Resolver o Simulado Prefeitura de Cáceres - MT - Professor (P3) – Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) - SELECON - Nível Superior

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Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso

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O Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá compreende em sua organização todos os Órgãos e Instituições Educacionais do município, articulando as partes e definindo as competências de cada um em vista das finalidades inerentes às responsabilidades. O sistema de ensino do município de Cuiabá apresenta entre suas diretrizes gerais a/o:

  • A valorização da experiência extra-escolar
  • B vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais
  • C preservação, difusão e expansão dos patrimônios cultural e ambiental
  • D pluralismo de ideias e coexistência de estabelecimentos públicos e privados de ensino
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A lei complementar que institui a carreira dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá tem entre suas finalidades estabelecer as normas, critérios e instruções especiais sobre o regime jurídico do seu quadro de pessoal. No que se refere especificamente ao regime de trabalho consta a seguinte previsão:

  • A o profissional permanecerá na unidade para a qual foi lotado por um período mínimo de 12 (doze) meses após efetivadas a permuta ou remoção
  • B a jornada de trabalho dos Profissionais da Educação será de trinta horas semanais no caso de cargo de professor e de vinte horas nos cargos de técnicos
  • C ao professor lotado e em exercício em escolas nas áreas urbanas, assegura-se o pagamento de verba indenizatória para auxílio nas despesas com alimentação, transporte e/ou moradia
  • D a concessão do regime de Dedicação Exclusiva, em todas as hipóteses de incidência, aos profissionais que acumulem cargos com carga horária superior a 50 (cinquenta) horas é vedada
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A Lei que dispõe sobre a reformulação e reestruturação do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação do município de Sapezal reestrutura a carreira estratégica dos Profissionais da Educação Pública do Município de Sapezal – MT, tendo por finalidade organizá-la, estruturá-la e estabelecer as normas sobre o regime de trabalho dos seus respectivos cargos, dos princípios sobre a qualificação profissional, da habilitação para o ingresso, do regime de remuneração e da avaliação do desempenho. Entende-se por carreira estratégica, de acordo com a definição legal:

  • A a desempenhada por servidor que exerce função de docente concursado que não apresenta graduação superior
  • B aquela essencial para o oferecimento de serviço público, priorizado, administrado diretamente e mantido sob a responsabilidade do município
  • C aquela cuja função envolve processos de capacitação, aperfeiçoamento, atualização por meio de cursos, congressos, seminários, oficinas, fóruns e similares
  • D a que envolve um conjunto de competências, complexidades e responsabilidades assemelhadas quanto à natureza das ações e às qualificações exigidas de seus ocupantes
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De acordo com o art. 2° da Lei Orgânica do Município de Cuiabá – MT, são poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e:

  • A o Executivo
  • B o Judiciário
  • C a Secretaria Municipal 
  • D a Câmara de Vereadores
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Conforme a Lei Municipal nº 946, de 21 de setembro de 2006, que institui o Diário Oficial do município de Primavera do Leste – MT, o arquivamento dos atos e das matérias originais publicados no DIOPRIMA, seja em arquivo físico seja mídia magnética, é de responsabilidade do poder:

  • A Administrativo
  • B Legislativo
  • C Executivo
  • D Judiciário
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Cabe ao Município de Campo Verde garantir a todos pleno exercício dos direitos culturais. A comunicação é reconhecida como um direito cultural e um direito dos cidadãos, cabendo ao poder constituído incentivar:

  • A a homogeneidade e a variedade das fontes de informação
  • B a participação de entidades representativas da sociedade na definição das políticas de comunicação
  • C o acesso às mensagens que circulem no meio social, de forma reservada aos profissionais de comunicação
  • D o surgimento de emissoras de radiodifusão e televisão, geridas por grupos plurais que representem a sociedade civil
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Após sofrer limitação em sua capacidade física, verificada em inspeção médica, o servidor poderá ser investido em cargo de atribuição e assumir responsabilidades compatíveis com a limitação sofrida. A readaptação, de acordo com o disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde:

  • A será efetivada em cargos de padrão igual, superior ou inferior de vencimento
  • B caso efetivada em cargo de padrão superior, importará ao servidor vencimento correspondente ao cargo que ocupava
  • C somente poderá ocorrer no prazo de 02 (dois) anos, a contar do laudo médico que comprovar a capacidade do servidor para o exercício do cargo
  • D que ocorrer na hipótese em que inexistirem vagas disponíveis, importará na designação ao servidor das atribuições do cargo indicado, até regular o provimento
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Segundo a Lei Municipal nº 152/92, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde, o servidor que, por prescrição legal, deva prestar caução como garantia poderá realizá-la na seguinte modalidade:

  • A seguro fiança
  • B seguro de vida
  • C título de dívida privada
  • D Seguro Fidelidade Funcional, emitido por instituição autorizada legalmente
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Atendendo ao que determina a Lei Orgânica Municipal de Campo Verde, o município, de forma articulada com o Estado, organizará seu sistema de ensino municipal, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, ao seu preparo para o exercício da cidadania, com base no seguinte princípio:

  • A gratuidade do ensino público e privado em estabelecimentos oficiais e instituições parceiras, até a etapa do ensino fundamental
  • B educação escolar pública e privada de qualidade nos graus organizados e mantidos pelo poder público municipal, até a etapa do ensino médio
  • C gestão democrática, em todos os níveis dos sistemas de ensino, com eleição direta para diretores das unidades de ensino e dirigentes regionais e composição paritária dos Conselhos Deliberativos Escolares, com participação dos profissionais de ensino, pais e alunos
  • D valorização dos profissionais do ensino garantindo, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, jornada de trabalho de, no máximo, vinte horas, sendo metade destinada a planejamento e estudos extraclasse e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos
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Conforme a lei nº 152, de 19 de novembro de 1992, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município de Campo Verde-MT e dá outras providências, adquire a estabilidade o servidor nomeado por concurso público, após 03 (três) anos de efetivo exercício, mediante aprovação em estágio probatório, onde será avaliada sua aptidão e capacidade para o desempenho no cargo. (Redação dada pela Lei nº 1304/2007). São considerados objetos de avaliação tratados no caput deste artigo:

  • A entusiasmo e presteza
  • B atendimento ao público e criatividade
  • C conhecimento e qualidade dos trabalhos atribuídos
  • D capacidade de trabalho em equipe e competitividade

Matemática

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No menu eletrônico de uma hamburgueria, Zélia decide escolher um combo, que é composto por um hambúrguer, um complemento e uma bebida. Se há oito opções de hambúrguer, três de complemento e cinco de bebida, o número de combos distintos que Zélia pode escolher é, no máximo, igual a:

  • A 16
  • B 48
  • C 120
  • D 240
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Carlos aumenta a mesada de seu filho Antônio em 7 reais a cada mês. Dessa forma, se a mesada de Antônio foi de 32 reais em janeiro de 2020, o valor dessa mesada em março de 2025, em reais, será igual a:

  • A 382
  • B 389
  • C 466
  • D 473
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Nélio tem, atualmente, N anos de idade, o que representa 60% da idade de José e 140% da idade de Maria. Daqui a dez anos, José terá o dobro da idade de Maria.

Dessa forma, a soma dos algarismos de N é igual a:

  • A 5
  • B 6
  • C 7
  • D 8
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Uma doceria fabrica doces de chocolates em formato cúbico, de dois tamanhos: um com aresta de 2 cm e outro com aresta de 6 cm. A quantidade de chocolate no doce maior é igual a N vezes a quantidade de chocolate no doce menor. O valor de N é:

  • A 3
  • B 9
  • C 18
  • D 27
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Os termos da sequência numérica (39, 53, 67, 81, 95, 109, ...) foram obtidos a partir de um determinado padrão. Mantido esse padrão, 9 º termo da sequência é igual a:

  • A 137
  • B 151
  • C 165
  • D 179
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Um concurso público oferece vagas para oito cargos diferentes. Ao se inscrever nesse concurso, um candidato deve escolher dois cargos, colocando-os em ordem de preferência. O número máximo de escolhas diferentes que um candidato pode fazer é:

  • A 16
  • B 24
  • C 56
  • D 64
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As idades de Marcelo, Adriana e Joana, em anos, são respectivamente iguais a 24, 36 e 45. A média aritmética dessas três idades é igual a:

  • A 35
  • B 36
  • C 37
  • D 38
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Em relação aos habitantes de uma cidade, considere os seguintes conjuntos:
P = {pessoas que gostam de peixe} C = {pessoas que acordam cedo}

Se o conjunto C está contido no conjunto P, então, em relação a esses habitantes, é sempre verdade que:

  • A todos que gostam de peixe acordam cedo.
  • B todos que acordam cedo gostam de peixe.
  • C ninguém que gosta de peixe não acorda cedo.
  • D ninguém que não acorda cedo não gosta de peixe.
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As caixas A, B e C contêm, respectivamente, 90, 50 e 40 moedas de 1 real. Com o objetivo de que as três caixas fiquem com a mesma quantidade de moedas, João passou x moedas da caixa A para a caixa B e, em seguida, passou y moedas da caixa A para a caixa C. Dessa forma, a soma (x+y) é igual a:

  • A 30
  • B 35
  • C 40
  • D 45
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Na festa de fim de ano de uma pequena empresa, serão feitos dois sorteios de prêmios entre os seus oito funcionários. Em cada sorteio haverá um único ganhador, cada um tem chances iguais de ganhar e o mesmo funcionário pode ser sorteado mais de uma vez.

Assim, a probabilidade de que o funcionário Celso ganhe ao menos um prêmio é igual a:

  • A 2/64
  • B 15/64
  • C 49/64
  • D 62/64

Pedagogia

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Os objetos de conhecimento – máquinas simples, formas de propagação do calor, equilíbrio e vida na Terra, história dos combustíveis e das máquinas térmicas pertencem à unidade temática Matéria e energia, em ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • A 6° ano
  • B 7° ano
  • C 8° ano
  • D 9° ano
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A habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas, compete à seguinte unidade temática e ano:

  • A vida e evolução 6° ano
  • B vida e evolução 7° ano
  • C matéria e energia 6° ano
  • D matéria e energia 7° ano
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Keyliane, uma aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, ao estudar a unidade temática Vida e Evolução, espera adquirir a habilidade de:

  • A explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas
  • B comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos
  • C associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes
  • D argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo
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O professor Fernandez lecionou uma aula da unidade temática Terra e Universo, de ciências do 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – onde os objetos de conhecimento são:

  • A características da Terra, observação do céu e usos do solo
  • B pontos cardeais, calendários, fenômenos cíclicos e cultura
  • C movimento aparente do Sol no céu, o Sol como fonte de luz e calor
  • D constelações e mapas celestes, movimento de rotação da Terra
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“Diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública” são conteúdos ministrados pela professora Ramirez e que estão contemplados na unidade temática no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • A forças e movimentos
  • B matéria e energia
  • C Terra e universo
  • D vida e evolução
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Uma das competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental expressas na BNCC é:

  • A compreender conceitos fundamentaiseestruturasexplicativas das Ciências Sociais, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação política, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e exclusiva.
  • B analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza
  • C construir argumentos com base em suposições, opiniões e informações não verificadas e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, recusando e desvalorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, com preconceitos de qualquer natureza.
  • D evitar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e guardar informações, ignorar a produção de conhecimentos e resolução de problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
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De acordo com a BNCC de Arte, do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, uma das competências específicas é:

  • A evitar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística
  • B superar a mera ludicidade, por meio da percepção, da expressividade e da imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte
  • C pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade global –, suas práticas e manifestações tradicionais hegemônicas, reelaborando-as nas criações em Arte
  • D explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades
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A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:

  • A o prefeito e seus secretários devem elaborar o PME e ouvir as demandas da população
  • B o PME é um plano de governo, suas ações começam e terminam com um mandato político
  • C as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no PME, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da prefeitura
  • D a participação do prefeito e de seus secretários deixa de ser importante, pois o PME é responsabilidade das representações dos diversos segmentos da sociedade
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A Base Nacional Comum Curricular reconhece a existência de temas contemporâneos como ciência e tecnologia, saúde, educação ambiental, educação financeira e fiscal, entre outros, que afetam a vida humana em escala local, regional e global, e por isso:

  • A foram indicados como disciplinas obrigatórias do currículo do ensino fundamental
  • B não foram contemplados no documento, cabendo às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporá-los aos currículos e às propostas pedagógicas
  • C não foram recomendados como propícios à discussão em ambiente escolar, tendo em vista as diferenças culturais que geram concepções e visões de mundo conflitantes e até antagônicas
  • D foram contemplados em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada, preferencialmente de forma transversal e integradora
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Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é:

  • A transformá-la em instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar em seu processo
  • B torná-la obrigatória apenas no início do período letivo, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e as lacunas de aprendizagem decorrentes dos anos escolares anteriores
  • C convertê-la em mecanismo pedagógico que permita a expressão numérica da qualidade do conhecimento acumulado pelo aluno ao longo do processo de escolarização
  • D aperfeiçoá-la tecnicamente, a fim de permitir uma mensuração cada vez mais precisa do conhecimento já construído pelo estudante