treinamento e Crescimento − Interna.
  • C Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira − Interna.
  • D Financeira − Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente.
  • E Cliente − Treinamento e Crescimento − Interna − Financeira.

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).

As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira; e de processos internos — estabelecem relações de causa e efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas para cada uma dessas perspectivas.

  • Certo
  • Errado

O COBIT 5 define 17 objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do BSC ─ Balanced ScoreCard. Assinale a opção que contém um objetivo relacionado à perspectiva do cliente.

  • A Benefícios obtidos pelo investimento de TI e portfólio de serviços.
  • B Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.
  • C Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.
  • D Entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atendendo requisitos.
  • E Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio.

Considere as definições seguintes, cada qual em seu contexto específico, aplicáveis à gestão de negócios e de tecnologia da informação e comunicação.

I. É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.

II. Seu objetivo é fornecer uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos.

III. Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.

As definições I, II e III correspondem, respectivamente, a

  • A ITIL - COBIT - BPMN
  • B COBIT - BSC - PDTIC
  • C BSC - ITIL - BPMN
  • D BPMN - PDTIC - BSC
  • E BSC - PDTIC - COBIT