Resolver o Simulado IBGP

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Administração Geral

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Uma empresa do setor alimentício, sediada em São João Del-Rei/MG, cujas atividades estão em funcionamento há 20 anos, está passando por um processo de reestruturação estratégica e foi sugerido que utilizasse o Balanced Scorecard (BSC) para a quantificação dos resultados.


Assinale a alternativa que NÃO compreende uma possível indicação para a utilização do BSC.

  • A O BSC pode ser utilizado na determinação do tamanho do mercado para que uma organização inicie suas atividades em determinado ramo.
  • B O BSC pode ser utilizado porque as tradicionais medidas financeiras de desempenho podem não ser suficientes para assegurar uma boa gestão das empresas e dos negócios.
  • C O BSC permite identificar a perspectiva do cliente sobre a organização.
  • D O BSC auxilia na identificação dos aspectos internos relacionados a processos e competências que as organizações devem buscar para se sobressaírem no mercado.
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A Secretaria de Saúde do município de Andrelândia mantém o estoque individualizado de medicamentos necessários aos postos de saúde, isto é, cada posto de bairro ou distrito mantém seu próprio estoque. Visando melhorar o desempenho na gestão, o secretário decide centralizar o estoque dos medicamentos em um depósito na sede do município, objetivando assim de forma centralizada obter ganhos com o investimento total e custos de logística. Assinale a alternativa que indica um ponto que NÃO deve ser alcançado com a centralização dos estoques, contrariando assim os objetivos do gestor, trazendo aumento de custos em vez de redução:

  • A Atender a variação da demanda com um estoque de segurança bem menor.
  • B Diminuir a mobilização de recursos financeiros com a redução do estoque médio.
  • C Reduzir os custos com imobilizações e pessoal.
  • D Reduzir o tempo na logística de distribuição e dos custos de frete de entrega.
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Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais.

Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se auto-gerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades.

Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:

  • A Formação: os membros do grupo devem definir as regras básicas para que possam conviver socialmente e de maneira saudável.
  • B Integração de objetivos: para que não haja disputas ou conflitos de poder ou de posição no alcance dos objetivos comuns.
  • C Normas: os membros devem concordar sobre metas que compartilham e desenvolver relações humanas mais próximas.
  • D Desempenho: os membros devem canalizar suas energias para seus interesses pessoais
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Ao administrador cumpre a tarefa de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do pessoal que está sob suas ordens. Portanto, o administrador, constante ou simultaneamente, está planejando, organizando, dirigindo e controlando o trabalho dos empregados ou funcionários sob sua gestão.
Na prática da Total Quality Management (TQM), ou seja, da gestão da qualidade total, o controle constitui uma das quatro fases do conhecido ciclo PDCA, cujo modelo básico ilustra as atividades do administrador.
Faça a relação das atividades apresentadas na COLUNA II com os componentes do PDCA apresentados na COLUNA I:
01 – P (do inglês Plan) – Planejamento
02 – D (do inglês Do) – Desenvolvimento
03 – C (do inglês Check)- Controle
04 - A (do inglês Act) – Ação (corretiva)

( ) Verificação do acerto ou não do que foi planejado e das ordens dadas.
( ) Confrontação com o que foi planejado para devidas correções ou ajustes, objetivando a melhoria contínua.
( ) Determinação do que se pretende fazer e das metas que devem ser atingidas

( ) Execução do que foi planejado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A 3 4 1 2.
  • B 4 3 1 2.
  • C 3 4 2 1.
  • D 4 2 1 3.
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Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização, seja ela pública ou privada. Logo que tomar posse para sua nova função na prefeitura de Sarzedo lhe será apresentado diversos departamentos estruturados e organizados por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos ou por algum outro critério. Sobre departamentalização, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I 1. Departamentalização por função ou funcional.
2. Departamentalização por quantidade.
3. Departamentalização por produto ou serviço.
4. Departamentalização por cliente.
5. Departamentalização por processo.
6. Departamentalização por projetos.
7. Departamentalização matricial.
8. Departamentalização mista.

COLUNA II ( ) São tipos diferentes de departamentalização.
( ) Tende a ser temporária.
( ) Ocorre na passagem das tarefas de um setor para o outro.
( ) Ocorre quando existe mais de um tipo de distribuição de tarefas ocorrendo ao mesmo tempo.
( ) Ocorre com agrupamento dos servidores/funcionários por função.
( ) Ocorre quando é necessário focar mais em seus produtos.
( ) Baseia-se em critérios numéricos.
( ) Orienta-se pelo mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A 1 2 3 4 5 6 7 8.
  • B 8 6 5 7 1 3 2 4.
  • C 7 5 6 8 3 2 4 1.
  • D 6 4 3 2 8 7 1 5.
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Uma das atividades profissionais de José é auxiliar na realização de reuniões internas e externas, identificando e preparando espaços físicos, recursos audiovisuais e demais itens solicitados pelos departamentos, setores e áreas. Contudo, com muita frequência, ele tem tido problemas para conseguir tudo: ora a sala que deveria estar livre foi ocupada com materiais, ora os recursos audiovisuais estão com defeito e ele precisa contratar recursos, dentre outros imprevistos. Dubrin (2003) descreve um modelo de 7 passos para a tomada de decisões não programadas. São passos do modelo de Dubrin (2003) para tomada de decisões não programadas, EXCETO:

  • A Identificação e diagnóstico do problema.
  • B Estabelecimento do critério de decisão.
  • C Exclusão de criatividade e foco na realidade.
  • D Avaliação e controle.
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Pedro auxilia nas atividades técnico-operacionais de natureza administrativa dos departamentos, setores e áreas de Recursos Humanos, Financeiro, Almoxarifado, Compras e Licitação, Recepção, etc. do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas – CISSUL. Foi solicitado a ele que verificasse a redação dos procedimentos referentes a algumas áreas, de acordo com os padrões de elaboração de texto empresarial, segundo Gold (2005). Analise as frases a seguir. 1. Concisão: expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. A pessoa deve ser capaz de incluir todas as informações, tanto as mais relevantes quanto as demais relacionadas ao assunto. 2. Coerência: se expressar com harmonia, tanto na relação de sentido entre as palavras quanto no encadeamento de ideias dentro do texto, que significa estabelecer uma relação de tempo, espaço, causa e consequência. 3. Linguagem formal: para evitar que regionalismos e outras variações contextuais afetem na interpretação. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a(s) orientação(ões) que ele deve seguir.

  • A As 3 orientações.
  • B As orientações 2 e 3.
  • C As orientações 1 e 2.
  • D Apenas a orientação 2.
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O texto empresarial serve para diferentes fins dentro de uma organização. Profissionais dos mais variados cargos estão envolvidos e o modo como se expressam via texto pode causar grande impacto na organização, tanto positivo quanto negativo. São funções que um texto empresarial pode representar, EXCETO:

  • A Instrumento de marketing indireto, reforçando ou conferindo novos rumos à cultura da empresa.
  • B Instrumento relacionado à função estratégica empresarial, no que se refere à cultura da empresa e no aspecto motivacional
  • C Instrumento relacionado à função estratégica no sentido de economia, na medida em que evita o retrabalho e o desperdício de tempo.
  • D Instrumento relacionado à comunicação, quando escrito de forma ampla e pouco objetiva, fazendo com que as pessoas precisem se comunicar para, face a face, chegarem a um acordo da interpretação do que está escrito e, consequentemente, do que deve ser feito.
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Para Cury (2006), dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada, um dos elementos estruturais mais críticos é a natureza da divisão das novas funções em departamentos ou unidades organizacionais de níveis inferiores, que se refere ao modo como o trabalho daquela empresa é dividido em unidades semiautônomas, ao longo da estrutura interna da organização. Assim, logo após o nível estratégico, da alta administração, inicia-se o processo de departamentalização. Sobre a departamentalização, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A departamentalização é um processo de institucionalização de unidades organizacionais quaisquer, por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes, desde as principais às mais especializadas, e/ou do grupamento de atividades homogêneas.
  • B O processo de departamentalização envolve duas perspectivas distintas: do geral para o particular e do particular para o geral, sendo que elas, por serem antagônicas, não se complementam.
  • C Quando o processo de departamentalização ocorre do geral para o particular, significa que houve uma divisão do trabalho, segundo as especializações existentes.
  • D Quando o processo de departamentalização ocorre do particular para o geral, a divisão do trabalho é feita como algo semelhante ao agrupamento de atividades homogêneas.
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Segundo Cury (2006), os manuais são documentos criados dentro de uma empresa com o objetivo de padronizar os procedimentos que devem ser seguidos nas diversas áreas de atividades. De acordo com a solução adotada pela American Machine & Foundry Company (AMF), para se preparar um Manual de Organização, são etapas básicas para a construção de um manual, EXCETO:

  • A Seguir, a rigor, um modelo de Manual de Organização que existe para atender ao interesse de todo e qualquer tipo de empresa, servindo de padrão.
  • B Reconhecer a necessidade, pela alta administração, de a empresa ter Manuais de Organização.
  • C Fixar os objetivos específicos de cada manual e respectivo conteúdo.
  • D Atribuir responsabilidade pelo preparo de cada manual.

Administração de Recursos Materiais

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A estocagem é o momento da guarda do material no estoque e deve obedecer aos padrões. Primeiro certificar-se de que o documento de entrada do material foi lançado no sistema. Depois aloca-se o material corretamente conforme determinado quando da elaboração do lay out.

Assinale a alternativa que CONTRARIA as recomendações para o procedimento adequado de estocagem:

  • A Observar a colocação do material nas prateleiras, sendo os mais pesados na parte superior e os mais leves nas prateleiras inferiores.
  • B Controlar os materiais com validade para não expirarem no estoque.
  • C Verificar os materiais que não podem receber umidade, luz ou calor excessivo.
  • D Observar constantemente a segurança do local, não permitindo acesso de pessoas estranhas.
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A PBH Ativos consome 40 unidades por mês de determinado material. O tempo de reposição desse material é de dois meses. O estoque mínimo deve ser de um mês e meio de consumo.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o Ponto de Pedido, em número de unidades.

  • A 160.
  • B 140.
  • C 120.
  • D 90.
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Uma dada empresa consome por mês 1.000 unidades de uma determinada peça utilizada por suas máquinas. O custo de armazenagem por peça por mês é de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) e o custo de cada pedido de compras é de R$ 5,00 (cinco reais). O preço unitário de cada peça é de R$ 10,00 (dez reais).

Tomando por base esses dados, analise as afirmativas a seguir relativas ao lote econômico de compras para essa determinada peça, considerando que (i) o consumo mensal é determinístico e com uma taxa constante e (ii) a reposição é instantânea quando os estoques chegam ao nível zero.

I- O lote econômico de compra é de 200 unidades por pedido.

II- O preço unitário de compra das peças não é usado para o cálculo do lote econômico.

III- O número total de pedidos por mês é de cinco, considerando-se o lote econômico de compra calculado.


Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
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A administração moderna de materiais é aquela que avalia e dimensiona convenientemente os estoques em bases científicas, substituindo o empirismo e as suposições.
Uma importante técnica é utilizada para controle dos recursos financeiros investidos na aquisição dos estoques, considerando a importância relativa dos itens no estoque, definindo os itens que devem ter maiores e menores cuidados.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essa técnica de controle:

  • A Inventário.
  • B Indicadores de acuracidade.
  • C Curva ABC.
  • D Giro de estoque.
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Julia utilizou formulários para manter controle dos estoques, por meio de registros apropriados, anotando todas as entradas e saídas, visando facilitar a reposição e a elaboração dos inventários. Em relação aos formulários, que possuem vantagens e desvantagens, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Os formulários são excelentes alternativas, pois são simples de serem criados e utilizados, não sendo necessários métodos adequados de implantação, supressão e racionalização de formulários.
  • B Os formulários devem ser extintos, uma vez que oneram os custos operacionais, forçando o aumento de quadros de pessoal e criando uma série de atividades paralelas, controles em duplicatas, métodos e processos de trabalho complicados, inadequados e redundantes.
  • C O formulário é um excelente veículo de transmissão de informações importantes para o planejamento, execução e controle das diferentes atividades desenvolvidas em uma organização.
  • D Ao criar um formulário, basta desconsiderar aqueles existentes, não é preciso estudo prévio de sua real necessidade, utilidade, características básicas, unidades envolvidas, fluxo e tantas outras formalidades que comprometem a agilidade.
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Lúcia tem como função assistir técnico e operacionalmente as atividades administrativas dos departamentos, setores e áreas, por meio de observação do andamento dos processos, para identificação e proposição de melhorias. Foi pedido a ela que elaborasse um relatório, no modelo do moderno texto empresarial, de acordo com Gold (2005), com as possibilidades de melhorias identificadas.

Considerando o contexto descrito, assinale a alternativa que atende à exigência para escrita do relatório de forma CORRETA.

  • A O texto deve conter frases longas e rebuscadas, uma vez que escrever de forma simplória significa subestimar a inteligência do leitor e desprezar a capacidade de escrita do autor do relatório, comprometendo, assim, a imagem da organização.
  • B O texto deve conter o máximo de informações possíveis, relatando fatos que estão direta e indiretamente ligados ao assunto.
  • C O texto deve ser escrito em uma linguagem simples e formal, visto que, no estilo de vida moderno, a informação valorizada é aquela de mais fácil assimilação.
  • D O texto deve ser escrito em uma linguagem coloquial, pois, escrevendo da forma como as pessoas falam, a compreensão é muito maior, além de haver uma aproximação com o leitor.

Administração Financeira e Orçamentária

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Para responder a questão, considere as informações a seguir, relativas ao Município hipotético de Pé de Cabra/MG (consolidado Executivo e Legislativo):


Orçamento aprovado em dezembro/2019, para vigência no exercício de 2020 (em R$):


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


No decorrer do exercício de 2020, verificou-se a ocorrência dos seguintes fatos e transações:


Receitas Orçamentárias:


Operações de Crédito.................................................................... .................723.467,89

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza .............................. ................689.798,41

Cota-parte do ICMS..........................................................................................399.753,34

Receita de Serviços....................................................................... ....................47.984,68

Alienação de Bens ........................................................................ ..................446.798,12

Taxa de Limpeza Pública .............................................................. ..................168.943,66

Imposto sobre Transmissão de Imóveis “Inter vivos” .................... ..................354.578,93

Multas Administrativas................................................................. .....................125.466,45

Principal da Dívida Ativa Tributária ............................................. .....................157.645,91

Contribuição de Custeio da Iluminação Pública ............................ ..................138.997,13

Imposto Predial Territorial Urbano..................................................................... 539.831,67

Amortização de Empréstimos Concedidos .......................................................215.874,44

Rendimentos de aplicações financeiras ......................................... ...................78.973,48

Imposto de Renda Retido na Fonte................................................ ..................189.987,74


Despesas Orçamentárias:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Informações Adicionais:


I. Considere que todas as receitas foram arrecadadas no exercício de 2020.

II. Considere o momento da liquidação como tendo sido a ocorrência do fato gerador patrimonial das despesas orçamentárias.

III. No exercício de 2020, o município contratou Operações de Crédito por Antecipação da Receita Orçamentária no valor de R$ 164.445,65 (quitadas integralmente no exercício de 2020).

IV. Ao final do exercício, foram cancelados empenhos relativos a Obras Públicas no valor de R$ 78.328,46

V. A despesa com pessoal é relativa à manutenção das atividades governamentais.

VI. Não houve abertura de créditos adicionais no exercício de 2020.

VII. Em 2020, houve pagamento de Restos a Pagar inscritos em 2018, no valor de R$ 64.744,67, relativos a contratos de obras públicas.

VIII. Depreciação do Ativo Imobilizado incorrida no exercício de 2020: R$ 75.954,46.

IX. Depósitos de Cauções recebidos no exercício no valor de R$ 34.687,61 (devolvidos no ano seguinte).

X. As despesas com terceirização de mão de obra referem-se à substituição de servidores efetivos da saúde.

XI. Os materiais de consumo adquiridos foram integralmente utilizados no exercício de 2020, imediatamente após sua aquisição.

Tendo em mente as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal acerca do limite de gastos com pessoal, avalie as afirmativas a seguir:


I- A despesa total com pessoal no exercício de 2020, para fins de cumprimento do disposto no art. 19 da LRF é de R$ 1.528.501,92.

II- A Receita Corrente Líquida para fins de apuração do percentual a que alude o art. 19, é de R$ 2.812.987,92.

III- No exercício de 2020, o município comprometeu 49,5% de sua receita corrente líquida com despesas de pessoal, estando, portanto, regular perante a Lei de Responsabilidade Fiscal.


Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s): 

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e III apenas.
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Em 31/08/2020 o Prefeito Municipal de Dores do Indaiá/MG enviou para a Câmara Legislativa o Projeto de Lei Orçamentária Anual. Ao analisar o documento, a comissão de orçamento verificou que ali não constava a fixação da despesa com a manutenção da frota de veículos do Executivo, bem como havia no projeto dispositivo tendente a alterar critérios de zoneamento urbano daquele município.
Nesse caso hipotético, estaria o Prefeito transgredindo os princípios orçamentários da:

  • A Unidade e exclusividade.
  • B Universalidade e exclusividade.
  • C Totalidade e equilíbrio.
  • D Universalidade e unidade.
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A Portaria Conjunta STN/SOF de 2016 estabelece a 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP):


I- Todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa.

II- Cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

III- Estabelecimento da necessidade de formalização legal das leis orçamentárias.


Assinale a alternativa que apresenta os princípios orçamentários descritos nos itens acima.

  • A I- Unidade ou Totalidade, II- Universalidade, III- Anualidade.
  • B I- Não-Vinculação da Receita de Impostos, IIPublicidade, III- Transparência.
  • C I - Unidade ou Totalidade, II – Universalidade, III- Legalidade.
  • D I - Orçamento Bruto, II- Exclusividade, IIIAnualidade.
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No decorrer da execução do orçamento dentro do exercício, a secretaria de saúde depara com a necessidade de um volume recursos para o elemento de despesas 33.111.35.00 – Material de Laboratório, e identifica saldo insuficiente no orçamento. Sabendo-se da existência de excedente de saldo do elemento de despesas 33.111.36.00 – Material Hospitalar, e considerando que as duas rubricas estão dentro do mesmo órgão e do mesmo programa de trabalho, de acordo com prévia autorização legislativa através da LDO, solicita a disponibilização desses recursos para aquela necessidade.


Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a denominação desse procedimento no âmbito do controle da informação orçamentária.

  • A Utilização de créditos suplementares.
  • B Transposições de créditos orçamentários.
  • C Remanejamentos de créditos orçamentários.
  • D Transferências de créditos orçamentários.
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A despesa total com pessoal corresponde ao somatório dos gastos do município com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

Para a apuração dos gastos com pessoal, não se verifica apenas o exercício de competência, mas também o período entre o mês de apuração e os 11 meses anteriores, formando-se a apuração no último período equivalente a 12 meses.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE despesa computada na apuração do gasto total com pessoal do município.

  • A Gastos com serviços prestados por empresas privadas ou outros profissionais, mediante comprovação de que se trata de serviços típicos da administração, tais como serviços de médicos, educadores e motoristas.
  • B Gastos com indenização por demissão de servidores ou empregados.
  • C Gastos relativos a incentivos à demissão voluntária.
  • D Gastos decorrentes de decisão judicial, cuja competência seja de período imediatamente anterior a 11 meses ao da apuração.
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Sobre o orçamento público, tomando como base NBC TSP Estrutura Conceitual, analise as afirmativas a seguir: I- O orçamento aprovado é utilizado como base para a definição dos níveis de tributação e de outras receitas, compondo o processo de obtenção de autorização legislativa para a realização do gasto público. II- O orçamento não pode ser utilizado para justificar a captação de recursos dos contribuintes e de outros provedores de recursos, nem para estabelecer os regramentos para os dispêndios de recursos. III- O orçamento aprovado é utilizado como base para a definição dos níveis de tributação e de outras receitas, compondo o processo de obtenção de autorização legislativa para a realização do gasto público. Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
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Com relação à receita pública, considerando os preceitos da Lei nº 4.320/1964, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades.
  • B As receitas correntes incluem as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em despesas correntes.
  • C As receitas de capital são provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital e, ainda, o superávit do orçamento corrente.
  • D O superávit financeiro do orçamento corrente, que é a diferença positiva entre ativo e passivo financeiro, resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado no balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais, deve ser classificado e se constitui como um item de receita orçamentária.
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São princípios orçamentários contidos no manual de contabilidade aplicada ao setor público, EXCETO:

  • A Não-vinculação (não-afetação) da receita de impostos.
  • B Transparência.
  • C Orçamento bruto.
  • D Economicidade.
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Sobre os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre a transparência da gestão fiscal, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os municípios devem disponibilizar suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União, os quais podem ser divulgados em meio eletrônico ou impresso de amplo acesso público. ( ) Dentre os instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais devem ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, estão incluídos os orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; o relatório resumido da execução orçamentária e o relatório de gestão fiscal. ( ) A transparência deve ser assegurada também mediante a disponibilização, pelos entes da federação, a qualquer pessoa física ou jurídica, do acesso as informações referentes a todos os atos praticados no decorrer da execução das despesas, bem como o lançamento e o recebimento de toda a receita. ( ) As contas apresentadas pelo chefe do poder executivo devem ficar disponíveis, após o final do exercício fiscal, no respectivo poder legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade que desejarem consultá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A V F V F
  • B F V F V.
  • C V F F V.
  • D F V V F.
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Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, de acordo com a Portaria Conjunta STN/SOF nº 1, de 10 de dezembro de 2014, e Portaria STN nº 700, de 10 de dezembro de 2014, os Princípios Orçamentários visam estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
Nesse contexto, integram este Manual os princípios orçamentários cuja existência e aplicação derivam de normas jurídicas.
São princípios orçamentários presentes no Manual, EXCETO:

  • A Unidade ou Totalidade, Exclusividade, Legalidade e Universalidade.
  • B Anualidade ou Periodicidade, Popularidade, Publicidade e Legalidade.
  • C Unidade ou Totalidade, Publicidade, Transparência e Exclusividade.
  • D Anualidade ou Periodicidade, Universalidade, Legalidade e Transparência.