Resolver o Simulado Enfermeiro - VUNESP - Nível Superior

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Enfermagem

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Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) está acompanhando, em uma comunidade de alta vulnerabilidade social, uma gestante adolescente que manifesta recorrentemente ao profissional seu desejo de não envolver a família na gestação, temendo represálias e violência doméstica. Durante as visitas, a adolescente apresenta sinais de sofrimento psicológico e entrega ao profissional um diário com relatos de experiências sensíveis. O enfermeiro deve tomar uma decisão ética e bioética sobre o sigilo das informações obtidas. Em relação à conduta mais eticamente adequada, o profissional deve

  • A encaminhar o caso para os órgãos de proteção social, especialmente pela gravidade dos relatos, pois a atenção primária deve compartilhar casos potenciais de conflito familiar com a rede de proteção.
  • B revelar integralmente as informações à equipe multiprofissional e aos gestores, priorizando a integralidade do cuidado e o cumprimento das metas do serviço, uma vez que a situação transcende o escopo da ESF.
  • C proceder à quebra do sigilo, comunicando à família, devido ao princípio da autonomia compartilhada que fundamenta a atuação da atenção primária à saúde em cenário de alta vulnerabilidade social.
  • D manter o conteúdo confidencial e compartilhar informações apenas quando indispensáveis à proteção do adolescente e, mesmo assim, buscando o seu consentimento, em respeito à autonomia, sigilo profissional e bioética da proteção.
  • E subordinar a decisão individual à maioria da equipe, acatando a deliberação coletiva, uma vez que o princípio da justiça distributiva se sobrepõe ao sigilo em cenários de vulnerabilidade social.
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No que diz respeito à busca ativa de casos de tuberculose, ao prestar cuidados de enfermagem, o auxiliar de enfermagem deve estar atento ao sintomático respiratório, que, na população geral, caracteriza-se pela queixa de tosse

  • A com qualquer tempo de duração.
  • B por sete dias, acompanhada de febre contínua acima de 38 ºC.
  • C seca, por sete dias, acompanhada de febre contínua acima de 38 ºC.
  • D produtiva, por dez dias.
  • E por três semanas ou mais.
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Enquanto aguardava atendimento, uma gestante com 32 semanas de gestação apresentou perda da consciência, evoluindo rapidamente para parada cardiorrespiratória. Antes de serem iniciados os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, a gestante deve ser

  • A posicionada em decúbito lateral direito.
  • B colocada em posição supina.
  • C colocada em posição de Fowler.
  • D colocada em posição prona.
  • E colocada em posição de Trendelenburg.
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Em uma unidade de pronto atendimento (UPA), utiliza-se solução de hipoclorito de sódio a 1% para a desinfecção de máscaras para inalação.

Para garantir a segurança e a eficácia desse procedimento, o auxiliar de enfermagem deve, entre outras ações,

  • A preparar e manter a solução em recipiente opaco, não metálico, com tampa e de uso exclusivo, identificado com o tipo de solução, as datas e os horários de seu preparo, a validade e a identificação de quem a preparou.
  • B mergulhar as máscaras na solução desinfetante por cinco minutos, imediatamente após o uso, retirá-las, lavá-las com água e sabão, secá-las e guardá-las em recipiente plástico com tampa.
  • C após higienizar as máscaras com água e detergente, mantê-las totalmente mergulhadas na solução desinfetante por dez minutos, para obter desinfecção de alto nível.
  • D retirar as máscaras da solução desinfetante decorrido o tempo necessário para a desinfecção, enxaguá-las abundantemente com soro fisiológico 0,9% até a retirada total do agente desinfetante, e deixá-las secar naturalmente, sobre compressas ou tecido limpo.
  • E trocar a solução a cada sete dias a contar do início do seu uso; se o uso for intenso, desprezar a solução a cada 24-48 horas ou na presença de matéria orgânica dissolvida no desinfetante.
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Após receber a notificação de um caso suspeito de sarampo em uma escola, a equipe de saúde da família responsável pela área foi solicitada a operacionalizar a vacinação de bloqueio dos comunicantes, e o auxiliar de enfermagem (AE) foi incumbido de organizar as caixas térmicas para o transporte das vacinas que serão aplicadas na escola.

Para tal, entre outras ações, o AE deve

  • A higienizar a parte interna da caixa térmica com compressas embebidas com álcool 70%.
  • B dar preferência ao uso de gelo em escamas para a conservação das vacinas, pois ele se acomoda melhor preenchendo todos os espaços no interior da caixa térmica contendo as vacinas.
  • C dispor as bobinas reutilizáveis congeladas ou uma camada de gelo em escamas no fundo da caixa térmica, sobre estas, as vacinas e, por último, uma camada de bobinas reutilizáveis congeladas ou de gelo em escamas.
  • D posicionar o registrador de temperatura do termômetro no centro da carga, após organizar as vacinas no interior da caixa, para garantir a medição de temperatura precisa dos imunobiológicos, que deve ficar entre +2 e +8 °C.
  • E higienizar novamente as caixas térmicas, após o uso, e guardá-las fechadas, para evitar contaminação interna.
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Acompanhada de sua filha com 1 ano e 3 meses de idade, A.A. compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para vacinar a criança. Ao analisar os registros presentes na carteira de vacinas, o auxiliar de enfermagem constatou que o esquema vacinal da criança, aplicado nas idades recomendadas, estava completo e correto.

Assim sendo, de acordo com o estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), o profissional deve administrar à referida criança

  • A a vacina Difteria, Tétano e Coqueluche (DPT), a dose de reforço da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e as vacinas Hepatite A e Tetraviral (dose única).
  • B a vacina Difteria, Tétano e Coqueluche (DPT), a dose de reforço da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) e as vacinas Hepatite B e Tríplice (dose única).
  • C a dose de reforço da vacina Pneumocócica 10-valente e Meningo C (conjugada) e a primeira dose da vacina tríplice viral.
  • D a dose de reforço da vacina Pentavalente e as vacinas Hepatite A e Tetraviral (dose única)
  • E a terceira dose da vacina contra covid-19, a dose de reforço da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e a primeira dose da vacina contra febre amarela.
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No que diz respeito à amamentação como medida para redução da dor durante a administração de vacinas injetáveis em crianças em aleitamento materno, o Ministério da Saúde orienta que,

  • A se houver vacinas orais e injetáveis a serem administradas na mesma oportunidade, a mãe deve iniciar a amamentação; em seguida, deve-se realizar a administração das vacinas injetáveis e, somente quinze minutos após finalizada a amamentação, deve-se administrar a vacina oral.
  • B após a administração de todas as vacinas que a criança deverá receber naquela oportunidade, a amamentação poderá ser iniciada, e essa informação deve ser passada às mães.
  • C se houver vacinas orais e injetáveis a serem administradas na mesma oportunidade, a amamentação está contraindicada, pois aumenta a chance de a criança regurgitar ou vomitar a vacina oral.
  • D se houver vacinas orais e injetáveis a serem administradas na mesma oportunidade, deve-se administrar primeiro a vacina oral e, a seguir, proceder a amamentação para que seja realizada a administração das vacinas injetáveis.
  • E por não existirem evidências científicas de que a amamentação promova a redução da dor durante a administração de vacinas injetáveis em crianças em aleitamento materno, trata-se de um mito.
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Em uma unidade básica de saúde (UBS), o auxiliar de enfermagem tem, como uma de suas atribuições, a coleta de amostra de sangue para realização do exame do pezinho. Para executar esse procedimento, ele deve lavar as mãos, calçar as luvas de procedimento e, entre outras ações,

  • A solicitar à mãe ou ao acompanhante da criança que fique em pé, segurando a criança com a cabeça encostada no seu ombro, de modo que o calcanhar dela esteja sempre abaixo do nível do coração.
  • B realizar a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão/SWAB umedecido em clorexidina e aguardar que a substância seque.
  • C aplicar compressa fria, por cinco minutos, no calcanhar escolhido para punção, com a finalidade de reduzir a dor e a movimentação da criança, facilitando a coleta.
  • D realizar a punção da face lateral do calcanhar do bebê, utilizando, preferencialmente, agulha hipodérmica de calibre 13 x 0,3.
  • E realizar a “ordenha” do calcanhar puncionado para obter um sangramento abundante, enquanto encosta o papel-filtro no sangramento fazendo movimentos circulares, impedindo que o sangue coagule no calcanhar.
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O tratamento diretamente observado (TDO) é uma das estratégias adotadas para melhorar a adesão do paciente ao tratamento da tuberculose (TB). Para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) considerar o tratamento como TDO, a ingestão dos medicamentos pela pessoa em tratamento da TB deve ser realizada sob a observação direta de ____________. O TDO deve ser realizado, de preferência, ___________, ____________. O local e o horário devem ser ____________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente a afirmação.

  • A um familiar ou de um amigo … diariamente … em todo o tratamento … acordados entre o paciente e a família ou o amigo
  • B um profissional de saúde ou de um familiar … em dias alternados … nos primeiros dois meses de tratamento … determinados pelo paciente, conforme sua disponibilidade
  • C uma pessoa que more junto com o doente ou de um cuidador … três vezes por semana … em todo o tratamento … definidos pela pessoa que supervisionará a ingestão dos medicamentos, conforme sua disponibilidade
  • D um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, quando supervisionados por profissionais de saúde … diariamente, de segunda a sexta-feira … em todo o tratamento … acordados entre o paciente e a equipe de saúde
  • E um assistente social capacitado para tal ou de um familiar … diariamente, de segunda a sexta-feira … em todo o tratamento … determinados pelo paciente, conforme sua disponibilidade
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Segundo o Ministério da Saúde, as quedas constituem um sério problema para as pessoas idosas e estão relacionadas a elevados índices de morbimortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. Assim sendo, as pessoas idosas, seus familiares e cuidadores devem ser orientados quanto à adoção de medidas de prevenção, como

  • A dar preferência aos banhos em banheira, com água morna.
  • B instalar corrimão para apoio em apenas um lado da escada, evitando diminuir a sua largura.
  • C colocar um tapete colorido no início e no fim da escada, facilitando a identificação do primeiro e do último degraus.
  • D instalar iluminação frontal nas escadas para facilitar a identificação dos degraus.
  • E acomodar gêneros alimentícios em locais de fácil acesso, evitando a necessidade de uso de escadas e banquinhos.

Português

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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

A colocação pronominal está de acordo com a norma-padrão em:

  • A Se anunciou, em 30 de junho, uma proposta mais do que necessária para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica.
  • B Se não investir-se na formação adequada dos estudantes, crianças, adolescentes e jovens serão adultos com subempregos.
  • C O letramento matemático contribui para diminuir o número de cidadãos que confundem-se para resolver problemas simples.
  • D Há tempos, nas avaliações nacionais e internacionais, os alunos brasileiros têm distanciado-se do resultado esperado em matemática.
  • E O Toda Matemática deverá disseminar-se nas redes públicas de ensino com uma base sólida para alavancar o letramento matemático.
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

Assinale a alternativa cuja frase atende à norma-padrão de concordância verbal e de concordância nominal.

  • A Números expressivos de estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo das tristes estatísticas nas avaliações nacionais e internacionais, que revelam níveis de desempenho muito abaixo do esperado em matemática.
  • B Já fazem décadas que a matemática é um desafio na educação brasileira — a maioria dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiu o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
  • C Muitos cidadãos brasileiros não dispõe de conhecimentos matemáticos suficiente para a resolução de problemas simples, os quais envolvem as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • D Os conhecimentos em matemática para o trabalho com números mantém relação com os rendimentos recebidos profissionalmente, segundo a pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
  • E Se não houver investimento na formação adequada dos estudantes, crianças, adolescentes e jovens estarão condenadas a serem adultos com subempregos, incapaz de absorver demandas do mercado de trabalho.
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)
Toda Matemática propõe-se       romper com as tristes estatísticas       quais os estudantes brasileiros estão inseridos há muito tempo, com base nos resultados das avaliações nacionais e internacionais, devido       assunto envolvendo estimativas, cálculos e números em geral.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A com ... das ... o
  • B de ... as ... ao
  • C a ... nas ... ao
  • D em ... pelas ... o
  • E por ... sob ... ao
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

Considere as passagens:

•  ... não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). (2o parágrafo)
•  E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas. (2o parágrafo)

No contexto em que estão empregadas, as expressões destacadas veiculam, correta e respectivamente, sentidos de:

  • A meio; causa; concessão; conclusão.
  • B causa; causa; restrição; comparação.
  • C modo; causa; inclusão; comparação.
  • D modo; explicação; afirmação; consequência.
  • E meio; explicação; afirmação; conclusão.
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

O termo destacado está empregado sem sentido figurado em:

  • A ... para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
  • B ... 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina... (1o parágrafo)
  • C Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos... (2o parágrafo)
  • D ... estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos... (3o parágrafo)
  • E ... contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples... (3o parágrafo)
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

Considere as passagens:

•  Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo... (1o parágrafo)
•  ... 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. (1o parágrafo)
•  O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático... (3o parágrafo)

No contexto em que estão empregados, os termos destacados significam, correta e respectivamente:

  • A acometer; desempenho; explicitar.
  • B eliminar; aproveitamento; fomentar.
  • C irromper; resultado; estruturar.
  • D corroborar; compreensão; melhorar.
  • E terminar; conhecimento; mudar.
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

Quando se comparam a compreensão da matemática e a formação profissional dos cidadãos, conclui-se corretamente que

  • A os estudos de matemática desenvolvidos na escola são suficientes para a garantia de bons salários.
  • B os melhores salários são pagos aos profissionais que se propõem a ensinar o letramento matemático.
  • C a capacidade de trabalhar com números não tem relação com a perspectiva de melhores salários.
  • D os conhecimentos em matemática estão vinculados a uma perspectiva melhor de retorno salarial.
  • E a perspectiva de bons salários independe da escolaridade e dos conhecimentos básicos em matemática.
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Leia o texto para responder à questão:


Brasil dá importante passo para que todos aprendam matemática


Uma proposta mais do que necessária foi anunciada em 30 de junho pelo ministro da Educação para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica. Toda Matemática é o nome da nova política do Ministério da Educação, voltada para romper com as tristes estatísticas das quais os estudantes brasileiros fazem parte há muito tempo nas avaliações nacionais e internacionais quando o assunto envolve cálculos, estimativas e números em geral. Já era tempo: a matemática é um desafio na educação brasileira há décadas — 73% dos estudantes na faixa etária de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição mais recente. Segundo dados do Todos pela Educação, 59% dos estudantes terminam o ensino médio em níveis muito abaixo do esperado nessa disciplina, o que significa dizer que não sabem calcular sequer porcentagens e, no pior dos casos, não resolvem problemas com as quatro operações básicas.

Além de não cumprir o dever de garantir o direito à aprendizagem matemática a todos os cidadãos, não estamos evoluindo economicamente como país quanto poderíamos (e precisamos) no que diz respeito à empregabilidade, principalmente porque não damos conta de ensinar (bem). A recém-divulgada pesquisa “As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro: o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que requerem menos habilidades na área. O pesquisador Maurício Cortez Reis analisou de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou à capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Além disso, o estudo mostra que a taxa de escolaridade mais elevada facilita o acesso a essas ocupações. E mais: mesmo os menos escolarizados, quando trabalham com números, ganham mais do que se estivessem em ocupações que não valorizam as competências matemáticas.

Se não investirmos na formação adequada dos estudantes, inclusive e especialmente em matemática, fazendo disso um projeto no País, estamos condenando crianças, adolescentes e jovens a serem adultos com subempregos, não formaremos profissionais de diferentes áreas com qualidade e capacidade de absorver demandas do mercado. O Toda Matemática deverá promover nas redes públicas de ensino uma base sólida para alavancar o letramento matemático, contribuindo para diminuir o número de cidadãos que não sabem resolver problemas simples envolvendo uma ou mais das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e têm baixa compreensão dos números, podendo somente identificar dígitos familiares de alguma maneira.


(Kátia Smole. https://www.estadao.com.br/opiniao/ espaco-aberto, 02.07.2025. Adaptado)

Ao discorrer sobre a nova política do Ministério da Educação, a autora deixa claro que se trata de uma ação

  • A relevante para o contexto atual da educação matemática, quando se consideram os pífios resultados obtidos pelos alunos nas avaliações nacionais e internacionais.
  • B irrelevante para o letramento matemático dos alunos brasileiros, uma vez que eles conseguem resolver problemas simples envolvendo as quatro operações básicas.
  • C oportuno para a formação matemática e cidadã dos alunos, cujas dificuldades para a compreensão dos números têm sido vencidas com muita dedicação e estudo.
  • D desnecessária para a maioria dos alunos, já que um número pouco expressivo deles tem baixa compreensão dos números e dificuldades para resolver problemas.
  • E prescindível para a educação matemática, uma vez que a área carece de dados sólidos e inquestionáveis que permitam identificar os reais problemas dos alunos.
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Leia o quadrinho para responder à questão.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



(Bob Thaves, “Frank & Ernest”.


Em: https://www.estadao.com.br/cultura/quadrinhos. 01.08.2025)

Em conformidade com a norma-padrão quanto ao uso do acento indicativo da crase, a frase — eu quis dizer meus contadores — admite a reescrita:

  • A Eu me referi à meus contadores.
  • B Eu me referi àqueles que são meus contadores.
  • C Eu me referi à quem são meus contadores.
  • D Eu me referi à eles que são meus contadores.
  • E Eu me referi à pessoas que são meus contadores.
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Leia o quadrinho para responder à questão.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



(Bob Thaves, “Frank & Ernest”.


Em: https://www.estadao.com.br/cultura/quadrinhos. 01.08.2025)

Considerando o comentário do rei, entende-se que a sua preocupação ao chamar o trio de balanço era com o

  • A ajuste dos canais de som.
  • B fortalecimento da música.
  • C aspecto físico dos cidadãos.
  • D molejo necessário à dança.
  • E estado patrimonial do reino.

Matemática

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Em um terreno plano com formato retangular foi construída uma quadra de futebol de salão, também retangular, com dimensões 40 m e 20 m. Ao redor dessa quadra, construiu-se uma pista para corridas, com 256 m2 de área e largura constante de x m, conforme representadas na figura:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sabendo-se que a quadra e a pista ocuparam todo o terreno, é correto afirmar que o perímetro desse terreno é de

  • A 124 m.
  • B 128 m.
  • C 132 m.
  • D 136 m.
  • E 140 m.
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Em um cofre havia apenas notas de R$ 200,00, de R$ 100,00 e de R$ 50,00. Uma pessoa retirou desse cofre R$ 7.400,00, em um total de 76 notas, retirando notas de todos os valores, sendo que a quantidade de notas de R$ 200,00 correspondeu à terça parte da quantidade de notas de R$ 100,00.

O valor total em notas de R$ 50,00 retirado do cofre por essa pessoa foi

  • A R$ 1.400,00.
  • B R$ 1.900,00.
  • C R$ 2.400,00.
  • D R$ 3.000,00.
  • E R$ 3.600,00.
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Um garrafão de determinado produto líquido tem capacidade total de 5 litros, ou 5.000 cm3 , e contém nove décimos de sua capacidade preenchida com esse líquido.
Despejando-se todo o volume de líquido contido nesse garrafão em um vasilhame com formato interno de paralelepípedo reto retangular, inicialmente vazio, preenche-o totalmente, sem transbordar.
Sabendo-se que o comprimento interno desse vasilhame é de 20 cm, e que sua altura e largura internas têm a mesma medida, é correto afirmar que a soma das medidas do comprimento, largura e altura internas desse vasilhame é

  • A 15 cm.
  • B 35 cm.
  • C 50 cm.
  • D 60 cm.
  • E 70 cm.
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Uma empresa de vendas no atacado estava com a seguinte promoção para determinado produto: a cada 3 caixas compradas pela mesma pessoa física ou jurídica, a 4a caixa seria gratuita.

Considerando-se que cada caixa do produto comprado custe R$ 50,00, e que uma pessoa jurídica retirou, pela promoção, o total de 50 caixas desse produto, o valor médio pago por caixa foi de

  • A R$ 37,50.
  • B R$ 38,00.
  • C R$ 38,50.
  • D R$ 39,00.
  • E R$ 49,50.
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Dois produtos líquidos estão, cada um, em um tambor: o primeiro contendo 27 litros do produto X, e o segundo contendo 45 litros do produto Y.
Esses produtos precisam ser divididos no maior número de recipientes possível, de maneira que cada recipiente contenha uma mistura somente de ambos os produtos, na mesma razão, e todos os recipientes tenham a mesma quantidade de mistura.
Nessas condições, sendo x e y números inteiros, em que x corresponda ao volume, em litros, do produto X, e y corresponda ao volume, em litros, do produto Y, que devem ser colocados em cada recipiente, a diferença y – x deve ser igual a

  • A 1 litro.
  • B 2 litros.
  • C 3 litros.
  • D 4 litros.
  • E 5 litros.
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Considere a seguinte notícia publicada no site da Agência Brasil, em outubro de 2024:
As emissões de gases do efeito estufa caíram 12% no Brasil, em 2023.
Essa é a maior redução dos últimos 15 anos.
São 300 milhões de toneladas a menos em comparação a 2022.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/ meio-ambiente/audio/2024-11/emissoes-de-gases-doefeito-estufa-cairam-12-no-brasil-em-2023)

Com base na informação apresentada, é correto afirmar que, em 2023, as emissões de gases do efeito estufa no Brasil foram de

  • A 2,0 bilhões de toneladas.
  • B 2,2 bilhões de toneladas.
  • C 2,5 bilhões de toneladas.
  • D 2,8 bilhões de toneladas.
  • E 3,0 bilhões de toneladas.
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Do número total de folhas impressas em determinado dia em um escritório, a impressora de Luiz imprimiu 1/5, a impressora de Ana imprimiu 3/4 do que não foi impressa pela impressora de Luiz, e a impressora de Leonardo imprimiu as 140 unidades restantes.

Dessa forma, o número de folhas impressas pela impressora de Ana foi igual a

  • A 525.
  • B 500.
  • C 480.
  • D 465.
  • E 420.
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Uma pesquisa realizada em meados da década de 2010, pelo Serviço de Proteção ao Crédito, identificou que 6 em cada 10 brasileiros que viajam ao exterior compram produtos de luxo.
Levando-se em consideração essa informação e supondo-se que em um grupo de pessoas, que viajaram para o exterior, apenas 132 não compraram produtos de luxo, o número total de pessoas nesse grupo seria igual a

  • A 300.
  • B 310.
  • C 320.
  • D 330.
  • E 340.
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Um terreno plano retangular, com 15 m de largura por 30 m de comprimento, será utilizado como estacionamento. Nesse terreno, será construído um recuo para servir como entrada, também no formato retangular, com 4 m de largura e 20 m de perímetro, conforme representado na figura a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Nesse estacionamento, haverá 60 vagas retangulares, com 2 m de largura e 3 m de comprimento. A parte do terreno não destinada para as vagas e para o recuo de entrada ficará livre para manobras e terá área de

  • A 70 m2.
  • B 66 m2.
  • C 62 m2.
  • D 58 m2.
  • E 54 m2.
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A tabela a seguir apresenta informações sobre a quantidade de telefonemas atendidos por um funcionário, em uma semana, de 2a a 6a feira, sendo que na 6a feira ele atendeu 12 ligações a mais do que na 2a feira:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sabendo que a média aritmética do número de telefonemas atendidos nesses 5 dias foi igual a 24, o número de telefonemas atendidos na 6a feira foi

  • A 16.
  • B 20.
  • C 24.
  • D 32.
  • E 38.