Simulado para o ENEM - MEC (67ae52a09e92a)

0 / 45

Sociologia

1

Leia o texto a seguir:
[...]um conjunto de processos, instituições e práticas, através das quais os cidadãos e os diferentes grupos sociais – locais, nacionais e internacionais – articulam seus interesses e posições, formando um complexo sistema de elaboração de políticas e de tomada de decisões mais vasto que a arena estatal.
Disponível em:<https://biblat.unam.mx/hevila/CENAInternacional/2005/vol7/no2/6.pdf Acesso em: 5 de out. 2024.

As ideias apresentadas no texto se referem ao conceito de

  • A globalização.
  • B heterogeneização.
  • C governança.
  • D estratificação.
  • E religiosidade.
2

Leia o texto a seguir:

Cada derrota do imperialismo, como na Síria e Iraque (menor na Líbia e Palestina) é um passo concreto na direção da libertação do Oriente Médio. As forças populares, democráticas e de esquerda devem ampliar sua capacidade organizativa entre as massas e construir as condições para edificar uma nova sociedade. E o Oriente também anseia por grandes mudanças, afinal, foi onde a Revolução Russa ocorreu há 100 anos.
BUZETTO, Marcelo. As lutas sociais e políticas no Grande oriente Médio: entre as guerras imperialistas e a resistência popular. Lutas Sociais, São Paulo, vol. 20, n.37, p.181, jul./dez. 2016.

A perspectiva apresentada no texto impulsiona sociologicamente a

  • A opressão, o sionismo e o fortalecimento da monarquia nacionalista.
  • B construção de um movimento de reação regional e internacional.
  • C intervenção militar com o apoio de setores políticos dominantes.
  • D mobilização da política de direita contra as pressões internacionais.
  • E política de desestabilização da ordem social interna.
3

Um sociólogo foi contratado para apresentar um relatório analítico sobre um grupo urbano de ocupação visando contribuir para a elaboração de políticas públicas e de assistência social conforme suas demandas e pautas. Nessa perspectiva, o profissional elaborou um projeto para nortear suas atividades investigativas.

Como ele necessita elaborar um perfil socioeconômico desse grupo, na sua metodologia de pesquisa, ele recorre aos métodos de abordagem

  • A quantitativa.
  • B etnográfica.
  • C pesquisa-ação.
  • D semiótica.
  • E analítica de caso.
4

Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)

  • A teorização do racismo para elaborar quadros explicativos e justificáveis desses argumentos.
  • B desenvolvimento de pesquisas estatísticas, apresentando a necessidade das desigualdades.
  • C prática do discurso institucionalizada nas sociedades burguesas e da produção capitalista.
  • D elaboração de novos métodos de pesquisa, possibilitando diminuir o racismo na vida prática.
  • E conscientização dos processos de desigualdade e, da concepção e mobilização antirracistas.
5

Leia o texto a seguir:

Chamo ação comunicativa aquela forma de interação social em que os planos de ação dos diversos atores ficam coordenados pelo intercâmbio de atos comunicativos, fazendo, para isso, uma utilização da linguagem (ou das correspondentes manifestações extraverbais) orientada ao entendimento. À medida que a comunicação serve ao entendimento (e não só ao exercício das influências recíprocas) pode adotar para as interações o papel de um mecanismo de coordenação da ação e com isso fazer possível a ação comunicativa.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1997, p. 418.

Segundo as ideias desenvolvidas pelo autor, a compreensão das relações sociais é possível pela

  • A teorização pós-behaviorista.
  • B sociologia dos métodos matemáticos.
  • C análise dos sistemas mundiais.
  • D percepção da intersubjetividade linguística.
  • E investigação sociopsicológica da interação.
6

Leia o texto a seguir:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Quais as consequências do rápido avanço da Inteligência Artificial? Explore conosco alguns pontos dessa discussão atual


O primeiro esboço de Inteligência Artificial (IA) existe desde meados de 1950, mas o potencial de inserção que essa tecnologia vem adquirindo na sua vida profissional ou pessoal e a velocidade com que se desenvolve, principalmente na última década, são inovadoras. Se você utiliza buscadores na internet, assistentes pessoais digitais ou recebe sugestões de filmes e séries na sua plataforma de streaming favorita, você está utilizando a IA. Além de estar presente no cotidiano, a IA tem ampliado seu papel de destaque nas atividades profissionais especializadas, como o diagnóstico médico, a segurança e vigilância, e o mercado financeiro.


Disponível em: <https://forumsetorial.senac.br/o-impacto-da-inteligencia-artificial-na-sociedade.html Acessado em: 01 de out. 2024. Adaptado.



O texto apresenta um exemplo importante de mudança social no mundo contemporâneo. Essa mudança é causada por fatores

  • A políticos.
  • B econômicos.
  • C geográficos.
  • D tecnológicos.
  • E biogenéticos.
7

Leia o texto a seguir:

O que é fundamental no registro e na análise dessas interpretações e práticas políticas e culturais é a restituição da fala e da produção teórica e política de sujeito que até então foram vistos como destituídos da condição de fala e da habilidade de produção de teorias e projetos políticos. Reler autores que foram silenciados pela academia não significa somente se deparar com testemunhos sobre os efeitos da dominação colonial, significa deparar-se com o registro de múltiplas vozes, ações, sonhos que lutam contra a marginalidade, a discriminação, a desigualdade e buscam a transformação social.

MORAÑA, Mabel; DUSSEL, Enrique; JÁUREGUI, Carlos (orgs.). Coloniality at large. Durhan; London: Duke University Press, 2009, p. 10.

A perspectiva teórico-sociológica a que se refere o texto é a(o)

  • A colonialidade.
  • B desenvolvimentismo.
  • C decolonialidade.
  • D pós-colonialidade.
  • E desconstrução.
8

Sociologicamente, a educação é considerada uma instituição social importante para a consolidação dos processos de socialização nas sociedades contemporâneas. Como qualquer instituição, esta possui funções importantes para atender as demandas da sociedade.
Numa perspectiva crítica, a educação deve combater a

  • A instituição religiosa.
  • B experiência acumulada.
  • C adaptação pessoal.
  • D reprodução do saber.
  • E herança cultural.
9

Leia o texto a seguir:

As mobilizações, quase sempre iniciadas por entidades ambientalistas, de todo e qualquer tipo e tamanho, institucionalizadas ou não, são de modo geral unificadas com outros movimentos que buscam a solução de um problema comum. Esse tipo de ação conjunta é importante porque abre perspectivas maiores para os agentes ambientais no enfrentamento de problemas específicos, pois qualquer tentativa de solução exigirá provavelmente o apoio de outros movimentos.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 31.

O conceito sociológico que deve ser enfatizado no debate apresentado no texto é o(a)

  • A individualismo neoliberal.
  • B meio ambiente capitalista.
  • C crescimento urbanístico.
  • D moralidade ética e legal.
  • E cidadania ecológica ativa.
10

Observe a imagem a seguir:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Segundo a abordagem da Sociologia da ação, do sociólogo francês Alain Touraine, o grupo da imagem apresenta uma estrutura organizativa pautada nos princípios de

  • A identidade, oposição e totalidade.
  • B reivindicação, crítica e variedade.
  • C mutabilidade, coletividade e política.
  • D estratificação, alienação e participação.
  • E individualidade, resistência e luta.

Filosofia

11

Em uma sociedade futura fictícia, os cidadãos passaram a valorizar exclusivamente o progresso científico e tecnológico, negligenciando completamente qualquer forma de expressão artística. A política nacional é pautada em decisões científicas, e a arte é vista como irrelevante para a formação do ser humano. No entanto, um grupo de filósofos começa a questionar essa visão, argumentando que o valor da arte transcende seu uso prático e funcional, além de ser essencial para a compreensão mais profunda do ser humano e da moralidade. Considerando a situação hipotética, assinale a corrente filosófica que mais adequadamente questionaria a visão predominante na sociedade descrita.

  • A O utilitarismo, que avalia o valor da arte pelo seu efeito prático na maximização da felicidade, justificando sua marginalização.
  • B O positivismo, que defende que apenas o conhecimento científico tem validade, sendo a arte um campo irrelevante para o progresso humano.
  • C O materialismo dialético, que veria a arte apenas como uma superestrutura ideológica, sem relevância para a mudança nas bases materiais da sociedade.
  • D A filosofia kantiana da moralidade, que reconhece o valor da arte como uma expressão da liberdade humana, contribuindo para o desenvolvimento moral.
12

Durante uma aula sobre a história da filosofia, o professor de filosofia apresenta uma situação hipotética: um grupo de alunos discute se a verdade pode ser ensinada ou se ela é relativa ao contexto de quem a defende. Um dos alunos, inspirado pela argumentação retórica, defende que a verdade depende das circunstâncias e do interlocutor, enquanto outro sustenta que a verdade é universal e pode ser alcançada por meio da razão. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor relaciona os conceitos defendidos pelos filósofos gregos.

  • A A argumentação do aluno a favor da verdade relativa está alinhada com a filosofia dos sofistas, que defendiam o relativismo e a persuasão em seus discursos.
  • B O segundo aluno está de acordo com as ideias de Platão, que defendia que o conhecimento verdadeiro está no mundo sensível, acessível pelos sentidos.
  • C O aluno que argumenta a favor da relatividade da verdade segue a perspectiva de Aristóteles, que defendia a lógica como meio de alcançar a verdade absoluta.
  • D A defesa da universalidade da verdade pelo segundo aluno pode ser associada à filosofia dos pré-socráticos, que acreditavam que a verdade era inatingível pela razão.
13

Em uma pequena cidade-estado fictícia, os cidadãos estão discutindo qual é a melhor forma de governo. Alguns defendem que o governo deve ser conduzido por uma elite de filósofos, que seriam os mais capacitados a liderar com sabedoria e justiça. Outros acreditam que o poder deve ser concentrado em uma única figura, argumentando que a centralização da autoridade evita conflitos e incertezas. Uma terceira corrente, porém, sustenta que o governo deve ser participativo, com todos os cidadãos tendo voz ativa nas decisões políticas. Com base nos pensamentos políticos da Grécia antiga e do período medieval, qual filósofo apoiaria a ideia de que os filósofos são os governantes mais adequados?

  • A Platão, que, em sua obra “A República”, defende que os filósofos, por possuírem o conhecimento do Bem, são os mais aptos para governar a cidade.
  • B São Tomás de Aquino, que, em sua obra “Suma Teológica”, defende que o poder deve ser concentrado em um monarca, pois isso reflete a unidade divina.
  • C Aristóteles, que, em sua obra “Política”, defende que a democracia é a melhor forma de governo, pois todos os cidadãos têm a capacidade de tomar boas decisões.
  • D Santo Agostinho, que, em sua obra “A Cidade de Deus”, argumenta que a autoridade deve ser concedida ao governante que for escolhido pela providência divina.
14

Imagine a seguinte situação hipotética: em uma escola pública, os professores estão organizando um debate sobre a natureza do poder e a formação dos governos. Durante o debate, um deles afirma que o Estado deve ser construído com base no consenso entre os cidadãos, permitindo que todos participem ativamente das decisões coletivas. Outro professor discorda, dizendo que o poder deve ser exercido em benefício da classe trabalhadora, visando à abolição da propriedade privada para promover igualdade. Um terceiro professor menciona que o poder deve se concentrar em um soberano forte para evitar a desordem, já que a natureza humana tende ao conflito. Finalmente, um quarto professor argumenta que a liberdade só pode ser preservada se o poder for dividido entre várias instituições. Com base nas ideias dos filósofos Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Kant e Hegel, a visão de Karl Mar, resumidamente, sobre a natureza do poder e da sociedade:

  • A Sustenta que o poder deve ser dividido entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, de modo a garantir a liberdade individual e evitar o abuso de autoridade.
  • B Acredita que a sociedade deve ser organizada em torno da vontade geral, na qual os cidadãos obedecem às leis que eles próprios criaram em benefício do interesse coletivo.
  • C Argumenta que o Estado ideal é aquele que centraliza o poder em um soberano absoluto, pois sem essa centralização, a sociedade estaria em constante risco de conflitos e desordem.
  • D Defende que o poder deve ser exercido pela classe trabalhadora, com o objetivo de abolir a propriedade privada e superar as desigualdades criadas pelo sistema capitalista, resultando na construção de uma sociedade sem classes.
15

Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem os desafios do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-modernidade. Um deles levanta a questão de que, na atual era pós-moderna, os alunos tendem a questionar a autoridade do conhecimento tradicional e buscam por abordagens mais flexíveis e adaptáveis ao seu contexto social. Outro professor sugere que as novas tecnologias e a pluralidade de informações fragmentam o conhecimento, dificultando o papel do professor como mediador. Um terceiro professor acredita que o conceito de “verdade única” está sendo substituído por uma multiplicidade de perspectivas, o que exige que o professor adote uma postura mais crítica e reflexiva em sala de aula. Com base nas teorias filosóficas da pós-modernidade, qual afirmativa melhor reflete os desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem?

  • A Na pós-modernidade, os alunos aceitam o conhecimento tradicional de forma acrítica, e o papel do professor é essencialmente o de transmitir informações sem contestação.
  • B A era pós-moderna reforça a noção de uma verdade única, onde o professor deve orientar os alunos a aceitarem e compreenderem o conhecimento preestabelecido pelas instituições tradicionais.
  • C A pós-modernidade exige que o professor adote uma postura flexível, crítica e reflexiva, reconhecendo que o conhecimento é fragmentado e que os alunos estão expostos a múltiplas perspectivas e informações.
  • D O processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade torna-se obsoleto, uma vez que os alunos podem acessar todas as informações necessárias por meio da tecnologia, eliminando a necessidade do professor como mediador do conhecimento.
16

Durante uma aula sobre teorias filosóficas, o professor apresenta a seguinte situação para discussão: em uma sociedade fictícia, as classes trabalhadoras lutam contra as elites dominantes para conquistar melhores condições de vida. No entanto, essa luta não é apenas econômica, mas também envolve questões culturais, sociais e políticas, que são influenciadas pelos modos de produção dessa sociedade. Em outro momento da discussão, o professor propõe uma reflexão sobre a experiência subjetiva dos indivíduos e como o mundo se apresenta a eles, sugerindo que a consciência do ser humano é formada a partir da sua relação direta com o mundo, sem mediações externas. Com base na situação apresentada, qual das afirmativas a seguir associa corretamente as correntes filosóficas com os exemplos fornecidos pelo professor?

  • A A primeira parte da discussão reflete o materialismo histórico e dialético de Karl Marx, enquanto a segunda parte está alinhada ao existencialismo de Jean-Paul Sartre, que valoriza a liberdade individual acima de todas as determinações históricas.
  • B A primeira parte da discussão se relaciona à fenomenologia de Heidegger, que explora a existência e a angústia humana, enquanto a segunda parte reflete o materialismo dialético de Engels, que defende a interpretação econômica da história.
  • C A primeira parte da discussão está relacionada à fenomenologia de Edmund Husserl, que foca na experiência direta do sujeito, enquanto a segunda parte reflete o materialismo histórico de Karl Marx, com ênfase nas transformações sociais e econômicas.
  • D A primeira parte da discussão está de acordo com o materialismo histórico e dialético de Karl Marx, que enfatiza a luta de classes e as condições materiais da produção, enquanto a segunda parte está alinhada à fenomenologia de Edmund Husserl, que valoriza a experiência subjetiva do ser.
17

Em uma reunião pedagógica, um grupo de professores discute diferentes teorias filosóficas sobre a relação entre o Estado e a liberdade individual. Um dos professores argumenta que, em certos contextos, a centralização do poder é necessária para garantir a ordem e evitar o caos. Outro professor contrapõe dizendo que a separação dos poderes é fundamental para proteger a liberdade e evitar o abuso de autoridade. Um terceiro professor menciona que, para garantir a verdadeira liberdade, é preciso que a sociedade atue de acordo com uma vontade coletiva, enquanto um quarto professor ressalta a importância de garantir os direitos naturais do indivíduo, com o Estado desempenhando um papel limitado. Com base nos pensamentos políticos de Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Hegel e Marx, assinale a afirmativa que reflete a filosofia de Montesquieu sobre o equilíbrio entre liberdade e poder estatal.

  • A Sustenta que o Estado deve centralizar o poder em um soberano absoluto para garantir a ordem e a segurança, pois, sem essa centralização, a sociedade estaria em constante risco de anarquia e caos.
  • B Afirma que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada quando os indivíduos submetem suas vontades à vontade geral, que expressa o interesse comum, sendo o Estado um reflexo direto dessa vontade.
  • C Acredita que a liberdade é garantida pelo respeito aos direitos naturais dos indivíduos, como vida, liberdade e propriedade, e que o Estado deve existir apenas para proteger esses direitos, sem intervir além do necessário.
  • D Defende que a liberdade individual só pode ser preservada em um Estado com separação de poderes, onde Executivo, Legislativo e Judiciário atuam de forma independente, impedindo que o poder se concentre em uma única instituição, o que poderia levar ao despotismo.
18

Certo professor de filosofia propõe a seus alunos a seguinte situação hipotética: imagine um cientista que busca formular uma teoria sobre o comportamento da matéria. Ele afirma que apenas a razão, sem interferência dos sentidos, pode oferecer uma explicação confiável, pois os sentidos podem nos enganar. Outro cientista, no entanto, defende que somente a observação e a experiência concreta podem fundamentar uma teoria válida, uma vez que o conhecimento deve ser extraído da natureza e dos fenômenos observáveis. Com base nessa situação, assinale a afirmativa a seguir que associa corretamente as correntes filosóficas e seus representantes com os cientistas hipotéticos descritos.

  • A O primeiro cientista está alinhado ao empirismo de John Locke, que defendia que o conhecimento é adquirido pela experiência sensível.
  • B O segundo cientista segue o racionalismo de René Descartes, que acreditava que o conhecimento é obtido exclusivamente pela razão, independente dos sentidos.
  • C O primeiro cientista está alinhado ao racionalismo cartesiano, que defende que o conhecimento confiável é obtido pela razão, e o segundo cientista ao empirismo de Francis Bacon, que prioriza a observação empírica.
  • D O segundo cientista está de acordo com o criticismo de Kant, que propõe que tanto a razão quanto a experiência são necessárias para a construção do conhecimento, enquanto o primeiro cientista segue o idealismo de Hegel, que nega a importância dos sentidos.
19

Em uma discussão sobre a relação entre fé e razão, o professor de filosofia propõe aos alunos uma situação hipotética: um filósofo cristão do século IV argumenta que a fé é necessária para se alcançar a verdade divina, mas que a razão, por si só, não pode compreendê-la completamente. Séculos depois, outro filósofo cristão afirma que a razão pode ser uma ferramenta para entender os mistérios da fé e que ambas, fé e razão, não são excludentes, mas complementares. Com base nessa situação hipotética, qual das afirmativas relaciona corretamente esses pensamentos filosóficos com seus respectivos autores?

  • A O primeiro filósofo é São Tomás de Aquino, que defendeu a supremacia da fé sobre a razão.
  • B O segundo filósofo é Santo Agostinho, que considerava a razão como o principal meio para entender a fé.
  • C O segundo filósofo é São Tomás de Aquino, que argumentava que a fé e a razão são complementares e que a razão pode ser usada para esclarecer os ensinamentos da fé.
  • D O primeiro filósofo é Santo Agostinho, que defendia que a fé precede a razão, mas essa pode ajudar a compreender melhor a fé; possuindo a razão um papel ilimitado, vez que é capaz de alcançar a verdade divina por si só.
20

Leia o texto a seguir.

A religião nasce onde o homem considera essa sua essência como separada de si como Deus. Neste caso Deus é a projeção daquilo que o homem deseja ser.

ZILLES, U. Filosofia da Religião. 5ª ed. São Paulo: Paulus, 2004, p. 106.

Essa afirmação está em estrita relação com

  • A Nietzsche.
  • B Feuerbach.
  • C Diderot.
  • D Deleuze.
  • E Dennett.

História

21

Em 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral, mas o seu falecimento, antes da posse, fez com que fosse empossado o seu vice, José Sarney.

Assinale a alternativa que indica corretamente o político brasileiro a que o texto faz referência.

  • A João Goulart
  • B João Figueiredo
  • C Tancredo Neves
  • D Floriano Peixoto
  • E Nereu Ramos
22

Com a queda do socialismo nos países da área de influência soviética, milhares de pessoas, fugindo da crise econômica, migraram para países da Europa Ocidental. A eles se somaram refugiados de diferentes guerras e acossados pela seca e pela fome no continente africano, suscitando a médio e longo prazos, uma série de problemas e reações das populações nativas dos países que abrigaram os recém-chegados.

Assinale a alternativa que indica corretamente consequências desse processo.

  • A As leis aprovadas pelo Parlamento Europeu que proíbem a entrada de imigrantes na Europa, até o ano de 2030.
  • B O crescimento da presença política de partidos de direita em alguns países, como a França e Alemanha, eleitos – entre outros fatores-por suas posições anti-imigração.
  • C O surgimento de grupos políticos “amigos dos imigrantes”, tais como o Reagrupamento Nacional na França, que defendem o aumento da entrada de estrangeiros.
  • D O crescimento dos partidos socialistas que defendem a reorganização da URSS e o retorno do Partido Comunista ao poder na Hungria, Polônia, Latvia e República Checa, para que possam acolher os milhares de expatriados que vagam pelo continente.
  • E O crescimento do racismo e da xenofobia, provocando a volta de governos fascistas em países europeus, principalmente na Espanha, Portugal, Bélgica e Rodésia.
23

O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo na Bósnia, por um nacionalista sérvio Gavrillo Princip é a causa imediata:

  • A da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
  • B da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • C do ataque japonês à base aeronaval de Pearl Harbor.
  • D da invasão do território da Polônia por forças alemãs.
  • E da invasão da Ucrânia pelas tropas da União Soviética (URSS).
24

Assinale a alternativa que indica corretamente algumas das consequências da expansão da lavoura cafeeira no Brasil.

  • A A construção de ferrovias e o desenvolvimento urbano, principalmente nas regiões centro oeste e nordestina.
  • B O declínio da chamada “política do café com leite”, que possibilitava a alternância no poder das elites de São Paulo e Minas Gerais.
  • C A geração de grandes déficits na balança de pagamentos, determinando a emissão descontrolada de moeda que, a médio prazo, gerou a crise econômica de 1930 no Brasil.
  • D A construção de ferrovias e o desenvolvimento de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
  • E O estímulo da migração interna e externa e o consequente início do desbravamento (e desmatamento) da Amazônia.
25

Para atender à necessidade de povoar o litoral meridional do Brasil e aliviar a pressão populacional das suas ilhas do Atlântico, o governo português incentivou, no período de 1748 a 1756, a vinda para o Brasil de cerca de 4.500 pessoas que povoaram grande parte do litoral catarinense.

Assinale a alternativa que indica corretamente o fato a que o texto se refere.

  • A Povoamento Vicentista
  • B Povoamento Açoriano
  • C Imigração Italiana para Santa Catarina
  • D Fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento
  • E Fundação das primeiras povoações em Santa Catarina
26

Analise o texto abaixo:

“Amigos, as Cortes portuguesas querem escravizar-nos e perseguem-nos. De hoje em diante nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Laço fora, soldados. […] a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte”.
Ipiranga, setembro de 1822.

Assinale a alternativa que indica corretamente o fato da nossa história durante o qual o discurso acima transcrito foi proferido.

  • A Aclamação de Amador Bueno da Ribeira na Vila de São Paulo.
  • B Declaração de Independência do Brasil pelo Grande Oriente do Brasil.
  • C Decisão de D. Pedro de permanecer no Brasil (Dia do Fico).
  • D Proclamação da República pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
  • E Proclamação da Independência do Brasil pelo Príncipe Regente D. Pedro.
27

A partir do século XVI, desenvolveu-se no nordeste brasileiro a lavoura de cana-de-açúcar, de grande importância na economia da Colônia.

Assinale a alternativa que descreve corretamente características da lavoura canavieira.

  • A Monocultura, latifúndio, trabalho assalariado, mercado externo.
  • B Monocultura, minifúndio, trabalho escravo, mercado interno.
  • C Monocultura, latifúndio, trabalho escravo, mercado externo.
  • D Plantation, latifúndio, trabalho assalariado, mercado externo.
  • E Policultura, latifúndio, trabalho escravo, mercado interno.
28

No século XIX, ocorreu uma corrida imperialista em direção da África. Ingleses, franceses, italianos, alemães e belgas repartiram o continente entre si e assenhoraram-se de imensas riquezas.

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das causas desse processo.

  • A A busca de uma rota alternativa para controlar o comércio com o Oriente (comércio de especiarias).
  • B A crise populacional na Europa que, com a diminuição dos nascimentos e aumento dos óbitos, produziu uma grande falta de mão de obra barata.
  • C O declínio do capitalismo europeu e a tentativa de buscar, nos novos países do continente africano, os capitais anteriormente aplicados no tráfico de escravos.
  • D A procura de matérias primas, mercados consumidores e áreas de influência.
  • E A tentativa de submeter os países recém-independentes do continente africano, numa reação ao processo de descolonização afro-asiática.
29

É correto afirmar sobre a Revolução Francesa.

  • A A Revolução Francesa pode ser inserida entre as revoluções burguesas do século XVIII.
  • B A Revolução Francesa, bem como a Revolução Gloriosa, foram lideradas pela aristocracia que visava aumentar sua participação política nos governos.
  • C A defesa do direito divino dos reis foi um dos fundamentos ideológicos dos revolucionários parisienses.
  • D Na França pré-revolucionária, a sociedade estava dividida em três estados, que ofereciam amplas condições de mobilidade social.
  • E A grande fome que assolou a França entre 1788 e 1789, causada pela Guerra dos Cem Anos, figura entre as principais causas do movimento revolucionário.
30

Assinale a alternativa correta sobre o processo de colonização do continente americano.

  • A A colonização da América evidenciou o processo de expansão do sistema feudal e o início da decadência do sistema capitalista.
  • B A imensa maioria das colônias americanas foram colônias de povoamento que visavam acomodar os excedentes populacionais da Europa, como aconteceu na América espanhola e inglesa.
  • C Percebe-se, no processo de colonização da América, não obstante seu caráter mercantil, a intenção de manter intactos os modos de vida, territórios e identidades dos povos e comunidades americanas.
  • D A colonização da América é, acima de tudo, um prolongamento do espírito do Cruzadismo, um movimento que se opunha ao nascente capitalismo financeiro e que visava, acima de tudo, a expansão da fé.
  • E A colonização da América constituiu uma fase da expansão comercial da Europa a partir, principalmente, das colônias de exploração em terras americanas.
31
O texto abaixo aborda o tema das “Grandes Navegações” e juntamente com os seus conhecimentos sobre o assunto, poderá ajudar na resposta da questão.


O século XV foi marcado pelas grandes viagens de exploradores que confirmaram a esfericidade da terra e contribuíram para revolucionárias mudanças na vida europeia. Os grandes exploradores dos séculos XV e XVI foram Bartolomeu Dias, Colombo, Vasco da Gama, Magalhães e Drake.

Estas viagens só foram possíveis graças ao progresso das ciências, da tecnologia e do pensamento racional. A bússola, o cálculo matemático e instrumentos marítimos como o astrolábio contribuíram enormemente para o desenvolvimento da navegação.

Segundo o texto 1, as navegações dos séculos XV e XVI são responsáveis por importantes mudanças na vida da Europa.

Assinale a alternativa que indica corretamente uma importante contribuição para o conhecimento geográfico que os navegadores puderam comprovar.

  • A A teoria da terra plana.
  • B O surgimento do pensamento racional.
  • C A descoberta da bússola e do astrolábio.
  • D Que se podia chegar ao Oriente, navegando para Ocidente.
  • E A existência de um grande mar separando a Europa do continente africano.
32
O texto abaixo aborda o tema das “Grandes Navegações” e juntamente com os seus conhecimentos sobre o assunto, poderá ajudar na resposta da questão.


O século XV foi marcado pelas grandes viagens de exploradores que confirmaram a esfericidade da terra e contribuíram para revolucionárias mudanças na vida europeia. Os grandes exploradores dos séculos XV e XVI foram Bartolomeu Dias, Colombo, Vasco da Gama, Magalhães e Drake.

Estas viagens só foram possíveis graças ao progresso das ciências, da tecnologia e do pensamento racional. A bússola, o cálculo matemático e instrumentos marítimos como o astrolábio contribuíram enormemente para o desenvolvimento da navegação.

Portugal e Espanha destacaram-se, nos séculos XV e XVI, nas grandes viagens marítimas em busca de novas terras.
Assinale a alternativa correta a respeito destas navegações.

  • A Vasco da Gama, a serviço de Portugal, conseguiu chegar em 1498 ao Oriente (Índias), contornando o continente africano.
  • B Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia portuguesa, conseguiu o feito pioneiro de chegar à Ásia contornando o continente africano.
  • C Bartolomeu Dias, anos antes de Vasco da Gama, dobrou o Cabo da Boa Esperança em uma viagem patrocinada pelos Reinos de Castela e Aragão.
  • D Cristóvão Colombo, a serviço dos Reis Católicos (Fernando e Isabel), logrou comprovar a esfericidade da terra.
  • E Sir Francis Drake, a serviço da Rainha Elizabeth, em 1492, aportou na Virgínia, tornando-se o primeiro europeu a chegar ao continente americano.
33

Analise o texto abaixo:

Então o pai dos deuses e dos homens (Zeus) começou a falar: “Vou lhe dizer o motivo de ter sido convocada ao Olimpo, deusa Tétis. Durante nove dias, a discórdia imperou entre os deuses por causa do cadáver de Heitor, e de Aquiles, saqueador de cidades. Vai sem demora ao acampamento e transmite a seu filho as nossas ordens. Diga-lhe que os deuses estão irados com ele, e eu mais do que todos, por causa de sua loucura de coração. Que ele entregue Heitor. Enquanto isso, mandarei Íris a Príamo aconselhá-lo a resgatar seu querido filho, dirigindo-se aos navios dos aqueus para entregar a Aquiles presentes que satisfaçam o seu coração.”

O trecho acima foi extraído de uma obra (Ilíada) atribuída a Homero, que narra episódios da Guerra de Troia.

Assinale a alternativa que identifica corretamente a sociedade da Antiguidade Ocidental a cuja narrativa está associada.

  • A Persa
  • B Hindu
  • C Grega
  • D Chinesa
  • E Romana

Geografia

34

O Planeta Terra está circundado por uma camada de gases conhecida por atmosfera terrestre.
A Camada atmosférica, que é muito importante por conter a camada de ozônio, sendo responsável por filtrar a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol, é chamada de:

  • A Trospofera.
  • B Exosfera.
  • C Mesosfera.
  • D Estratosfera.
  • E Ionosfera.
35

A distribuição das florestas no globo terrestre depende de uma série de fatores, como o solo, o clima, a latitude e a altitude, por exemplo. Esses conjuntos de fatores combinados formam paisagens vegetais diferenciadas, compondo o que conhecemos por domínios morfoclimáticos.
O único domínio morfoclimático exclusivamente brasileiro é:

  • A a Mata Atlântica.
  • B a floresta temperada.
  • C a floresta tropical.
  • D a caatinga.
  • E o cerrado.
36

As cidades de uma metrópole exercem interação e influência recíproca entre si. Podemos dizer então que as metrópoles apresentam graus de conexão externa formando áreas ainda maiores.

Dessa forma, o conjunto de duas ou mais metrópoles interligadas física e funcionalmente recebem o nome de:

  • A cidades grandes.
  • B megalópole.
  • C aglomerações urbanas.
  • D municípios limítrofes.
  • E metrópoles nacionais.
37

O solo pode sofrer degradação antrópica ou física que acaba diminuindo a capacidade da terra de suportar a agricultura e o pisoteio de animais.

Esse movimento do solo, de um lugar para outro, onde os principais elementos são o vento e o movimento de águas, é chamado de:

  • A selamento.
  • B compactação.
  • C erosão.
  • D acidificação.
  • E calagem.
38

O Brasil foi dividido oficialmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cinco grandes complexos regionais. Há ainda outra regionalização do Brasil conhecida como regiões geoeconômicas. Essa regionalização teve como critério adotado os aspectos naturais e socioeconômicos.
As regiões geoeconômicas brasileiras são:

  • A a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
  • B a Amazônia Legal, a Amazônia e o Centro-Sul.
  • C a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Oeste.
  • D a Amazônia, o Sudeste e o Centro-Sul.
  • E a Amazônia Legal, o Sudeste e o Centro-Sul.
39

A área de convergência dos ventos alíseos, provenientes dos hemisférios norte e sul, se situa próxima ao Equador.
Essa área limite é conhecida como:

  • A Zona Temperada da Terra.
  • B Zona Tropical da Terra.
  • C Polo Norte Magnético da Terra.
  • D Polo Sul Geográfico da Terra.
  • E Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
40

O acercamento urbano reflete as condições em que ocorreu a modernização da economia do Brasil.

Desde os anos 1930, a industrialização trouxe grandes investimentos em capital feitos pelo Estado, por multinacionais e por empresas privadas. Esses investimentos concentraram-se em regiões mais desenvolvidas economicamente, levando à concentração de recursos e ofertas de trabalho a determinados pontos do território brasileiro. O resultado foi a formação de grandes metrópoles, geralmente com mais de 1 milhão de habitantes, concentrando boa parte dos serviços e infraestruturas oferecidos.

No entanto, a partir dos anos 1990 houve aumento de um fenômeno conhecido como:

  • A metropolização.
  • B desmetropolização.
  • C conurbação.
  • D periferização.
  • E região polarizada.
41

Assinale a alternativa correta sobre a localização no espaço geográfico.

  • A Os principais meridianos recebem nomes específicos como, por exemplo, o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Capricórnio.
  • B Os paralelos são linhas verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul e também são medidos em graus.
  • C Os meridianos são linhas horizontais que circundam o planeta.
  • D A longitude é a distância em graus de algum ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich.
  • E O principal meridiano é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais.
42

Relacione a característica do relevo com sua denominação:

Coluna 1 Relevo
1. Planalto 2. Planície 3. Depressão 4. Depressão Absoluta 5. Depressão Relativa

Coluna 2 Caracetrística
( ) É aquela situada acima do nível do mar.
( ) São superfícies elevadas e planas, demarcadas por escarpas, onde o processo de desgaste supera o de acúmulo de sedimentos.
( ) O processo de deposição de sedimentos supera o de desgaste.
( ) É aquela situada abaixo do nível do mar.
( ) São áreas rebaixadas formadas pela atividade erosiva entre as bacias sedimentares e as estruturas geológicas mais antigas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 2 • 1 • 3 • 5 • 4
  • B 2 • 1 • 5 • 4 • 3
  • C 5 • 1 • 2 • 4 • 3
  • D 5 • 2 • 1 • 4 • 3
  • E 5 • 2 • 4 • 1 • 3
43

Observe a pirâmide da população abaixo: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/ 18318-piramide-etaria.html



Analise as afirmativas abaixo em relação à pirâmide.



1. A pirâmide de idades é um gráfico que mostra o número de habitantes e sua distribuição por sexo e idade.


2. Quando a pirâmide etária apresenta uma base larga, significa dizer que há uma menor proporção de crianças nascendo, ou que a natalidade é baixa.


3. Quando a pirâmide apresenta um aspecto triangular, o percentual de jovens no conjunto da população é alto.


4. A base larga de uma pirâmide indica que a taxa de natalidade é baixa.


5. Quando uma pirâmide apresenta um topo estreito, indica que há uma pequena participação de idosos no conjunto total da população.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
44

Assinale a alternativa que indica corretamente o projeto implantado a partir de 1980, na Amazônia, região Norte do Brasil, idealizado principalmente para a exploração de jazidas de ferro, manganês, níquel, estanho, entre outros minérios, durante o governo do Presidente João Batista Figueiredo. A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é responsável, principalmente, pela exploração das jazidas de ferro.

  • A Projeto Trombetas
  • B Projeto Calha Norte
  • C Projeto Sivam
  • D Projeto Onça Pintada
  • E Projeto Grande Carajás
45

Depois da década de 1970, a população que vivia nas cidades ultrapassou a população que vivia nos campos.
Isso aconteceu devido:

  • A Ao avanço da industrialização.
  • B À entrada da mulher no mercado de trabalho.
  • C Ao aumento da quantidade de idosos.
  • D À diminuição da quantidade de idosos.
  • E À diminuição da criação do gado no campo.