Resolver o Simulado Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) - Pedagogo - FCC

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Pedagogia

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Líder comunitária procura a Defensoria Pública informando que Raul, criança de 10 anos, cadeirante, está há 6 meses sem estudar porque o Poder Público não lhe oferece vaga em uma escola com acessibilidade. Conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e/ou entende, de forma consolidada, a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

  • A é assegurado a Raul, na ausência de prédio acessível a cadeirante, atendimento educacional em regime domiciliar.
  • B poderá o Poder Público ser obrigado, por determinação judicial, a oferecer a vaga imediatamente, sob pena de multa a ser revertida em favor de Raul.
  • C poderá o Conselho Tutelar efetivar a matrícula da criança no estabelecimento público de ensino mais próximo que dispuser de acessibilidade.
  • D a líder comunitária tem legitimidade para acionar o Poder Público para a disponibilização de vaga para Raul.
  • E responderá a autoridade competente, se agiu com dolo ou culpa, pelo crime de impedir ou embaraçar o acesso de criança e adolescente ao ensino obrigatório.
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A Adolescente “D”, de 14 anos, tem sido vítima de bullying por seus colegas de classe. Como Educador, acompanhando o caso, sua análise final é de que o preconceito e a discriminação praticados pelos outros estudantes referem-se ao fato de “D” ser transexual. Ao relatar o caso a seus superiores para a tomada de providências cabíveis, você apontará que a Adolescente “D” tem sido vítima de discriminação:

  • A econômica.
  • B religiosa (de credo).
  • C de gênero.
  • D étnica.
  • E racial.
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Um trabalho efetivamente interdisciplinar, do ponto de vista epistemológico e didático, consiste no método de pesquisa e ensino voltado para a interação de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de ideias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologias, metodologias, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.
(ABREU, N. G. de. Concepções de interdisciplinaridade no trabalho docente dos professores de Ensino Médio da rede estadual e a reforma curricular: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009)
A partir da reflexão apresentada no trecho lido, é correto afirmar que o trabalho interdisciplinar
  • A permite que os docentes atualizem sua metodologia, utilizando procedimentos e terminologias específicos a uma das disciplinas.
  • B requer uma pesquisa de campo aprofundada, utilizando terminologias e metodologias de diversas áreas, para um maior domínio dos conteúdos.
  • C exige a troca de saberes entre alunos com habilidades complementares, para a elaboração conjunta de projetos de criação e inovação.
  • D requer a interação entre alunos de classes diferentes, com finalidades, objetivos e conceitos comuns às disciplinas envolvidas.
  • E favorece o desenvolvimento de competências como senso de organização, diálogo e cooperação.
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Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, instituída pela Resolução 06/2012, a interdisciplinaridade emerge como princípio que deve ser assegurado no currículo e prática pedagógica, visando superar a fragmentação de conhecimentos e a segmentação curricular. Todavia, nesse texto não há uma definição mais precisa do que seria a interdisciplinaridade, restringindo-se apenas a apontar a importância desse princípio juntamente com o da contextualização para a organização do currículo.
(MORAIS, R. P. de; MAIA FILHO, O. N.; GOMES, V. C. A interdisciplinaridade no Ensino Médio integrado: mediações com a proposta pedagógica da reforma do Ensino Médio. In: Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 14, n. 1, abr. 2022, p. 556)
Diante das informações presentes no trecho, é correto afirmar que a interdisciplinaridade
  • A emerge como componente curricular integrador do conhecimento.
  • B articula-se aos fundamentos e à organização da BNCC.
  • C articula-se à eficácia dos princípios da educação tradicional.
  • D emerge como componente curricular obrigatório.
  • E está contemplada em caráter provisório nos documentos oficiais.
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Consideramos como concepção tradicional de educação aquela cuja função está diretamente ligada à transmissão e à preservação do patrimônio cultural, como meio de preparação intelectual e moral do educando que deverá atuar na sociedade. Centra-se, portanto, na transmissão de conhecimentos historicamente acumulados, desarticulados do contexto atual e do questionamento da realidade. Nesse modelo educacional, o professor detém o poder de decisão sobre o que é significativo para a aprendizagem dos discentes, e a estes resta devolver os conteúdos decorados. Um ensino nessas bases desconsidera a discussão político-pedagógica acerca de um projeto de escola democrática e colabora para que as desiguais relações sociais de poder sejam mantidas, cooperando para que o modelo social vigente se perpetue.
(GARCIA, L. T. dos S. Projeto político-pedagógico: instrumento a ação educativa na Escola Municipal Ascendino de Almeida – Natal, RN (2002-2003). Dissertação de Mestrado. Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2004)
Tendo em vista as considerações presentes no trecho, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico
  • A pode resultar em reorganização das ações pedagógicas, com superação do ensino centrado apenas no professor.
  • B pode enfatizar seu caráter democrático, chancelando o ensino tradicional praticado por parte da equipe pedagógica.
  • C deve afirmar seu caráter democrático, propondo práticas pedagógicas centradas na aprendizagem e proibindo o ensino tradicional.
  • D deve afirmar seu caráter político, decidindo em assembleias estudantis as práticas a ser adotadas pelos professores.
  • E pode diversificar os planos de ensino, alternando aulas tradicionais e recursos tecnológicos, a fim de atingir um equilíbrio pedagógico.
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Um projeto político-pedagógico (PPP) construído na discussão, no debate, na responsabilidade e compromisso coletivo fará com que todos estejam dialogicamente conectados ao projeto e comprometidos com sua realização. Propor e articular a prática da dialogicidade nas escolas públicas permanece ainda como um grande desafio que se coloca para todos os que acreditam em uma educação democrática e libertadora como política educacional para alcançar as mudanças necessárias na realidade escolar.
(LIMA, R. M. S. Projeto Político-pedagógico, na perspectiva freireana: participação e diálogo. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica (PUC), 2011)
Tendo por base as considerações e os desafios expostos no trecho, é correto afirmar que
  • A o projeto político-pedagógico é determinado pela gestão escolar, pois sua construção baseia-se em valores participativos, instituídos pela LDB nº 9.394/96.
  • B o Estado, ao delegar parte de suas responsabilidades, pode eximir-se do compromisso de subsidiar a educação pública que se situa dentro do âmbito do serviço público.
  • C a gestão democrática ou participativa responde à necessidade de uma escola mais independente, com uma nova estruturação restrita aos níveis administrativos.
  • D a descentralização é importante para a autonomia da escola, pois possibilita que a liberdade de decisão esteja presente em todos os sujeitos que a constituem.
  • E a gestão democrática reforça a ideia de qualidade total, com métodos de controle e prestação de contas, evidenciando a visão do todo por meio de ações administrativas.
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Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
(Disponível em: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br)
A partir do trecho, que integra o planejamento da Jornada Pedagógica 2022 quanto à definição de seu tema, é correto afirmar que esse evento
  • A reforça a ineficiência do sistema educacional após a pandemia.
  • B propõe uma nova educação após a pandemia de Covid-19.
  • C resgata práticas do passado frente à incerteza do futuro.
  • D organiza-se em torno da educação democrática de adultos.
  • E organiza-se em torno da educação pautada na democracia.
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O paradigma racionalista-mecanicista introduzido no conhecimento científico por Descartes tem pautado até os dias de hoje as sociedades, em especial, o mundo ocidental. O método cartesiano fragmentou o conhecimento e, com isso, as ciências se enveredaram pelo caminho da especialização e o todo ficou perdido. Contudo, as sociedades chegaram a um nível de complexidade que o pensamento científico dominante já não responde mais aos inúmeros questionamentos e demandas do mundo atual. O pensamento complexo, por sua vez, rompe com a fragmentação e a simplificação do conhecimento, pois alcança uma compreensão do mundo de uma maneira global, articulando a religação, a contextualização e a globalização dos saberes adquiridos.
(Disponível em: https://revistas.brazcubas.br)
A partir das ideias do trecho acima, é correto afirmar que a superação do paradigma dominante de uma ciência baseada na fragmentação do conhecimento pode ser alcançada por meio
  • A das disciplinas escolares.
  • B do conhecimento especializado.
  • C da interdisciplinaridade.
  • D do conhecimento dominante.
  • E do paradigma cartesiano.
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A formalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Conselho Nacional de Educação provocou muitas controvérsias. Muitos atores com forte influência sobre as instâncias decisórias da política educacional e, predominantemente, da esfera universitária, eram contrários à BNCC em levantamento feito entre o final de 2013 e o início de 2014. Nessa época, o estudo realizado observou que há distintas visões sobre o que é um currículo.
(Disponível em: https://abrelivros.org.br)
Considerando essas reflexões, o conceito de currículo escolar pode ser entendido como
  • A o percurso acadêmico de uma pessoa, que deve ser registrado para sua vida profissional.
  • B a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos, as atividades e as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes.
  • C o conjunto de conteúdos utilizados pelas diferentes disciplinas vivenciadas pelo aluno na escola.
  • D o mesmo que histórico escolar, que acompanha a vida do estudante em sua passagem pela escola.
  • E um banco de dados em que constam diferentes conceitos e registros escolares de uma pessoa.
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Na construção do conhecimento como ação educativa, é necessário considerar a multiplicidade de fatores intervenientes no processo pedagógico. Para explicar o aquecimento global, por exemplo, deve-se recorrer a diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, vale evocar a metáfora de Sandra Lúcia Ferreira:
O conhecimento é uma sinfonia. Para a sua execução será necessária a presença de muitos elementos: os instrumentos, as partituras, as músicas, o maestro, o ambiente, a plateia, os aparelhos eletrônicos etc. A orquestra está estabelecida. Todos os elementos são fundamentais, descaracterizando, com isso, a hierarquia de importância entre os membros. As partes se ligam, se sobrepõem e se justapõem num movimento contínuo, buscando um equilíbrio entre as paixões e o desejo daqueles que a compõem. O projeto é único: a execução da música.
(Disponível em: https://www.scielo.br)

A partir da leitura do trecho acima, é possível inferir que

  • A para o conhecimento ser alcançado, o professor deve ser um maestro.
  • B o conhecimento está ligado a uma execução musical.
  • C a hierarquia de conhecimentos é fundamental para sua construção.
  • D as áreas do conhecimento devem estar interligadas.
  • E o conhecimento é, de fato, uma sinfonia musical.
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O Projeto Político Pedagógico (PPP) constitui-se como um documento norteador da intencionalidade política educacional de uma Instituição e, para tanto, é indispensável, durante sua construção, avaliar a forma como esse documento é elaborado, tendo em vista que ele traz em si a perspectiva educacional que viabilizará o trabalho pedagógico de toda a comunidade escolar.
(Disponível em: https://editorarealize.com.br
Com relação ao Projeto Político Pedagógico é correto afirmar que
  • A é uma construção coletiva que marca a autonomia da instituição escolar.
  • B foi construído pelo Ministério da Educação e deve ser seguido por todas as escolas.
  • C faz parte da política de cada estado e pode ser alterado a cada quatro anos.
  • D é um projeto de lei criado para definir as políticas pedagógicas brasileiras.
  • E foi construído por políticos e profissionais da educação de cada estado brasileiro.
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Uma professora do Estado de São Paulo acaba de chegar a uma escola da rede pública no interior do Estado da Bahia e não consegue se adaptar à nova escola. Ela afirma que em São Paulo usava conteúdos e atividades muito melhores e que os alunos se comportavam de modo mais adequado. Sua crítica também é feita às novas famílias, que adentram a escola na hora que bem entendem e participam de suas atividades. Alega, também, que a escola baiana oferece muitas chances aos alunos que não tiravam boas notas.
Nesse caso, a equipe técnica deve

  • A aprender com a professora, já que veio de uma escola melhor, de um estado mais rico e com índices de avaliação dos alunos mais altos.
  • B compreender a posição da professora e colocá-la em uma função burocrática, de modo a sair da sala de aula e ajudar a escola de outra forma.
  • C explicar o contexto em que a escola está inserida e mostrar os projetos educacionais planejados e construídos em conjunto para o ensino e aprendizagem.
  • D priorizar a autonomia da professora, sem interferir em suas práticas, ainda que essas sejam incompatíveis com a proposta da escola.
  • E aguardar até o final do ano letivo e solicitar a remoção dessa professora para outra escola em que possa se sentir mais confortável.
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Nos termos do que dispõe a Constituição Federal,

  • A o Brasil rege-se nas relações internacionais pela defesa da igualdade de gênero.
  • B homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
  • C a República do Brasil tem como fundamento a não discriminação da mulher.
  • D é objetivo da República Federativa do Brasil erradicar a desigualdade entre homens e mulheres.
  • E a lei punirá como crime hediondo a violência contra a mulher baseada no gênero.
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Para efeito do que vem disposto no Estatuto da Igualdade Racial, considera-se população negra o conjunto de pessoas

  • A cuja identidade tem uma origem comum na diáspora africana e se conforma hoje a partir de suas características fenotípicas, culturais, de origem familiar e antepassados.
  • B que guarda em si, baseado em suas características físicas, sendo a principal delas a cor da pele, aspectos comuns definidos por critérios de auto e heteroclassificação.
  • C com características fenotípicas variadas que se autodeclara racialmente vinculado a ancestrais comuns de origem africana ou afro-americana.
  • D que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.
  • E que apresenta signos ou traços culturalmente destacados, produzidos desde referentes físicos e culturais que indicam pertencimento a grupos populacionais originários do continente africano.
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Para alcançar a plena igualdade entre o homem e a mulher, segundo o que vem expresso no texto da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, é necessário, entre outras coisas,

  • A modificar o papel tradicional tanto do homem como da mulher na sociedade e na família.
  • B um conjunto de ações afirmativas que estabeleçam privilégios permanentes para as mulheres em todos os âmbitos da sociedade.
  • C a aceitação social e o reconhecimento legal das novas formas de configuração familiar diferentes do modelo matriarcal hegemônico.
  • D a mobilização social em prol das pautas feministas tomadas numa perspectiva interseccional.
  • E a proclamação dos direitos fundamentais das mulheres e sua proteção, por meio de um estado laico, contra a opressão religiosa.
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A Lei Maria da Penha

  • A cria mecanismos para coibir e prevenir toda forma de violência contra a mulher baseada em motivações de gênero e de orientação sexual.
  • B prevê um conjunto de mecanismos destinados a eliminar toda forma de discriminação da mulher no âmbito familiar a partir de medidas de proteção e prevenção que lhe garantem um equilíbrio de força nas relações domésticas.
  • C define violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
  • D conceitua violência moral como qualquer conduta que, sem ofender a integridade ou saúde corporal da mulher, lhe produz dano emocional e diminuição da autoestima.
  • E obriga o poder público a promover políticas de inclusão baseadas em ações afirmativas que garantam a participação feminina nas esferas de decisão em organizações públicas e privadas.
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A Capoeira, de acordo com previsão expressa

  • A da Constituição Federal é considerada manifestação cultural integrante do Patrimônio da História e da Cultura Afro-Brasileira essencial à formação da identidade nacional.
  • B da Constituição do Estado da Bahia, integra as tradições herdadas da presença da comunidade afro-brasileira no Estado cuja preservação e transmissão deve ser amparada pelas políticas estaduais de educação e cultura.
  • C da Lei estadual nº 12.212, de 04 de maio de 2011, é classificada como expressão cultural de matriz africana a ser preservada por meio de projetos e programas patrocinados pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
  • D do Estatuto da Igualdade Racial terá seu registro e a proteção garantidos pelo poder público, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira.
  • E da Lei federal nº 7.437, de 20 de dezembro de 1985, Lei Caó, foi elevada à condição patrimônio histórico e cultural das comunidades afrodescendentes a ser protegido na diversidade de suas expressões e manifestações.
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Segundo previsão expressa da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, entre outras medidas, o esforço para eliminação do conceito estereotipado dos papéis masculino e feminino em todos os níveis e em todas as formas de ensino se fará mediante

  • A modificação dos livros e programas escolares e adaptação dos métodos de ensino.
  • B introdução, nos currículos, do conceito de gênero em substituição ao conceito de sexo.
  • C promoção da equidade de gênero na composição do corpo funcional das escolas.
  • D inclusão de pautas feministas como conteúdo transversal nos parâmetros curriculares.
  • E substituição progressiva dos modelos pedagógicos baseados na coeducação.
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A retorsão imediata, no crime de injúria, conforme prevista no Código Penal,

  • A corresponde à humilhação produzida ao ofendido em face da concretização da ofensa.
  • B refere-se à faculdade atribuída ao ofendido de prender em flagrante o autor da ofensa.
  • C quando consistir em outra injúria, pode motivar o juiz a deixar de aplicar a pena.
  • D isenta o ofensor de indenizar o dano moral, preservando, todavia, a responsabilidade penal.
  • E agrava a pena prevista para o crime e autoriza a investigação policial sem pedido da vítima.
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O diretor de um estabelecimento de ensino recusou o ingresso de um adolescente de 15 anos na escola pelo fato de professar religião de matriz africana. A conduta do diretor, segundo previsão legal expressa,

  • A é lícita, desde de que se trate de instituição privada cuja natureza confessional seja prevista em seus estatutos.
  • B independentemente de se tratar de escola pública ou privada, deverá resultar na perda do cargo de diretor e no fechamento da escola.
  • C caracterizará crime apenas se a discriminação religiosa estiver baseada numa discriminação racial.
  • D configura contravenção penal punida com prestação de serviços à comunidade e multa.
  • E caracteriza crime punível com pena de reclusão aumentada em razão da idade da vítima.

Noções de Informática

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Considere que um Técnico está preenchendo dados em três colunas A, B e C de uma planilha Excel 2013, em português, cujos títulos são:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Em condições ideais e com as células adequadamente formatadas, para inserir a Data de Hoje na célula A2, a Data e a Hora de Hoje na célula B2 e somente a hora que consta em B2 na célula C2, o Técnico deve utilizar, correta e respectivamente, as instruções:  

  • A =HOJE() =DATAEHORA() =B2-A2
  • B =ATUAL() =AGORA() =HORA()
  • C =DATAHOJE() =DATAEHORA() =DATAEHORA()-DATAHOJE()
  • D =DATAHOJE() =HOJE() =HORA()
  • E =HOJE() =AGORA() =B2-A2
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No prompt de comandos do Windows 10, em português, ao se digitar o comando ipconfig e pressionar a tecla Enter

  • A é exibido, dentre outras informações, o endereço IPv4 do computador, por exemplo, 192.168.15.7
  • B abre-se uma janela na qual será possível configurar o endereço IPv4 e IPv6 do computador.
  • C as configurações dos adaptadores de rede do computador são resetadas e reconfiguradas automaticamente.
  • D as configurações dos adaptadores de rede são exibidas e um novo endereço IP para o computador é solicitado.
  • E é exibido, dentre outras informações, o endereço IPv4 do computador, por exemplo, 2804:431:cfe0:8d02:3d78:2a3 7:3bae:7c3f
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O Microsoft Office 365 SharePoint oferece diversos blocos de construção que podem ser usados para se criar uma intranet, como

  • A Sharepoint stream, usado para postar histórias importantes, anúncios, notícias de pessoas, atualizações de status, gráficos e formatação avançada.
  • B Hub site, que corresponde ao site de comunicação definido como a landing page da intranet da organização.
  • C Scenario site, usado para organizar outros sites e equipes relacionadas e centralizar notícias, pesquisa e gerenciamento de conteúdo.
  • D Yammer, usado para conectar pessoas da organização. Sua nova versão foi criada em Fluent, a linguagem de design da Microsoft, aumentando a coerência entre este e outros aplicativos do Microsoft 365.
  • E Sharepoint stream, usado para criar testes personalizados, pesquisas, questionários, registros etc. Sua nova versão ajuda os usuários a descobrirem as principais postagens em comunidades e tópicos que as pessoas seguem.
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Em condições ideais, para buscar na internet, usando o mecanismo de busca do Google Chrome, as ocorrências da expressão gás natural, exclusivamente no site novo.copergas.com.br, utiliza-se a instrução

  • A insite:novo.copergas.com.br gás natural
  • B site:novo.copergas.com.br content:gás natural
  • C insite:novo.copergas.com.br "gás natural"
  • D domain[novo.copergas.com.br] content[gás natural]
  • E site:novo.copergas.com.br "gás natural"
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Na célula B5 de uma planilha do Excel, que faz parte do conjunto de recursos do Microsoft Office 365, em português, há um valor numérico que representa a idade de uma pessoa. Na célula C5 dessa mesma planilha, deseja-se exibir a palavra Apto, se a idade for maior ou igual a 18 ou Inapto, se for menor que 18. A fórmula que deve ser utilizada na célula C5 para executar essa operação é

  • A =SE(B5>=18){"Apto"}SENÃO{"Inapto"}
  • B =SE(B5>=18;IMPRIMA("Apto");IMPRIMA("Inapto"))
  • C =SE(B5>=18){print("Apto")}SENÃO{print("Inapto")}
  • D =SE(B5>=18;"Apto";"Inapto")
  • E =SE(B5>=18:"Inapto":"Apto")
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No prompt de comandos do Windows 10, um policial digitou o comando ipconfig e pressionou a tecla Enter para

  • A mudar o endereço IP do seu computador.
  • B ver o endereço IP do seu computador na rede.
  • C renovar o endereço IP do seu computador.
  • D conectar seu computador à rede local.
  • E obter seu endereço IP público na internet.
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Imediatamente após salvar um documento no Microsoft Word, um policial pressionou simultaneamente as teclas ALT F4 para

  • A maximizar a janela do Microsoft Word.
  • B alternar para a janela de outra ferramenta aberta.
  • C fechar o arquivo e a janela do Microsoft Word.
  • D fechar o arquivo, mantendo a janela do Microsoft Word aberta.
  • E minimizar a janela do Microsoft Word.
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Para criar, em um terminal Linux, uma pasta chamada polmil, um policial deverá digitar a instrução

  • A mkdir polmil
  • B md polmil
  • C create folder polmil
  • D cf polmil
  • E cd polmil
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Utilizando o Excel da suíte de aplicativos do Office 365, em português, um policial precisa dividir a soma do intervalo de células de A3 até A6 pela média do intervalo de células de B3 até B6. Na célula que vai receber o resultado, deve utilizar a fórmula:

  • A =SOMA(A3,A6)/MÉDIA(B3,B6)
  • B =SOMA(A3:A6)/MÉDIA(B3:B6)
  • C =SOMA(A3..A6)/MÉDIA(B3..B6)
  • D =SOMA(A3+A4+A5+A6)/MÉDIA(B3+B4+B5+B6)
  • E =SOMA(A3;A6)/MÉDIA(B3;B6)
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Um policial está utilizando um computador com o Windows 10 em português, e, após abrir um software, a janela congelou, indicando que o software parou de responder, mas outros recursos continuam acessíveis. Ao fazer contato com o suporte, foi orientado a encerrar o processo do software na memória, por meio da opção Finalizar Tarefa do Gerenciador de Tarefas do Windows. Rapidamente o policial lembrou-se que o Gerenciador de Tarefas pode ser acessado após

  • A pressionar simultaneamente a tecla que contém o símbolo do Windows e a tecla T.
  • B clicar no botão Iniciar, depois na opção Configurações e, por último, na opção Gerenciador de Processos.
  • C pressionar a tecla F11 ou a partir da opção Gerenciador de Processos do Painel de Controle.
  • D clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e depois, com o botão esquerdo do mouse, na opção Gerenciador de Dispositivos.
  • E pressionar simultaneamente as teclas CTRL ALT DEL ou CTRL ALT DELETE.

Psicologia

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Considere as contribuições psicanalíticas sobre os processos de adoção.

I. Os testes psicológicos não devem ser utilizados, pois dificultam a expressão dos pretendentes à adoção.
II. A avaliação da postura dos pretendentes sobre a revelação da adoção à criança é elemento importante e desvela, muitas vezes, a dificuldade dos pais adotivos em reconhecer e lidar com conflitos e fantasias relativas aos pais biológicos e perda de amor da criança adotiva.
III. A adoção realizada por casais com história de infertilidade, em alguns casos, pode atuar como fator atenuante ou até como possibilidade compensatória; mas, em outros casos, pode intensificar as angústias referentes à impossibilidade de gestar um filho biológico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e III.
  • B I e III.
  • C I e II.
  • D II.
  • E III.
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A “nova Lei da Adoção” estabelece que:

  • A Poderão ser padrinhos ou madrinhas no programa de apadrinhamento qualquer pessoa maior de 18 anos, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de que fazem parte.
  • B Na entrega voluntária do filho à adoção, deverá ocorrer busca da família extensa para a garantia do convívio familiar, independentemente do desejo materno de segredo sobre o nascimento.
  • C A gestante ou mãe que decidir pela entrega voluntária de seu filho não necessitará ser ouvida por equipe interdisciplinar; a autoridade judiciária competente deverá decretar a extinção do poder familiar e a colocação em família substituta.
  • D Toda criança, com idade superior a seis anos, e adolescentes em programa de acolhimento institucional ou familiar deverão participar de programa de apadrinhamento.
  • E Serão cadastradas para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 dias, contados a partir do primeiro dia de acolhimento.
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Na avaliação de risco em casos de violência contra a mulher, considera-se que:

  • A O risco deve ser investigado quando há motivação e solicitação da vítima, principalmente diante do desejo de separação do agressor.
  • B A violência é um fenômeno complexo; contudo, a avaliação de risco determina se uma pessoa apresentará intencionalmente comportamento violento no futuro.
  • C Apenas uma parcela das mulheres que busca ajuda na rede de enfrentamento à situação de violência está em situação de perigo.
  • D A partir da constatação do grau de risco, é possível avaliar de forma mais cuidadosa as diferentes estratégias de proteção da mulher vitimizada.
  • E A situação de extremo perigo é considerada sempre como um facilitador na busca de intervenção do Judiciário para a resolução dos conflitos, bem como provocar restrições de liberdade ao agressor.
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Joana, 38 anos, não tem filhos, está passando por uma crise conjugal. Há seis meses apresenta crises de choro, sente-se frequentemente triste e sem energia, com baixa libido e sem interesse em suas atividades diárias, e com dificuldade em dormir. Não tem se alimentado bem, já teve vontade de desistir de tudo e acredita que nunca mais será a mesma.
De acordo com DSM-V, Joana pode ser diagnosticada com o Transtorno

  • A Depressivo Maior.
  • B Bipolar.
  • C Disfórico Pré-menstrual.
  • D Depressivo induzido por substância.
  • E Depressivo Persistente.
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Na avaliação de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, Falcke afirma que:

  • A É importante identificar características psicológicas exclusivas que sejam indicativas de vitimização sexual.
  • B O psicólogo, em suas manifestações em juízo, deve atentar para não pressupor sempre como verdadeiro o relato de uma criança sobre uma situação de abuso sexual, devendo avaliar a credibilidade do testemunho. 
  • C No caso de acusação de violência física, psicológica ou sexual, objetivando a garantia de direitos da criança, é indicado que ela seja indagada acerca da visitação ou não do genitor investigado.
  • D Aspectos sociais e culturais transgeracionais, relativos à educação por meio de castigos físicos, devem ser considerados na avaliação psicológica parental por não se constituírem em violência contra a criança.
  • E Deve-se considerar que a violência intrafamiliar é infringida em qualquer espaço, desde que envolva pessoas que são consideradas como familiares, com laços de consanguinidade.
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De acordo com o que rege a legislação brasileira, o processo de destituição do poder familiar

  • A pode ser indicado em caso de prática, contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar, de crime doloso envolvendo violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição da mulher.
  • B deverá ser concluído em 60 dias, após instaurado.
  • C inicia-se quando ocorre a prévia colocação da criança ou do adolescente em família substituta.
  • D o direito de guarda dos pais é absoluto e resulta do correto exercício do poder familiar.
  • E pode ter a avaliação da condição econômica parental como fator determinante para a perda ou suspensão do poder familiar.
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Sobre as avaliações solicitadas nas Varas de Família e Sucessões com crianças que apresentam resistência ao contato parental, deve-se

  • A nortear o planejamento da avaliação pela condição peculiar de desenvolvimento da criança, a partir do enquadre clínico do psicodiagnóstico infantil, permitindo a maior coleta de dados para a sustentação das conclusões que serão apresentadas em juízo.
  • B esclarecer sobre o motivo da avaliação psicológica ser de responsabilidade parental, uma vez que muitos solicitam poupar os filhos dos conflitos decorrentes da separação conjugal.
  • C considerar que a faixa etária menos suscetível à rejeição do contato com o genitor, na alienação parental, está entre 9 e 15 anos, em função do desenvolvimento cognitivo e emocional.
  • D ter clareza que o fator etiológico presente na rejeição da criança ao contato parental está associado ao processo de alienação parental produzido pelo genitor alienador e, portanto, elemento fundamental na avaliação diagnóstica da criança.
  • E considerar as fragilidades parentais dos genitores, as características e os recursos pessoais da criança e as interações entre todos os membros da família.
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A disputa de guarda de filhos e a regulamentação de visitas em decorrência de uma separação conjugal litigiosa são os casos típicos na Vara de Família e Sucessões em que o psicólogo forense atua. Nesse contexto, Shine & Fernandes afirmam que

  • A o psicólogo forense, como parte do sistema judiciário no processo de avaliação e laudo psicológico, contribui na equalização do que seria menos prejudicial à família, uma vez que nesse tipo litígio o que deve ser priorizado é o melhor interesse da criança.
  • B o psicólogo, no manejo técnico da avaliação psicológica, deve atender os membros da família no mesmo dia, garantindo intervenções conjuntas quando necessário.
  • C o psicólogo deve abster-se da leitura dos autos do processo judicial para manter uma postura neutra, não se contaminando com informações prévias.
  • D a avaliação psicológica, solicitada pelo juiz em relação à guarda parental, definirá a qual dos pais caberá a guarda unilateral dos filhos e como deverá proceder a visita do outro genitor.
  • E seria favorável psicologicamente aos filhos, para evitar o conflito, que os pais os indagassem sobre com qual deles gostariam de morar, os reconhecendo como sujeitos de direito.
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Considerando a Resolução nº 06/2019 do CFP e a elaboração de documentos psicológicos no âmbito forense,

  • A o parecer psicológico deve responder a uma demanda ou consulta específica que necessite de análise e interpretação especializada, resultante da avaliação da condição psicológica de uma pessoa.
  • B a Resolução não diferencia laudo de relatório psicológico e introduz o conceito de relatório multidisciplinar.
  • C o relatório psicológico destina-se a investigar condição clínica específica e a verificar nexo de causalidade entre fato e funcionalidade das pessoas diante de uma pretensão judicial.
  • D o laudo psicológico é resultante de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de produzir evidências e argumentos técnico-científicos para subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.
  • E o laudo psicológico deve ser composto por cinco itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.
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As referências técnicas para a atuação de psicólogos na rede de proteção às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual (CFP, 2020) orientam que o trabalho do profissional de psicologia deve

  • A proporcionar condições para o fortalecimento da autoestima, o restabelecimento da proteção e da convivência em condições adequadas ao desenvolvimento, contribuindo para a superação da situação de violação de direitos e reparação da violência sofrida.
  • B considerar que os impactos da violência, como fenômeno bidimensional entre criança e abusador, produzem sofrimento psíquico tornando-se fundamental o atendimento individual, pois o enfrentamento da violência se faz a partir do reestabelecimento da saúde mental da vítima.
  • C intervir nas diferentes políticas públicas e serviços contratantes, transpondo e utilizando os conhecimentos e as técnicas do psicodiagnóstico e do atendimento clínico, uma vez que as intervenções psicológicas requerem posições e metodologias similares nos diferentes níveis.
  • D atuar de forma avaliativa, na escuta inicial nos atendimentos psicossociais e familiares, desenvolvendo intervenções para obtenção de informações que poderão auxiliar na proteção da criança e no afastamento e punição do agressor.
  • E avaliar o contexto em que está inserido, a relação transferencial e o sigilo profissional, para realizar ou não as notificações e denúncias aos órgãos competentes, objetivando a proteção da pessoa em atendimento.