De acordo com Brasil. MEC (2010), as metodologias ativas de aprendizagem colocam o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem e agrega valor educativo aos conteúdos da formação. Entre as diversas metodologias, a Aprendizagem Colaborativa em Redes – ACR, construída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida para um programa de formação continuada a distância de professores de AEE.
Uma das propostas da ACR é:
Hernandez, in Brasil. MEC (2010), defende uma perspectiva de organização curricular globalizadora. O conceito de conhecimento global e relacional permite superar o sentido da mera acumulação de saberes em torno de um tema.
De acordo com o documento, a proposta é
De acordo com Brasil. MEC (2010), para atuar no AEE, os professores devem ter formação específica para este exercício, que atenda aos objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Por outro lado, a formação das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nas unidades de ensino, é feita por ações implementadas.
Tais implementações são de competência
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ___________ a formação do aluno, visando a sua ___________ na escola e fora dela, constituindo oferta ___________ pelos sistemas de ensino. É realizado, _________, nas escolas ___________, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
De acordo com Ropoli et al. (2010), ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
Segundo o documento, a ideia do currículo adaptado
De acordo com Brasil. MEC (2010), o reconhecimento de que os alunos aprendem segundo suas capacidades não surge de uma hora para a outra, só porque as teorias assim afirmam. O professor desempenhará o seu papel formador.
Assinale a alternativa que corrobora com o excerto.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, em seu artigo 12, define, entre as atribuições de uma escola, a tarefa de “[...] elaborar e executar sua proposta pedagógica”, deixando claro que ela precisa fundamentalmente saber o que quer e colocar em execução esse querer. Todas as intenções da escola, reunidas no _____________, conferem-lhe o caráter _____________, porque ele representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais. Ele ganha status _____________ ao organizar e sistematizar essas intenções em ações educativas alinhadas com as prioridades estabelecidas.
Assinale a alternativa que apresenta os itens que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
De acordo com Brasil. MEC (2010), a escola comum se torna inclusiva quando
Neumann e Ribeiro (2020) constatam que o Brasil tem sido um país com enormes problemas sociais e, por isso, falar de altas habilidades/superdotação (AH/SD) soa controverso, porque é como se houvesse temas mais urgentes a serem tratados a partir da crença de que pessoas inteligentes não precisam de alguma atenção ou ajuda. Da crença na superioridade dos inteligentes, há diversas consequências prejudiciais à identificação, à avaliação e ao atendimento de pessoas superdotadas.
Elas defendem que, nesse contexto, e dentro dos fatores sociais e culturais, é fundamental considerar
A partir da concepção estabelecida em “Atendimento educacional especializado (AEE) em deficiência mental” – como mencionado na obra de Batista e Mantoan – in Santos (2012), o processo de conhecimento deve dar-se na dimensão subjetiva.
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
O ensino de Ciências deve articular os conhecimentos sobre ecossistemas com os desafios ambientais contemporâneos. Um desses desafios é a perda de biodiversidade causada por desequilíbrios ecológicos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo direto de desequilíbrio ambiental antrópico com impacto significativo na biodiversidade.
A água possui características únicas devido à sua polaridade e capacidade de formar ligações de hidrogênio. Tais propriedades explicam muitos fenômenos da natureza. Assinale a alternativa que melhor explica por que o gelo flutua na água líquida.
Uma abordagem interdisciplinar caracteriza-se por estimular professores e estudantes a dialogar entre si, de forma a produzir um saber integrado, estabelecendo relações entre os conteúdos estudados nos componentes curriculares ou veiculados por outras fontes de informação.
Fonte: Hartmann e Zimmermann (2007).
Sobre a interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Ciências Exatas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
(__)A perspectiva interdisciplinar da compreensão conota as áreas das Ciências da Natureza e das Ciências Exatas como cientificamente desconectadas em seus princípios fenomenológicos naturais.
(__)É capaz de construir pontes conceituais de forma conjunta e harmônica sobre as barreiras entre os saberes disciplinares culturalmente arquitetados.
(__)A abordagem interdisciplinar em trabalho colaborativo de áreas distintas proporciona integração entre saberes e compreensão global do conhecimento.
Fonte: DA COSTA, Adriana da Silva; TROMBETTA, Fernanda; RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS. Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química, n. 42, 2023.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Considere as seguintes representações de dois elementos químicos por meio das distribuições eletrônicas de suas camadas.
Elemento químico 1: 1s2 2s2 2p6 3s1
Elemento químico 2: 1s2 2s2 2p6 3p5
Considerando a distribuição dos elementos químicos da tabela periódica, os elementos químicos 1 e 2
O carbono é um dos elementos que apresentam o fenômeno da alotropia, isto é, esse elemento liga-se de diferentes maneiras, formando diferentes substâncias simples. Existem duas formas alotrópicas do carbono, que são encontrados na natureza como minerais: a grafita e o diamante.
Essas duas formas alotrópicas do carbono apresentam a mesma
Em um motor à explosão, como em um automóvel movido à etanol ou gasolina, a água, ao passar pelos cilindros do motor, é levada até o radiador, circulando por ele e retornando ao motor novamente. Esse circuito, que tem por objetivo evitar o superaquecimento do motor, é feito mediante o trabalho de uma bomba, que força a circulação da água. Considerando um carro em movimento, uma transferência direta de calor ocorre
Energia geotérmica é a energia armazenada sob a forma de calor no interior da Terra. Ela é gerada a partir da desintegração de elementos radioativos presentes nas camadas internas do planeta e do calor residual da formação da Terra. Vários países têm utilizado essa forma de energia em usinas geotérmicas, por meio da perfuração do solo, para atingir reservatórios subterrâneos de água quente ou vapor. A água aquecida ou o vapor são, então, extraídos e usados para mover turbinas conectadas a geradores elétricos ou diretamente no aquecimento de edifícios.
Esse tipo de energia é uma fonte de energia