Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - Professor - Educação Infantil - LEGALLE Concursos - Nível Superior

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Português

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Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
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Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
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A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
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Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
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A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
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Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.
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Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.


Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os prefixos atribuem ao radical um sentido de negação.
  • B Os prefixos ligam-se ao radical por meio da vogal temática -i.
  • C São adjetivos formados a partir de verbos.
  • D São palavras formadas por derivação parassintética.
  • E Todas podem ser transformadas em orações adjetivas.
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Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.

  • A À festa do doutor Campos, seguiram-se outras a que  Ricardo deu a honra de sua presença e alegria da sua voz.
  • B O major até mandara buscar o sulfato de cobre para a solução em que ia lavar a batata inglesa a plantar nos intervalos dos pés.
  • C Repinicou o violão e continuou a cantar os lábios de Carola, onde encontrava a ilusão que adoça a vida.
  • D Tinha, entretanto, pertencido a uma modesta roda de boêmios literatos e poetas, na qual, a par da poesia e de coisas de literatura, se discutia muita política.
  • E Sentindo que a alcunha lhe era dirigida, não perdeu a dignidade, não prorrompeu em doestos e insultos.
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Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.

  • A Os convidados que não dançavam se haviam espalhado por várias partes da casa.
  • B Não lhe posso contar o que aconteceu depois desse dia.
  • C E ele se pôs a caminho, mas a pé, para poupar o tostão do bonde.
  • D Em se tratando de música, ele era o especialista.
  • E Depois deste feito, Clara se sentiu completamente só no mundo.
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Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.

Literatura

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O Romantismo no Brasil teve como um de seus principais autores:

  • A Olavo Bilac, com seu estilo de perfeição formal e rigor técnico.
  • B José de Alencar, conhecido por obras que exaltam o nacionalismo e idealizam o indígena, como "O Guarani".
  • C Gregório de Matos, que explorava o conflito entre corpo e espírito.
  • D Aluísio Azevedo, que abordava questões sociais e científicas em sua obra "O Cortiço".
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O Barroco foi um movimento literário que se destacou no Brasil colonial. Qual das alternativas descreve corretamente uma característica típica do Barroco?

  • A A exaltação da simplicidade e da vida bucólica como ideais de vida.
  • B A dualidade entre corpo e espírito, utilizando linguagem rebuscada e figuras de contraste.
  • C A idealização amorosa e o sentimentalismo exacerbado na poesia lírica.
  • D O foco exclusivo na descrição objetiva e detalhada de cenas do cotidiano.
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Sobre o Quinhentismo no Brasil, é correto afirmar que:

  • A Foi marcado pela produção de textos que exploravam temas filosóficos e abstratos, desvinculados do contexto social.
  • B É um movimento que abordou exclusivamente temas científicos e teóricos, sem relação com o cotidiano brasileiro.
  • C Destacou-se pelo uso de linguagem rebuscada e culto ao exagero na expressão das emoções.
  • D Caracterizou-se por uma literatura descritiva e informativa sobre o Brasil, voltada principalmente para a metrópole portuguesa.
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Texto 5


Quadrilha


João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.


João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. 22ª edição, Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 146.


Texto 6


Refrão da letra da canção Flor da idade

(Chico Buarque)


Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava


Carlos amava Dora que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava


Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha

Assinale a alternativa correta considerando o Texto 5 e os estudos das escolas da Literatura Brasileira.

  • A A composição é um marco do realismo brasileiro ao romper com a idealização do amor romântico.
  • B Os versos explicitam a promiscuidade vivenciada pelos indivíduos do poema que mantinham concomitantemente relações amorosas entre si.
  • C Nos três primeiros versos, todos os indivíduos amavam sem serem amados de volta.
  • D O título do poema faz referência a um bando de malfeitores.
  • E O poema incorpora características do movimento literário modernista com versos livres, temática do cotidiano e linguagem coloquial.
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Texto 3


Passagem da obra Dom Casmurro (Machado de Assis)


Tinham-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que…


Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.


Fonte: ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.

2ª edição [e-book], Brasília: Edições Câmara, 2019, p. 57-58.


Texto 4


Passagem da obra O cortiço (Aluísio Azevedo)


Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.

Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolência de neblina as derradeiras notas da última guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se à luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia.

A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um farto acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas.


Fonte: AZEVEDO, Aluísio. O cortiço.

30ª ed., São Paulo: Ática, 1997, p. 21.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando os textos 3 e 4 e as características das escolas da Literatura Brasileira.


( ) Dom Casmurro é obra do romantismo, estilo marcado pela análise psicológica e a temática do adultério feminino.


( ) O cortiço apresenta estética naturalista, escola marcada pela objetividade, crítica social e oposição ao romantismo.


( ) Os textos 3 e 4 são passagens tipológicas narrativas desenvolvidas para descrever personagens das duas obras.


( ) Da expressão “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” infere-se o preconceito existente no século XIX em relação aos ciganos, tratados como falsos e de má índole.


( ) Em “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava”, o autor produz uma personificação, figura de linguagem bastante utilizada em textos literários.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • F • F
  • B V • F • F • V • V
  • C F • V • V • F • V
  • D F • V • F • V • V
  • E F • F • V • V • F
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Sobre as obras de Machado de Assis, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

Coluna I.

A- Memórias Póstumas de Brás Cubas.
B- Quincas Borba.
C- Esaú e Jacó.
D- Memorial de Aires.
E- Dom Casmurro.

Coluna II.

1- Rubião, herdeiro de Quincas Borba, é envolvido por Sofia e seu marido Cristiano Palha, é levado à miséria e à loucura.
2- Narrado por Bento Santiago que na velhice procura atar as duas pontas da vida.
3- É o romance da ambiguidade, narrado em terceira pessoa pelo Conselheiro Aires. Pedro e Paulo seriam os dois lados da verdade.
4- Narrado por um defunto-autor, em posição transtemporal, que do outro lado do mistério, revê a sua existência de homem que tudo tentou e nada conseguiu.
5- Narrado sobre a forma de um diário, tematiza a solidão e desencanto da velhice.

  • A A (1) - B (3) - C (5) - D (2) - E (4).
  • B A (2) - B (1) - C (3) - D (5) - E (4).
  • C A (4) - B (2) - C (5) - D (1) - E (3).
  • D A (4) - B (1) - C (3) - D (5) - E (2).
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Sobre o Modernismo na literatura brasileira, especialmente no que diz respeito aos principais escritores do movimento, assinale a afirmativa que descreve de maneira precisa a contribuição e o papel desses autores no período.

  • A Mário de Andrade, uma figura central do Modernismo, é conhecido por sua abordagem inovadora e o uso do regionalismo em suas obras, incorporando elementos do folclore e da cultura popular brasileira, o que é evidenciado em seu romance “Macunaíma”.
  • B Tomás Antonio Gonzaga, um importante poeta modernista, destacou-se por seu estilo rebuscado e uma preocupação com o formalismo na poesia, sendo influenciado principalmente pelos movimentos simbolista e parnasiano, o que é refletido em seu livro “A Rosa do Povo”.
  • C Umberto Eco é um dos principais nomes do Modernismo, notável por seu enfoque na literatura social e política, com um estilo caracterizado pela linguagem simples e a crítica direta às instituições estabelecidas, refletindo a influência das ideias de Oswald de Andrade e sua visão antropofágica.
  • D Machado de Assis foi um crítico das convenções literárias e sociais da época, mas sua obra é caracterizada pela adoção de um estilo realista e naturalista, com uma forte ênfase na descrição detalhada da realidade social, como demonstrado em seu romance “Memórias Sentimentais de Brás Cubas”.
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Sobre o Barroco na literatura brasileira, a seguir, uma característica ou aspecto correto e bem contextualizado desse período literário.

  • A O Barroco brasileiro é conhecido por seu estilo literário predominantemente racionalista e voltado para a simplicidade, refletindo a influência do Iluminismo que predominava na época.
  • B O Barroco no Brasil é caracterizado pela sua proximidade com o Romantismo, refletindo um estilo de escrita emocional e idealizado, como demonstrado nas poesias de Manuel Botelho de Oliveira.
  • C No Barroco brasileiro, a temática principal é o nacionalismo e a construção de uma identidade cultural brasileira, com ênfase na descrição detalhada da fauna e flora locais, como visto nas obras de Tomás Antônio Gonzaga.
  • D A literatura barroca brasileira frequentemente explora temas de dualidade e conflito entre o espiritual e o temporal, usando uma linguagem rica em contrastes e paradoxos, como exemplificado na obra de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
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Qual das alternativas abaixo apresenta uma contribuição significativa de Oliveira Silveira para a literatura brasileira, especialmente em relação à temática afro-brasileira?

  • A A fundação do movimento de literatura marginal no Brasil.
  • B A criação de obras que promovem a valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo.
  • C A publicação do primeiro romance brasileiro que aborda a história da escravidão.
  • D A introdução de elementos da poesia romântica na literatura brasileira.
  • E A formação de uma escola literária que se opõe ao modernismo.
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Considere os aspectos teóricos de Harold Bloom sobre a influência e a tradição literária e de Mikhail Bakhtin sobre a recepção e a historicidade dos textos e responda à questão:

      Bloom (1994) discute como os autores e suas obras dialogam com as tradições literárias e com o público ao longo do tempo, enquanto Bakhtin (1997) enfatiza a importância da historicidade e da recepção dos textos na compreensão de sua relevância cultural e estética.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e o Legado da Literatura. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

     No exemplo do trecho abaixo, qual alternativa melhor elucida a importância e o impacto da historicidade dos textos e o diálogo entre obras e contextos históricos para a prática da leitura literária?
     Os romances de Machado de Assis, produzidos no final do século XIX, refletiam as tensões sociais e políticas do Brasil Imperial. A circulação dessas obras nas livrarias e a recepção crítica da época mostram um diálogo constante entre a literatura e o contexto histórico, revelando a habilidade do autor em manter elementos da tradição literária enquanto rompe com convenções estéticas estabelecidas.

  • A A historicidade dos textos ajuda a entender apenas as intenções do autor, sem considerar o impacto da obra na época de sua produção e recepção.
  • B O diálogo entre obras e contextos históricos é irrelevante, pois a literatura deve ser analisada isoladamente, sem levar em conta a influência de outros textos e contextos históricos.
  • C Compreender a historicidade e o diálogo entre obras e contextos históricos permite reconhecer como a literatura se desenvolve através de movimentos de manutenção da tradição e de ruptura, refletindo e influenciando a realidade de sua época.
  • D A análise do diálogo entre obras e contextos históricos é importante apenas para entender a vida do autor e não para interpretar a obra literária em si.