O Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá compreende em sua organização todos os Órgãos e Instituições Educacionais do município, articulando as partes e definindo as competências de cada um em vista das finalidades inerentes às responsabilidades. O sistema de ensino do município de Cuiabá apresenta entre suas diretrizes gerais a/o:
A lei complementar que institui a carreira dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá tem entre suas finalidades estabelecer as normas, critérios e instruções especiais sobre o regime jurídico do seu quadro de pessoal. No que se refere especificamente ao regime de trabalho consta a seguinte previsão:
A Lei que dispõe sobre a reformulação e reestruturação do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação do município de Sapezal reestrutura a carreira estratégica dos Profissionais da Educação Pública do Município de Sapezal – MT, tendo por finalidade organizá-la, estruturá-la e estabelecer as normas sobre o regime de trabalho dos seus respectivos cargos, dos princípios sobre a qualificação profissional, da habilitação para o ingresso, do regime de remuneração e da avaliação do desempenho. Entende-se por carreira estratégica, de acordo com a definição legal:
De acordo com o art. 2° da Lei Orgânica do Município de Cuiabá – MT, são poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e:
Conforme a Lei Municipal nº 946, de 21 de setembro de 2006, que institui o Diário Oficial do município de Primavera do Leste – MT, o arquivamento dos atos e das matérias originais publicados no DIOPRIMA, seja em arquivo físico seja mídia magnética, é de responsabilidade do poder:
Cabe ao Município de Campo Verde garantir a todos pleno exercício dos direitos culturais. A comunicação é reconhecida como um direito cultural e um direito dos cidadãos, cabendo ao poder constituído incentivar:
Após sofrer limitação em sua capacidade física, verificada em inspeção médica, o servidor poderá ser investido em cargo de atribuição e assumir responsabilidades compatíveis com a limitação sofrida. A readaptação, de acordo com o disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde:
Segundo a Lei Municipal nº 152/92, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde, o servidor que, por prescrição legal, deva prestar caução como garantia poderá realizá-la na seguinte modalidade:
Atendendo ao que determina a Lei Orgânica Municipal de Campo Verde, o município, de forma articulada com o Estado, organizará seu sistema de ensino municipal, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, ao seu preparo para o exercício da cidadania, com base no seguinte princípio:
Conforme a lei nº 152, de 19 de novembro de 1992, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município de Campo Verde-MT e dá outras providências, adquire a estabilidade o servidor nomeado por concurso público, após 03 (três) anos de efetivo exercício, mediante aprovação em estágio probatório, onde será avaliada sua aptidão e capacidade para o desempenho no cargo. (Redação dada pela Lei nº 1304/2007). São considerados objetos de avaliação tratados no caput deste artigo:
No menu eletrônico de uma hamburgueria, Zélia decide escolher um combo, que é composto por um hambúrguer, um complemento e uma bebida. Se há oito opções de hambúrguer, três de complemento e cinco de bebida, o número de combos distintos que Zélia pode escolher é, no máximo, igual a:
Carlos aumenta a mesada de seu filho Antônio em 7 reais a cada mês. Dessa forma, se a mesada de Antônio foi de 32 reais em janeiro de 2020, o valor dessa mesada em março de 2025, em reais, será igual a:
Nélio tem, atualmente, N anos de idade, o que representa 60% da idade de José e 140% da idade de Maria. Daqui a dez anos, José terá o dobro da idade de Maria.
Dessa forma, a soma dos algarismos de N é igual a:
Uma doceria fabrica doces de chocolates em formato cúbico, de dois tamanhos: um com aresta de 2 cm e outro com aresta de 6 cm. A quantidade de chocolate no doce maior é igual a N vezes a quantidade de chocolate no doce menor. O valor de N é:
Os termos da sequência numérica (39, 53, 67, 81, 95, 109, ...) foram obtidos a partir de um determinado padrão. Mantido esse padrão, 9 º termo da sequência é igual a:
Um concurso público oferece vagas para oito cargos diferentes. Ao se inscrever nesse concurso, um candidato deve escolher dois cargos, colocando-os em ordem de preferência. O número máximo de escolhas diferentes que um candidato pode fazer é:
As idades de Marcelo, Adriana e Joana, em anos, são respectivamente iguais a 24, 36 e 45. A média aritmética dessas três idades é igual a:
Em relação aos habitantes de uma cidade, considere os seguintes conjuntos:
P = {pessoas que gostam de peixe} C = {pessoas que acordam cedo}
Se o conjunto C está contido no conjunto P, então, em relação a esses habitantes, é sempre verdade que:
As caixas A, B e C contêm, respectivamente, 90, 50 e 40 moedas de 1 real. Com o objetivo de que as três caixas fiquem com a mesma quantidade de moedas, João passou x moedas da caixa A para a caixa B e, em seguida, passou y moedas da caixa A para a caixa C. Dessa forma, a soma (x+y) é igual a:
Na festa de fim de ano de uma pequena empresa, serão feitos dois sorteios de prêmios entre os seus oito funcionários. Em cada sorteio haverá um único ganhador, cada um tem chances iguais de ganhar e o mesmo funcionário pode ser sorteado mais de uma vez.
Assim, a probabilidade de que o funcionário Celso ganhe ao menos um prêmio é igual a:
Os objetos de conhecimento – máquinas simples, formas de propagação do calor, equilíbrio e vida na Terra, história dos combustíveis e das máquinas térmicas pertencem à unidade temática Matéria e energia, em ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais:
A habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas, compete à seguinte unidade temática e ano:
Keyliane, uma aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, ao estudar a unidade temática Vida e Evolução, espera adquirir a habilidade de:
O professor Fernandez lecionou uma aula da unidade temática Terra e Universo, de ciências do 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – onde os objetos de conhecimento são:
“Diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública” são conteúdos ministrados pela professora Ramirez e que estão contemplados na unidade temática no Ensino Fundamental – Anos Finais:
Uma das competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental expressas na BNCC é:
De acordo com a BNCC de Arte, do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, uma das competências específicas é:
A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:
A Base Nacional Comum Curricular reconhece a existência de temas contemporâneos como ciência e tecnologia, saúde, educação ambiental, educação financeira e fiscal, entre outros, que afetam a vida humana em escala local, regional e global, e por isso:
Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é: