Resolver o Simulado Pedagogo de Educação Infantil (30 Horas) - CESPE/CEBRASPE - Nível Superior

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Pedagogia

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Conforme a Lei n.º 9.394/1996, o ensino religioso é

  • A parte integrante da disciplina do cidadão.
  • B disciplina de matrícula obrigatória para o cidadão.
  • C parte integrante da formação básica do cidadão.
  • D parte obrigatória da formação integral e cristã.
  • E disciplina obrigatória na formação cristã do cidadão.
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Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos de 2010, assinale a opção correta.

  • A O Ensino Fundamental não pode ser equiparado a um direito humano.
  • B Os sistemas de ensino devem adotar como norteadores os princípios de respeito à preservação da natureza prioritariamente em relação à preservação do regime democrático.
  • C As escolas deverão formular seu projeto político-pedagógico por meio de processos participativos relacionados à gestão democrática.
  • D Os componentes curriculares oferecidos devem tratar de assuntos da vida humana, abordando isoladamente os temas relacionados aos âmbitos global, regional e local dos temas do âmbito individual.
  • E Embora possam opinar, os alunos não devem ter participação ativa na discussão e implementação das normas internas da escola.
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No que se refere às tendências do ensino de matemática, assinale a opção correta.

  • A A investigação matemática foi descartada das tendências atuais do ensino da matemática por abarcar problemas em aberto nas diversas áreas, sendo indicada apenas para pesquisadores.
  • B Os jogos matemáticos são evitados no ensino da matemática porque sua dinâmica desafiadora distrai os alunos quanto aos principais objetivos da disciplina.
  • C A história da matemática é uma das tendências atuais do ensino de matemática, uma vez que mostra aos alunos a contribuição de diversas culturas ao conhecimento matemático.
  • D O ensino da matemática exclui a etnomatemática, pois, como esta abrange conteúdos culturais, é um tema mais apropriado para a antropologia.
  • E A ênfase na memorização de fórmulas matemáticas é uma das tendências atuais do ensino da matemática, pois tem por finalidade compensar as distrações causadas pelo excessivo uso das tecnologias.
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As tendências pedagógicas brasileiras atuais são classificadas em liberais e progressistas. Estas últimas são compostas pelas tendências

  • A tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista.
  • B tradicional, tecnicista e libertadora.
  • C renovada progressivista, libertária e tecnicista.
  • D libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos.
  • E renovada não diretiva, crítico-social dos conteúdos e libertadora.
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Determinado professor organiza as atividades de sua disciplina de modo que os alunos obtêm notas parciais conforme realizam as tarefas. Além disso, esse professor não associa os conteúdos ao cotidiano dos alunos nem se preocupa em verificar se esses conteúdos foram realmente aprendidos.

Nessa situação hipotética, as ações do professor pautam-se por teorias

  • A interacionistas.
  • B comportamentalistas.
  • C construtivistas.
  • D humanistas.
  • E cognitivistas.
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Assinale a opção que corresponde a uma competência específica de arte para o ensino fundamental prevista na BNCC.

  • A evitar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística
  • B pesquisar e conhecer as matrizes estéticas e culturais hegemônicas, especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas ocidentais
  • C apropriar-se da arte como movimento revolucionário contra a mídia e o consumo
  • D valorizar o patrimônio artístico nacional prioritariamente ao de outros países
  • E desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes
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Assinale a opção que apresenta uma habilidade de dança a ser desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • A explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea
  • B estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado
  • C experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado
  • D investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios
  • E discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos
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Acerca das diferentes concepções e tendências pedagógicas no ensino de arte no Brasil, assinale a opção correta.

  • A A educação para a cultura visual se configura como uma estratégia pedagógica segundo a qual a escola passa a ser vista como um sistema reprodutor de saberes culturais.
  • B A perspectiva da pedagogia crítica no ensino de arte propõe refletir sobre as revisões epistemológicas dos estudos culturais.
  • C A introdução da educação artística no currículo escolar foi influenciada pelas ideias críticas contrárias ao tecnicismo.
  • D O ensino da arte em uma concepção tradicional busca a expressão livre e a aquisição da perfeição, negando o padrão de beleza neoclássico.
  • E O modelo filolinguístico adota a liberdade do modelo expressionista, renuncia à orientação de especialistas e à sistematização curricular.
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Em relação às competências e habilidades propostas pela BNCC do ensino fundamental para o componente de ciências da natureza, assinale a opção correta.

  • A Segundo a BNCC, temas polêmicos como, por exemplo, a avaliação de implicações políticas da ciência e suas tecnologias devem ser evitados no desenvolvimento das referidas competências e habilidades.
  • B O desenvolvimento das referidas competências e habilidades visa, entre outros objetivos, possibilitar que os estudantes façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.
  • C Entre as competências específicas propostas para o componente de ciências da natureza para o ensino fundamental insere-se a de compreender o conhecimento científico como definitivo, ou seja, não provisório, e inquestionável.
  • D A BNCC privilegia a dimensão intelectual (cognitiva) ao estabelecer as estratégias pedagógicas a serem seguidas no ambiente escolar.
  • E A BNCC não estabelece competências e habilidades relacionadas com a saúde física e emocional da pessoa humana.
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De acordo com a BNCC, o ensino religioso deve assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. Para tanto, as atividades escolares desse componente curricular devem estar voltadas para

  • A a sistematização, crítica e transformação de práticas religiosas fundamentadas em dogmas reacionários a partir do conhecimento científico.
  • B análise, compreensão e debate de posicionamentos religiosos contrários às manifestações do sagrado de cunho fundamentalista.
  • C problematização, crítica e transformação dos discursos religiosos por meio da dessacralização de conceitos e da compreensão científica de fenômenos.
  • D avaliação, debate, posicionamento e adesão ao sagrado para transformar práticas violentas e intolerantes de cunho religioso.
  • E debate, problematização e posicionamento frente aos discursos e às práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso.

Administração de Recursos Materiais

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A respeito da gestão patrimonial, julgue os itens seguintes. 

I O material permanente é dito ocioso quando, embora em perfeitas condições de uso, não está sendo aproveitado.
II Não obstante um bem tenha sido adquirido como permanente, o seu controle patrimonial deve ser realizado com base na relação custo-benefício desse controle.
III O inventário físico do tipo extinção é aquele realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
IV Na reincorporação de bem patrimonial, o número patrimonial deve ser distinto do anteriormente utilizado. 

Estão certos apenas os itens 

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.
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Assinale a opção que indica a etapa do ciclo de compras da administração pública consistente em procedimento administrativo formal que se estabelece de forma prévia às contratações de serviços, aquisições de produtos, ou até mesmo para registrar preços para contratações futuras, tendo como objetivo principal a obtenção de propostas mais vantajosas para a administração pública.

  • A recebimento do produto ou serviço e liquidação
  • B licitação
  • C recebimento das requisições de compra
  • D estudo preliminar do cadastro de fornecedores
  • E recepção de nota de empenho
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Assinale a opção que corresponde à técnica de previsão de demanda de materiais de estoque caracterizada como uma técnica quantitativa em que se utiliza o tratamento de dados de uma série histórica de consumo a fim de obter a previsão para períodos subsequentes.

  • A predileção
  • B projeção
  • C explicitação
  • D consumo sazonal
  • E consumo constante
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Na classificação de materiais de estoque pelo sistema ABC, a empresa deve privilegiar, principalmente, o controle dos itens de

  • A classe C.
  • B classe B.
  • C classes B e C.
  • D classe A.
  • E classes A e C.
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Julgue os seguintes itens, a respeito de arranjos físicos de almoxarifados.


I Os itens de grande peso e volume devem ser armazenados no centro do almoxarifado.

II As mercadorias de maior saída devem ser armazenadas próximas à saída ou expedição do almoxarifado.

III A localização dos corredores é feita em função das portas de acesso, dos elevadores e da arrumação prevista dos materiais.


Assinale a opção correta. 

  • A Nenhum item está certo.
  • B Estão certos apenas os itens I e II.
  • C Estão certos apenas os itens I e III.
  • D Estão certos apenas os itens II e III.
  • E Todos os itens estão certos.
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Julgue as afirmativas abaixo, referentes ao setor de compras e suas atividades.


I Na organização descentralizada de compras, o órgão central de compras coordena as unidades periféricas.

II É competência dos órgãos de compras realizar o monitoramento do pedido e a cobrança permanente de resultados do fornecedor.

III Dado que as decisões relacionadas a compras são tomadas por forte julgamento pessoal e, em grande parte, por interações pessoais, é imprescindível que o comprador atue com ética e transparência.

IV Responsabilidade, estabilidade, experiência e flexibilidade de negociação são critérios para identificar fornecedores potenciais.


Assinale a opção correta.

  • A Estão certos apenas os itens I e II.
  • B Estão certos apenas os itens I e IV.
  • C Estão certos apenas os itens II e III.
  • D Estão certos apenas os itens III e IV.
  • E Todos os itens estão certos.
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O sistema de reposições periódicas de controle de estoques é caracterizado por pedidos de reposição em intervalos

  • A fixos de tempo, quantidades variáveis de solicitação de material e período de renovação comum para todos os itens do estoque.
  • B variáveis de tempo, quantidades variáveis de solicitação de material e período de renovação específico para cada item do estoque.
  • C fixos de tempo, quantidades fixas de solicitação de material e período de renovação comum para todos os itens do estoque.
  • D fixos de tempo, quantidades variáveis de solicitação de material e período de renovação específico para cada item do estoque.
  • E variáveis de tempo, quantidades fixas de solicitação de material e período de renovação comum para todos os itens do estoque.
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O estoque exigido para satisfazer o nível médio de demanda durante o período entre a emissão de um pedido de compra e o respectivo recebimento é denominado estoque

  • A antecipatório.
  • B desacoplado.
  • C cíclico.
  • D no canal de abastecimento.
  • E de segurança.
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Considerando a classificação de materiais, assinale a opção correta.

  • A A classificação ABC pode ser representada por um gráfico de Pareto.
  • B O critério preço unitário é utilizado para a clacação ABC de materiais.
  • C As possibilidades de classificação de materiais em estoque se resumem à ABC e à XYZ.
  • D A análise XYZ substitui a classificação ABC.
  • E A curva ABC pode ser melhor constituída se for realizada por etapas ou segmentos dentro de um almoxarifado.
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Acerca do recebimento e da armazenagem de materiais, assinale a opção correta.

  • A Existem apenas dois tipos de leiautes: o de produto e o estacionário.
  • B Logo após o descarregamento do veículo, deve-se verificar se as mercadorias correspondem às descritas na nota fiscal.
  • C A via cega é um documento em que não constam as quantidades da nota fiscal, sendo necessária, assim, a conferência efetiva de todos os itens.
  • D Todos os lotes de entrada no estoque devem ser controlados para fins de rastreabilidade.
  • E A filosofia just in time visa unicamente à redução dos custos reais dos estoques.

Agropecuária

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Os produtos agrícolas brasileiros costumam ser divididos em dois grupos, que correspondem às

  • A culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a indústria, como feijão, arroz e frutas, e às culturas destinadas à exportação, com destaque para as plantações de soja.
  • B culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a produção de animais e as culturas destinadas a importação, como mandioca e trigo.
  • C culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a população, como milho, mandioca, feijão, arroz, frutas, verduras e legumes, e às culturas destinadas à exportação ou à indústria, com destaque para as plantações de soja, café, algodão, trigo e cana-de-açúcar.
  • D culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para exportação, como frutas, verduras e legumes, e às culturas destinadas à indústria, com destaque para as plantações de cana-de-açúcar.
  • E culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a população carente, como milho e mandioca, e às culturas destinadas à exportação, como algodão e trigo.
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A produção agrícola da região Sul é uma das mais diversificadas do país, devido ao grande número de pequenas e médias propriedades rurais de base familiar, que, em geral, praticam a policultura. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A O clima subtropical pode prejudicar o cultivo de culturas como milho, aveia e cevada, exigindo tecnologia de ponta para aumentar sua produtividade.
  • B A produção de soja ainda está em fase inicial nessa região.
  • C As cooperativas estão em desuso na agroindústria e perderam seu importante papel na agricultura dessa região.
  • D O clima subtropical favorece o cultivo de culturas como centeio, uva, maçã e trigo.
  • E A região Sul é responsável por 30% da produção nacional de trigo, em função, principalmente, das condições climáticas.
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As atividades das empresas agrícolas envolvem a seleção de sementes, a aplicação de fertilizantes, o uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e a colheita, além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos e engenheiros agrícolas. Considerando-se a realidade atual do campo, é correto afirmar que

  • A o uso de tecnologia é muito precário na agropecuária.
  • B a agropecuária é um setor mais atrasado que a indústria.
  • C o uso de tecnologia é muito perigoso na agropecuária.
  • D o fornecimento de matérias-primas para a indústria e o uso de produtos industrializados no campo são alguns indicativos da relação próxima entre a agropecuária e a indústria.
  • E a agropecuária e a indústria são parceiros em muito poucas atividades.
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No Brasil, a produção de soja e a pecuária intensiva são símbolos do agronegócio, que gera empregos e movimenta muito dinheiro. A participação do agronegócio na balança comercial brasileira é muito significativa, visto que grande parte dessa produção é destinada à comercialização com outros países. Nesse contexto, o agronegócio

  • A restringe-se às atividades agroindustriais.
  • B não inclui a agroindústria em seu sistema de produção.
  • C engloba somente as atividades rurais em seu sistema de produção.
  • D apresenta média produtividade, pelo fato de empregar somente tecnologias antigas nas diversas etapas da produção.
  • E abrange atividades de processamento, industrialização, distribuição e comercialização de produtos da agropecuária.
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A respeito da modernização da agricultura e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

  • A A modernização da agricultura atingiu diversas propriedades familiares ao redor do mundo, possibilitando que elas se tornassem competitivas no mercado.
  • B O êxodo rural levou muitas famílias a se mudarem para as cidades, aumentando a população urbana no mundo.
  • C A modernização da agricultura representou uma diminuição da produtividade agrícola global.
  • D As propriedades familiares são responsáveis pelo desabastecimento de alimentos para as pessoas que trabalham na cidade.
  • E O êxodo rural eliminou a competição com as novas tecnologias do agronegócio.
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O comportamento de um animal ruminante de produção é considerado anormal quando

  • A difere em padrão, frequência ou contexto daquele que é exibido pela maioria dos membros da espécie.
  • B constitui um comportamento estereotipado, ou seja, que é repetitivo e relativamente fixo na forma de expressão.
  • C apresenta agressividade direcionada a outros do grupo.
  • D demonstra competição pelos recursos ambientais diariamente com outros do grupo.
  • E caracteriza comportamento agressivo contra animais estranhos introduzidos no grupo.
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Em uma fazenda com criação de vacas leiteiras em confinamento, os animais não têm acesso a ambientes externos e frequentemente passam horas fazendo movimentos de mastigação, mesmo sem nenhum alimento na boca.
Nessa situação hipotética, o bem-estar animal está comprometido em razão

  • A da fome, da sede e da má nutrição.
  • B de desconforto físico e térmico.
  • C da redução do número de animais.
  • D da violação da liberdade do animal para expressar modelos normais de comportamento.
  • E de dor, injúria e doença.
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Considera-se que um solo está compactado quando

  • A são formadas pequenas irregularidades no sentido da declividade do terreno, formando-se sulcos com profundidade variável.
  • B se forma uma fina camada adensada no solo, causada pelo impacto das gotas da chuva ou da irrigação.
  • C os nutrientes começam a ser perdidos com a força da água pela enxurrada, junto com partículas minerais e orgânicas do solo.
  • D o equilíbrio natural do solo é alterado, desencadeando-se transformações químicas, físicas, biológicas e eletroquímicas.
  • E se reduz o espaço poroso do solo e, consequentemente, o seu volume, por meio de uma pressão externa.
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Define-se plantio direto como

  • A o preparo do solo a partir da lavração, seguida de gradagens com grade niveladora, de modo que os resíduos culturais são incorporados ao solo para a semeadura direta das culturas.
  • B o sistema de preparo do solo com intensa mobilização do solo, para controlar plantas invasoras, já que o plantio é feito diretamente na palhada e nos restos das culturas anteriores.
  • C o sistema de cultivo de semeadura diretamente nos resíduos culturais que são incorporados ao solo após uma gradagem com grade pesada ou grade aradora.
  • D o manejo do solo que consiste na semeadura ou no plantio das culturas diretamente sobre a resteva ou palhada da cultura anterior, sem o preparo físico do solo.
  • E o manejo do solo em que o preparo pode ser feito com uma gradagem leve, somente na linha de semeadura, permanecendo o espaço entre as linhas sem revolvimento.
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Em uma propriedade rural, o ecossistema natural foi manejado de forma a aumentar a produtividade de um seleto grupo de produtores e consumidores, substituindo-se plantas e animais nativos por poucas espécies de interesse econômico.
Nesse caso hipotético, segundo a agroecologia, esse sistema passa a ser definido como

  • A agricultura regenerativa.
  • B agroecossistema.
  • C sistema orgânico de produção.
  • D integração lavoura-floresta.
  • E integração lavoura-pecuária.