Questões de Agricultura brasileira (Geografia)

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Com o objetivo de relacionar temas como o espaço agrícola e os problemas ambientais para os estudantes do Ensino Médio, a professora Sílvia apresentou o texto a seguir:

“A análise de 150 modelos sobre o desmatamento de florestas tropicais define o desmatamento como a remoção completa e no longo prazo da cobertura de árvores. O estudo das causas do desmatamento aponta que ele está associado com os usos do solo e afeta diretamente o ambiente e a cobertura vegetal. Suas causas diretas se enquadram em três categorias: expansão das pastagens e áreas agrícolas, extração de madeira e expansão da infraestrutura.”

RIVERO, Sérgio; ALMEIDA, Oriana; ÁVILA, Saulo; OLIVEIRA, Wesley. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia, 2009 (adaptado). Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/jZHjd9B8ZghY7 tG9G7qchTk/?lang=pt. Acesso em: 14 abril 2025.

No caso brasileiro, os autores afirmam que as causas do desmatamento estão ligadas a expansão das pastagens e áreas agrícolas. Solicitando aos estudantes uma correlação correta entre causa do desmatamento no Brasil e produção agrícola, espera-se que os estudantes respondam:

  • A cultura da cana-de-açúcar e de frutas no sul da Bahia.
  • B pecuária bovina e cultura de frutas no sul da Bahia.
  • C cultura do café e ampliação das rodovias no estado de São Paulo.
  • D extrativismo vegetal e cultura da soja na Amazônia.
  • E pecuária bovina e cultura da soja na Amazônia.

Leia as afirmativas abaixo:

I – O espaço agropecuário brasileiro diversifica-se em modelos de monocultura intensiva e agricultura familiar, refletindo disparidades regionais.
II – A concentração fundiária no Brasil é atenuada pela ausência de conflitos no campo, graças a políticas agrárias efetivas.
III – O uso intensivo de defensivos agrícolas e a mecanização crescente podem ampliar impactos ambientais, gerando debates sobre produção orgânica.
IV – As cooperativas de pequenos produtores não desempenham função significativa na economia rural nacional.

Estão corretas as afirmativas:

  • A I e III, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

O agronegócio corresponde ao conjunto de todas as atividades econômicas englobadas pelas indústrias de insumos, produção agrícola e transformação de matérias-primas na agroindústria, bem como as relações de comércio e serviços envolvidas nessas atividades. A análise geográfica dos circuitos do agronegócio permite compreender como as diferentes etapas de produção, processamento, distribuição e comercialização impactam e moldam o espaço geográfico. Considerando essa perspectiva. Partindo dessas informações, assinale a opção incorreta acerca das seguintes assertivas:

  • A A região do “Matopiba” ou “Mapitoba” é apontada como uma das fronteiras do agronegócio brasileiro. O nome decorre do acrônimo formado pelas iniciais dos Estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Tocantins. A despeito do crescimento econômico impulsionado pelo agronegócio, o desmatamento do cerrado foi intensificado na região.
  • B A modernização do campo é apontada por alguns estudiosos como uma modernização conservadora. A modernização conservadora do agronegócio é um conceito crítico que descreve a forma como a modernização tecnológica e organizacional na agricultura pode ocorrer de maneira que perpetue, e até mesmo agrave, as desigualdades sociais e econômicas existentes.
  • C O desenvolvimento do agronegócio no Centro-Oeste pode ser constatado pelo crescimento da população e evolução de suas cidades, em especial Lucas do Rio Verde (MT), Primavera do Leste (MT), Dourados (MS) e Rio Verde (GO). A presença de grandes operações de agronegócio pode levar ao crescimento de centros urbanos próximos, que se tornam hubs para o processamento, distribuição e serviços associados à produção agrícola.
  • D A região do Oeste Paulista concentra um dos maiores polos sucroalcooleiro do mundo, em especial nas proximidades de Ribeirão Preto (SP). A presença de monoculturas em larga escala no interior do país não interfere na organização espacial urbana, pois essas áreas são exclusivamente dedicadas à produção agrícola.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Disponível em: https://www.gov.br/suframa/pt-br/zfm/industria Acesso: 29 out. 2024.



Sobre os objetivos da entidade autônoma representada na imagem, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Desenvolver a industrialização na região, tendo em vista a dificuldade de obtenção de produtos, por conta das grandes distâncias e dificuldades no transporte.


( ) Construir um modelo de desenvolvimento regional sustentável, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.


( ) Gerar empregos diretos para região, mas também em outros Estados do Brasil, pela venda dos bens finais ou comercialização de insumos para a produção.



As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V.
  • B V – F – F.
  • C F – V – F.
  • D F – F – V.
  • E V – F – V.

A agricultura familiar fundamentada no uso de área de exploração agrícola reduzida, exige uma grande conscientização do agricultor na escolha do modelo de exploração adotado, para garantir a sua sustentabilidade ao longo dos anos.


Disponível em: esearchgate.net/profile/Maria-Teresa Abdo2/publication/261706306_Sistemas_Agroflorestais_e_Agricultura_Familiar/ Acesso

em: 28 out. 2024.


Como justificativa para o sistema de produção apresentado, analise as afirmativas a seguir.


I. A atividade agropecuária nessas áreas será extensiva, buscando o máximo de rendimento econômico possível por área.


II. A reposição de nutrientes será adequada e satisfatória, com a implantação de práticas de conservação do solo e diversificação de culturas.


III. O Sistema Agroflorestal será adotado como uma opção interessante e extremamente viável na escolha de modelos pelo pequeno produtor.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.