Resolver o Simulado FAPEC - Nível Superior

0 / 21

Artes Visuais

1

Observe a imagem: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Ela se refere ao único frame colorido que resistiu ao tempo, de uma obra chamada Le voyage dans la lune, do francês Georges Méliès.


De acordo com seus conhecimentos, a qual das sete artes pertence essa imagem? 

  • A Artes cênicas;
  • B Pintura;
  • C Escultura;
  • D Literatura;
  • E Cinema.

Pedagogia

2

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:

  • A O estudante é agente construtor de seu próprio conhecimento, tem controle do processo de aprendizagem, sendo que este aprender deve ser guiado por atividades que permitam que o aluno seja mais ativo e participativo.
  • B O professor adota um papel de protagonista, de fonte de informações e de transmissor delas.
  • C Há uma busca constante na relação entre teoria e prática, fugindo da fragmentação do conteúdo, e buscando a problematização da realidade, a possibilidade de significar o aprendizado a partir da contextualização com a vida.
  • D Em conjunto com a problematização surge a ação do estudante em criticar e/ou refletir sobre a realidade e tomar consciência dela, de se sentir desafiado e curioso sobre as possibilidades de resolução dos problemas propostos.
3

No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A As metodologias ativas apresentam uma perspectiva transformadora que pode exigir mudanças didáticas nos currículos, pois estas estão sobrecarregadas de conteúdos insuficientes para a vida profissional, já que a complexidade dos problemas atuais exige novas competências além do conhecimento específico, tais como: a colaboração, o conhecimento interdisciplinar, a habilidade para inovação, o trabalho em grupo, a educação para o desenvolvimento sustentável, regional e globalizado.
  • B As metodologias ativas surgiram com o objetivo de transformar e aperfeiçoar o ensino aprendizagem trazendo uma abordagem diferenciada, uma vez que os temas e assuntos trabalhados em sala de aula, são assimilados de uma maneira a gerar uma conduta e um comportamento ativo do aluno.
  • C Pela razão da simplicidade que acompanha o emprego das metodologias ativas, como regra, o método apresenta desafios para educadores, bem como para todos os demais envolvidos na gestão pedagógica.
  • D As metodologias ativas têm seu método focado no fortalecimento da autonomia do indivíduo além de mais qualidade das técnicas específicas para um ensino inovador.
4

No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação.
  • B Dentre os benefícios do emprego das metodologias ativas podem ser enunciados: preservação do modelo tradicional; desenvolvimento da autonomia do docente; exercício do trabalho individual; integração entre teoria e prática; desenvolvimento de visão analítica da realidade; e uso de avaliação informativa.
  • C As metodologias ativas de ensino-aprendizagem ressaltam que os discentes precisam ser estimulados, encorajados e questionados para que possam buscar estratégias de resoluções, tornando-se protagonistas de seu desenvolvimento educacional.
  • D As metodologias ativas mostram-se como uma concepção educacional que coloca os discentes como principais agentes de seu aprendizado, estimulando os alunos a serem sujeitos ativos, e colabora diretamente, com o desenvolvimento de habilidades criativas e autônomas.
5

Não se apresentam como modalidades de metodologias ativas de ensino e aprendizagem:

  • A Gamificação e Aprendizagem baseada em projetos.
  • B Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido.
  • C Aprendizagem entre pares e Sala de aula invertida.
  • D Aprendizagem singular e Método de autotutela.
6

No que concerne às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A O uso de metodologias ativas permite que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participe efetivamente da construção do próprio conhecimento.
  • B o uso de metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseia em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.
  • C O emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem rompe com o modelo tradicional de ensino e fundamenta-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprendizagem, buscando a autonomia do educar e a aprendizagem significativa.
  • D o emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem se apresenta como relevante na medida em que é cediço o fato de que tanto os processos de retenção como os de consolidação da informação são uniformes para cada estudante.
7

No que diz respeito ao papel exercido pelo professor, relacionado ao uso das metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A aplicação das metodologias ativas dentro (e fora) da sala de aula não possui relação com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), visto que as tecnologias digitais estão desconectadas com as estratégias, representando uma simples plataforma destinada a acessar exercícios .
  • B O professor precisa teorizar e problematizar o conteúdo, lançar desafios, avaliar resultados e desempenhos (seu e dos alunos), diagnosticar dificuldades e propor caminhos.
  • C O docente deve agregar a função de ajudar os estudantes a se superarem, a se motivarem e a significarem os conteúdos.
  • D Ao trabalhar com metodologias ativas o professor deve desafiar o aluno a promover as condições de construir, refletir, compreender, transformar, sem perder de vista o respeito à autonomia e dignidade deste outro.
8

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A A aprendizagem baseada em problemas tem por objetivo auxiliar o aluno a compreender novos conceitos pela resolução de problemas relacionados às suas futuras profissões e propõe mudanças na organização curricular.
  • B Na aprendizagem baseada em problemas, cada um dos temas de estudo é transformado em um problema a ser discutido em um grupo tutorial que funciona como apoio para os estudos.
  • C Na aprendizagem baseada em problemas, a tarefa de orientar deixa de exigir que o facilitador atualize seus conhecimentos, visto que os participantes não exigem uma supervisão rigorosa e resposta às perguntas sobre novas teorias que encontram na internet ou perguntas sobre um estudo possível que vêm a realizar .
  • D A aprendizagem baseada em problemas, de forma mais ampla, propõe uma matriz não disciplinar ou transdisciplinar, organizada por temas, competências e problemas diferentes, em níveis de complexidade crescentes, que os alunos deverão compreender e equacionar com atividades individuais e em grupo.
9

No que diz respeito ao previsto expressamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, devem abrir matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.
  • B O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, pode ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  • C Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter ampliada a duração de seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • D A educação profissional e tecnológica organizada em eixos tecnológicos deve observar o princípio da integração curricular entre cursos e programas, de modo a viabilizar itinerários formativos contínuos e trajetórias progressivas de formação entre todos os níveis educacionais.
10

No que se refere às disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A É obrigatória a frequência de alunos e professores, inclusive nos programas de educação a distância.
  • B As instituições de educação superior oferecem, no período noturno, cursos de graduação nos mesmos padrões de qualidade restritos no período diurno, sendo obrigatória a oferta noturna nas instituições públicas, garantida a necessidade de previsão orçamentária.
  • C Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras deverão ser revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
  • D Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
11

No que concerne ao tema da educação superior, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de ensino superior, possuem prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.
  • B Na educação superior, o ano letivo regular, dependente do ano civil, razão pela qual deve ter fundamentalmente e sessenta e cinco dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • C As instituições de ensino superior aceitam a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo.
  • D A educação superior deve ser ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

Português

12

Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
13

Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
14

A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
15

Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
16

A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
17

Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.
18

Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.


Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os prefixos atribuem ao radical um sentido de negação.
  • B Os prefixos ligam-se ao radical por meio da vogal temática -i.
  • C São adjetivos formados a partir de verbos.
  • D São palavras formadas por derivação parassintética.
  • E Todas podem ser transformadas em orações adjetivas.
19

Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.

  • A À festa do doutor Campos, seguiram-se outras a que  Ricardo deu a honra de sua presença e alegria da sua voz.
  • B O major até mandara buscar o sulfato de cobre para a solução em que ia lavar a batata inglesa a plantar nos intervalos dos pés.
  • C Repinicou o violão e continuou a cantar os lábios de Carola, onde encontrava a ilusão que adoça a vida.
  • D Tinha, entretanto, pertencido a uma modesta roda de boêmios literatos e poetas, na qual, a par da poesia e de coisas de literatura, se discutia muita política.
  • E Sentindo que a alcunha lhe era dirigida, não perdeu a dignidade, não prorrompeu em doestos e insultos.
20

Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.

  • A Os convidados que não dançavam se haviam espalhado por várias partes da casa.
  • B Não lhe posso contar o que aconteceu depois desse dia.
  • C E ele se pôs a caminho, mas a pé, para poupar o tostão do bonde.
  • D Em se tratando de música, ele era o especialista.
  • E Depois deste feito, Clara se sentiu completamente só no mundo.
21

Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.