Resolver o Simulado Prefeitura de Padre Bernardo GO Professor Pedagogo - Instituto Verbena - Universidade Federal de Goiás - Nível Superior

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Pedagogia

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De acordo com Brasil. MEC (2010), as metodologias ativas de aprendizagem colocam o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem e agrega valor educativo aos conteúdos da formação. Entre as diversas metodologias, a Aprendizagem Colaborativa em Redes – ACR, construída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida para um programa de formação continuada a distância de professores de AEE.
Uma das propostas da ACR é:

  • A focar na aprendizagem colaborativa, no trabalho em equipe, contextualizado na realidade do aprendiz.
  • B constituir redes sociais como alternativas de substituição da atuação do professor no AEE.
  • C disponibilizar, para os alunos, ferramentas de livre acesso na internet que dispensem a atuação do professor.
  • D focar na aprendizagem colaborativa, no trabalho individual, contextualizado na realidade do professor.
  • E preparar o professor para descaracterização das singularidades de cada caso e atuar frente a eles.
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Hernandez, in Brasil. MEC (2010), defende uma perspectiva de organização curricular globalizadora. O conceito de conhecimento global e relacional permite superar o sentido da mera acumulação de saberes em torno de um tema.
De acordo com o documento, a proposta é

  • A formular materiais didáticos, tipo cartilha, com conteúdo raso e básico, para que seja aprendido por todos.
  • B planejar o currículo com base no índice de acerto dos alunos, o que fará com que os indicadores de aprendizagem apresentem resultados mais satisfatórios.
  • C promover uma organização curricular nivelada por baixo e eliminar os assuntos que trazem dificuldades para a maioria dos alunos.
  • D elaborar conteúdo curricular com propostas pedagógicas padronizadas para toda a rede de ensino nacional equiparada a dos países desenvolvidos.
  • E estabelecer um processo no qual o tema abordado seja o ponto de referência para onde confluem os conhecimentos.
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De acordo com Brasil. MEC (2010), para atuar no AEE, os professores devem ter formação específica para este exercício, que atenda aos objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Por outro lado, a formação das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nas unidades de ensino, é feita por ações implementadas.
Tais implementações são de competência

  • A da Secretaria Municipal de Educação.
  • B do professor especializado.
  • C da Secretaria Estadual de Educação.
  • D da gestão escolar.
  • E do MEC.
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O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ___________ a formação do aluno, visando a sua ___________ na escola e fora dela, constituindo oferta ___________ pelos sistemas de ensino. É realizado, _________, nas escolas ___________, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  • A complementa e/ou suplementa ... autonomia ... opcional ... obrigatoriamente ... públicas
  • B complementa e/ou suplementa ... autonomia ... obrigatória ... de preferência ... comuns
  • C complementa e/ou suplementa ... dependência ... obrigatória ... de preferência ... públicas
  • D substitui ... dependência ... gratuita ... obrigatoriamente ... comuns
  • E substitui ... autonomia ... obrigatória ... de preferência ... públicas
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De acordo com Ropoli et al. (2010), ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
Segundo o documento, a ideia do currículo adaptado

  • A corrobora com um ensino escolar coletivo, igual para todos, dotado de um sistema dinâmico, permissivo e flexível.
  • B constitui a ideia que faz todo o sentido para o aluno que não acompanha a turma, assim como a decisão da terminalidade específica.
  • C e o ensino adaptado ratificam a aprendizagem diferenciada e individualizada, característica democrática da escola inclusiva.
  • D é uma premissa inclusiva: é o currículo que se adapta ao aluno, quando se admitem e se valorizam as diversas formas e os diferentes níveis de conhecimento de cada um.
  • E está associada à exclusão na inclusão dos alunos que não conseguem acompanhar o progresso dos demais colegas na aprendizagem.
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De acordo com Brasil. MEC (2010), o reconhecimento de que os alunos aprendem segundo suas capacidades não surge de uma hora para a outra, só porque as teorias assim afirmam. O professor desempenhará o seu papel formador.
Assinale a alternativa que corrobora com o excerto.

  • A A escola deve se equipar de professores protecionistas que validam todas as ações dos alunos sob o pretexto de respeitar irrestritamente suas individualidades.
  • B O aluno depende exclusivamente desse papel de formador do professor, principalmente ao se considerar que o processo de aprendizagem é totalmente passivo.
  • C Todos os alunos apresentam dificuldades em dado momento. Uns mais, outros menos. O professor deve focar sua total atenção naqueles que apresentam mais dificuldades.
  • D O professor não se restringe a ensinar somente aos alunos que atingem o desempenho esperado pela escola. Ele ensina a todos, indistintamente.
  • E O papel de formador do professor, a respeito do reconhecimento das capacidades do aluno, é uma exceção quando se trata de alunos com altas habilidades/superdotação.
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De acordo com a Lei nº 9.394/96, em seu artigo 12, define, entre as atribuições de uma escola, a tarefa de “[...] elaborar e executar sua proposta pedagógica”, deixando claro que ela precisa fundamentalmente saber o que quer e colocar em execução esse querer. Todas as intenções da escola, reunidas no _____________, conferem-lhe o caráter _____________, porque ele representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais. Ele ganha status _____________ ao organizar e sistematizar essas intenções em ações educativas alinhadas com as prioridades estabelecidas.
Assinale a alternativa que apresenta os itens que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  • A Projeto político-pedagógico ... pedagógico ... político
  • B Diário de classe ... político ... pedagógico
  • C Projeto político-pedagógico ... político ... pedagógico
  • D Regimento escolar ... político ... pedagógico
  • E Regimento escolar ... pedagógico ... político
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De acordo com Brasil. MEC (2010), a escola comum se torna inclusiva quando

  • A adequa os seus alunos às suas práticas pedagógicas.
  • B preconiza as igualdades dos alunos e a normalização das deficiências.
  • C direciona as pessoas com deficiências a instituições de ensino específicas.
  • D se mantém fiel aos seus métodos mais ortodoxos de ensino e avaliação.
  • E reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo.
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Neumann e Ribeiro (2020) constatam que o Brasil tem sido um país com enormes problemas sociais e, por isso, falar de altas habilidades/superdotação (AH/SD) soa controverso, porque é como se houvesse temas mais urgentes a serem tratados a partir da crença de que pessoas inteligentes não precisam de alguma atenção ou ajuda. Da crença na superioridade dos inteligentes, há diversas consequências prejudiciais à identificação, à avaliação e ao atendimento de pessoas superdotadas.
Elas defendem que, nesse contexto, e dentro dos fatores sociais e culturais, é fundamental considerar

  • A testes de QI que considerem o gênero do aluno.
  • B diferenciação social na aplicação dos testes de QI.
  • C a afetividade nas avaliações escolares.
  • D avaliações escolares mais ortodoxas e testes de quociente de inteligência (QI).
  • E gênero, etnia e classe social.
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A partir da concepção estabelecida em “Atendimento educacional especializado (AEE) em deficiência mental” – como mencionado na obra de Batista e Mantoan – in Santos (2012), o processo de conhecimento deve dar-se na dimensão subjetiva.
De acordo com o excerto, é correto afirmar que

  • A tal atendimento se trata de um período extra de reforço dos conteúdos acadêmicos ensinados na sala de aula comum, já que não é viável, nesses casos, a perspectiva de uma construção particular de um conhecimento importante para a vida acadêmica e geral do aluno.
  • B enquanto o conhecimento acadêmico refere-se à forma pela qual o aluno trata todo e qualquer conteúdo que lhe é apresentado e como consegue significá-lo, o AEE dedica-se à aprendizagem do conteúdo curricular.
  • C ao se considerarem as dificuldades apresentadas pela pessoa com deficiência intelectual, cabe ao AEE estabelecer métodos mecanizados e repetitivos para se conduzir a uma aprendizagem mnemônica que dispense evocações mentais mais elaboradas.
  • D o AEE do aluno com deficiência intelectual deve priorizar a aprendizagem do conteúdo acadêmico em detrimento das expressões de suas habilidades e dificuldades manifestadas a cada momento.
  • E enquanto o conhecimento acadêmico refere-se à aprendizagem do conteúdo curricular, o AEE trabalha a forma pela qual o aluno trata todo e qualquer conteúdo que lhe é apresentado e como consegue significá-lo.

Ciências

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O ensino de Ciências deve articular os conhecimentos sobre ecossistemas com os desafios ambientais contemporâneos. Um desses desafios é a perda de biodiversidade causada por desequilíbrios ecológicos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo direto de desequilíbrio ambiental antrópico com impacto significativo na biodiversidade.

  • A A predação natural entre espécies endêmicas.
  • B A sucessão ecológica em uma área abandonada.
  • C O desmatamento em larga escala para expansão agrícola.
  • D O aumento da biomassa em áreas preservadas.
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A água possui características únicas devido à sua polaridade e capacidade de formar ligações de hidrogênio. Tais propriedades explicam muitos fenômenos da natureza. Assinale a alternativa que melhor explica por que o gelo flutua na água líquida.

  • A O gelo é mais pesado devido à menor movimentação molecular.
  • B A estrutura cristalina do gelo reduz sua densidade.
  • C A polaridade da água aumenta a densidade do gelo.
  • D O gelo se forma com maior concentração de íons.
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Uma abordagem interdisciplinar caracteriza-se por estimular professores e estudantes a dialogar entre si, de forma a produzir um saber integrado, estabelecendo relações entre os conteúdos estudados nos componentes curriculares ou veiculados por outras fontes de informação.
Fonte: Hartmann e Zimmermann (2007).

Sobre a interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Ciências Exatas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)A perspectiva interdisciplinar da compreensão conota as áreas das Ciências da Natureza e das Ciências Exatas como cientificamente desconectadas em seus princípios fenomenológicos naturais.
(__)É capaz de construir pontes conceituais de forma conjunta e harmônica sobre as barreiras entre os saberes disciplinares culturalmente arquitetados.
(__)A abordagem interdisciplinar em trabalho colaborativo de áreas distintas proporciona integração entre saberes e compreensão global do conhecimento.
Fonte: DA COSTA, Adriana da Silva; TROMBETTA, Fernanda; RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS. Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química, n. 42, 2023.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A F, V, F.
  • B F, V, V.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
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Considere as seguintes representações de dois elementos químicos por meio das distribuições eletrônicas de suas camadas.

Elemento químico 1: 1s2 2s2 2p6 3s1
Elemento químico 2: 1s2 2s2 2p6 3p5

Considerando a distribuição dos elementos químicos da tabela periódica, os elementos químicos 1 e 2

  • A pertencem à família de metais alcalinos.
  • B têm valências químicas diferentes.
  • C pertencem ao mesmo período.
  • D são considerados halogênios.
  • E apresentam números diferentes de camadas.
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O carbono é um dos elementos que apresentam o fenômeno da alotropia, isto é, esse elemento liga-se de diferentes maneiras, formando diferentes substâncias simples. Existem duas formas alotrópicas do carbono, que são encontrados na natureza como minerais: a grafita e o diamante.

Essas duas formas alotrópicas do carbono apresentam a mesma

  • A densidade.
  • B estrutura cristalina.
  • C dureza mineral.
  • D estabilidade química.
  • E composição química.
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Em um motor à explosão, como em um automóvel movido à etanol ou gasolina, a água, ao passar pelos cilindros do motor, é levada até o radiador, circulando por ele e retornando ao motor novamente. Esse circuito, que tem por objetivo evitar o superaquecimento do motor, é feito mediante o trabalho de uma bomba, que força a circulação da água. Considerando um carro em movimento, uma transferência direta de calor ocorre

  • A do ar para a água.
  • B do radiador para a água.
  • C da água para o motor.
  • D do ar para o radiador.
  • E do radiador para o ar.
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Energia geotérmica é a energia armazenada sob a forma de calor no interior da Terra. Ela é gerada a partir da desintegração de elementos radioativos presentes nas camadas internas do planeta e do calor residual da formação da Terra. Vários países têm utilizado essa forma de energia em usinas geotérmicas, por meio da perfuração do solo, para atingir reservatórios subterrâneos de água quente ou vapor. A água aquecida ou o vapor são, então, extraídos e usados para mover turbinas conectadas a geradores elétricos ou diretamente no aquecimento de edifícios.

Esse tipo de energia é uma fonte de energia

  • A não renovável e pouco poluente.
  • B renovável e poluente.
  • C renovável e não poluente.
  • D não renovável e poluente.
  • E renovável e dependente do clima.