Questões de Concursos de Artes Plásticas Página 1

Strickland (2014) se refere a diversos movimentos artísticos, nas citações:

I- “A composição se tornou oblíqua, com um vazio no centro e as figuras concentradas – frequentemente cortadas – junto à moldura. Era como se o caos mundial e a perda da fé unificadora se refletissem na pintura, tirando-lhe o equilíbrio e a nitidez.” (p.52)

II- “Marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença (...) se separou radicalmente da tradição, rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, as figuras idealizadas (...) representavam sensações visuais imediatas (...).” (p.104)

III- “Sua principal estratégia era denunciar e escandalizar (...) os oradores lançavam insultos à plateia, dançarinos com trajes absurdos adejavam pelo palco enquanto uma menina de vestido de primeira comunhão recitava poemas obscenos (...) queriam acordar a imaginação”. (p.156)

Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos movimentos:

Marcel Duchamp (1887-1968) foi uma das figuras mais influentes na arte moderna. Ele inspirou diversos movimentos artísticos e se tornou uma lenda. Para ele a concepção da obra de arte era mais importante do que o produto acabado. Apesar do sucesso de seu quadro, abandonou a pintura no auge da fama. Logo após, passou a criar ready-mades.

Nesse sentido, a alternativa que ilustra as principais criações do artista: seu quadro mais famoso e seu ready-made mais polêmico, respectivamente, é:

Leia as assertivas abaixo:

I- Sua técnica original de cutiladas nas pinceladas o tornaram o pioneiro da angustiada arte do século XX. Foi pintor de Carlos IV da Espanha. Utilizou a arte como protesto social. Um de seus quadros O Três de Maio de 1808 mostra as execuções, em represália a uma revolta contra o exército francês.

II- Pintor da paixão. Foi um dos líderes do movimento romântico, escolheu temas da literatura ou eventos comoventes. Em 1827 pintou A Morte de Sardanapalo onde retrata o assassinato das concubinas de um imperador.

III- Considerado o pai do movimento realista. Em sua obra Interior do Meu Ateliê retrata dois mundos: o mundo real e o mundo da arte e sua posição de pivô em meio a eles.

IV- Destacou os retratos de camponeses. Ele dá dignidade a estes personagens. Sua obra apresenta trabalhadores rurais arando, colhendo. Um de seus quadros mais conhecidos é O Semeador de 1850

As assertivas se referem, respectivamente, aos pintores: 

Há uma igreja, na cidade do Rio de Janeiro, representante da arquitetura e da arte colonial e do barroco brasileiro, localizada no alto de uma colina. Sua planta apresenta um duplo polígono em que a nave e a capela mor são, respectivamente, um octógono e um hexágono alongados, constituindo um dos edifícios mais singulares no país. Suas paredes brancas são articuladas por elementos estruturais de pedra, que se prolongam em direção ao céu através de altos pináculos. O edifício foi projetado para ser visto de todos os lados.

Essa descrição se refere à seguinte igreja: 

“Aleijadinho” (Antonio Francisco Lisboa – 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

a) As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos Campos, em Congonhas do Campo, são as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado a esta Igreja encontra-se uma série de capelas em forma cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam as sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas por imagens de madeira em tamanho natural. b) Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas, sendo a primeira fase (1770-1794) marcada por elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade de espírito. Já a segunda fase (1796-1809), embora inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo nível e se caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave e sobretudo mais expressionista no estilo, em relação às esculturas mais antigas. c) As obras de arte do Aleijadinho possuem um espírito que ultrapassa limitações temporais e locais. A amplidão de seus interesses e seu enfoque, curiosamente, impessoal, se revelam em suas representações de tipos raciais. A atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter representado um negro ou mulato em suas esculturas e, ao mesmo tempo, demonstrou extraordinário interesse por outros tipos raciais. d) Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior parte de seus trabalhos tem um caráter monumental que os torna parte integrante do edifício, como, por exemplo, os Profetas, em Congonhas (MG). A escultura domina a arquitetura, onde se pode destacar a subordinação do edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta como obra de arte costuma desviar a atenção do aspecto arquitetônico da obra propriamente dita.