Questões de Acentuação Gráfica: acento diferencial (Português) Página 7

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No trecho “O acento diferencial consegui esquecer, mas há outros que ainda me causam dúvidas.” (5º§), o autor se refere à queda da acentuação de diversas palavras que anteriormente eram acentuadas para diferenciá-las de outras de mesma pronúncia. No entanto, o acento diferencial não foi abolido do idioma e a acentuação se mantém em determinados casos com o mesmo propósito. Um exemplo que ainda perdura na língua portuguesa mesmo com a reforma ortográfica se dá no par de palavras: 
  • A “Por” (preposição) e “pôr” (forma infinitiva do verbo).
  • B “Pelo” (contração da preposição “por” com o artigo “o”) e “pêlo” (substantivo).
  • C “Para” (preposição) e “pára” (verbo “parar” conjugado na 3ª pessoa do singular no presente do modo indicativo).
  • D “Apoio” (substantivo) e “apóio” (verbo “apoiar” conjugado na 1ª pessoa do singular no presente do modo indicativo).

Assinale a alternativa que contém uma palavra cuja acentuação se justifica pela mesma razão que a palavra destacada em “Criamos a época da velocidade”.

  • A A máquina, que produz abundância.
  • B Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos.
  • C Dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência.
  • D Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.

Durante uma aula de Língua Portuguesa, a professora abordou o tema de acentuação tônica e gráfica, destacando a importância de compreender as regras para evitar equívocos na escrita. Ao revisar o conteúdo, ela propôs a seguinte frase para análise:

"O passaro voou em direçao ao cipo, mas caiu na boca do celebre jacare”

Considerando a coerência da frase, quantas palavras acima precisam de acentuação tônica e/ou gráfica?

  • A 4
  • B 5
  • C 6
  • D 3
  • E 2
No trecho, “perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que roda, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai que horas são”. Os termos com acento grave (crase) são assinalados desta forma, pois:
  • A Antecedem palavra feminina, que é regra geral do uso da crase, exclusivamente;
  • B Complementam o sentido de um verbo intransitivo e antecedem palavra feminina;
  • C São expressões formadas por locuções adverbiais com palavra feminina;
  • D São objetos indiretos complementando o sentido de um verbo transitivo direto e indireto e antes de palavra feminina;
  • E São objetos diretos complementando o sentido de um verbo transitivo direto e antes de palavra feminina.
Com base no texto “Docentes e a síndrome de Burnout”, analise as afirmativas a seguir:

I. Em: “Isso faz com que grande parte destes profissionais procurem ajuda, às vezes tardia, quando a síndrome está instalada muito tempo, e causando sintomas físicos e psíquicos seríssimos, levando a afastamento e aposentadoria precoce.”, as palavras destacadas são do tipo oxítonas, terminadas em “a”, o que justifica o emprego do acento agudo. 
II. Em: “Grandes jornadas de trabalho, diferentes escolas para lecionar, falta de infra estrutura e salário baixo, soma-se ainda ao problema com alunos, que de maneira geral, não estão dispostos a aprender e aos pais que estão dispostos a cobrar da escola e professores educação para os filhos.”, a locução adverbial destacada poderia ser substituída por “geralmente” sem prejuízo de sentido. 

Marque a alternativa correta: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
  • D As duas alternativas são falsas.