Leia o trecho: “O candidato falou bastante, porém, suas ideias não estavam claras.” Qual recurso de coesão textual foi utilizado?
Leia a oração: “João estudou muito, mas não conseguiu aprovação.” A conjunção destacada introduz uma oração classificada como:
Qual alternativa apresenta erro na concordância verbal segundo a norma padrão?
Assinale a alternativa em que há erro na concordância nominal:
A expressão “Coloca logo esse negócio aqui em cima da mesa!” apresenta qual variedade linguística?
Assinale a alternativa em que o uso dos pronomes está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa:
Assinale a alternativa em que identifica, correta e respectivamente, as conjunções assinaladas do seguinte período: “Eu emprestei um livro de álgebra linear, pois gosto desse assunto, embora tenha certa dificuldade para compreendê-lo.”
Em qual alternativa a conjunção destacada estabelece relação de oposição?
Leia o período a seguir e assinale a alternativa que interpreta corretamente a mensagem principal: “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.”
Assinale a alternativa que apresenta erro de pontuação:
São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, por exemplo. Em determinado instituto público de pesquisa, três projetos, que se enquadram nessa categorização, foram classificados da seguinte forma: o projeto A contém informações ultrassecretas; o projeto B contém informações secretas; e o projeto C contém informações reservadas. Assim, os prazos máximos de restrição de acesso às informações dos projetos A, B e C, correspondem, respectivamente, a
O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela teoria das três idades. Seu objetivo é classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição: corrente, intermediária e permanente. Referindo-se aos arquivos correntes, avalie as sentenças:
I - Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados.
II - O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta.
III - Os documentos de primeira idade estão geralmente localizados próximos aos seus setores empresariais produtores e são conhecidos também, pela terminologia arquivística, como arquivos ativos.
IV - Tais documentos possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário.
V - Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos.
Após a análise, pode-se afirmar:
Pode-se definir arquivamento como o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando a sua localização futura. Considerando os métodos de arquivamento, enumere a segunda coluna, de acordo com a primeira.
1ª COLUNA
I - Método Alfabético.
II - Método Numérico.
III - Método Geográfico.
IV - Método Ideográfico.
2ª COLUNA
( ) Se divide em simples (ordenação de acordo com um número relativo ao documento), cronológico (ordenação de acordo com a data do documento) ou dígito-terminal (ordenação principal de acordo com os dois últimos dígitos de um número de documento).
( ) A ordenação de acordo com o local de produção do documento.
( ) A ordenação de acordo com o assunto do documento.
( ) A ordenação a partir de nomes existentes nos documentos.
Após a análise, pode-se afirmar que a sequência correta de preenchimento é:
Os documentos podem ser classificados quanto ao gênero, segundo o modo em que a informação foi registrada. Sobre a classificação de documentos referentes ao gênero documental, considere V (verdadeiro) e F (falso) para as sentenças:
( ) Documentos Textuais são aqueles cuja informação esteja em modo escrito ou textual. Os documentos se apresentam, basicamente, manuscritos, digitados ou impressos.
( ) Documentos textuais constituem a grande parte dos acervos arquivísticos administrativos, principalmente no âmbito da Administração Pública.
( ) Documentos Iconográficos são os que têm suas informações em forma de imagem estática. Recebem essa denominação porque apresentam ícones, figuras e imagens que não estejam em movimento.
( ) Documentos Sonoros são aqueles cuja informação esteja em forma de som. Um arquivo de fitas K7, de discos de vinil, de CDs musicais, por exemplo, são arquivos sonoros.
( ) Documentos Filmográficos são todos que possuem suas informações representadas por um filme.
( ) Documentos Audiovisuais são os que têm suas informações em forma de som e imagem em movimento.
( ) Documentos Informáticos são os que necessitam do computador para que sejam lidos. Essa leitura se dá através de um software, que tem a capacidade de decifrar as informações em linguagem de máquina (bits e bytes) contidas num hardware e traduzi-las para a linguagem humana.
Após a análise, pode-se afirmar respectivamente:
“É o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística. De acordo com esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também chamado de princípio do respeito aos fundos. Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos” (REIS; SANTOS, 2013). No que tange aos princípios da arquivologia, o conceito supracitado, refere-se ao princípio da: