Resolver o Simulado CONSULPAM

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Pedagogia

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9.394 (LDBEN) de 1996, no Título VI - Dos Profissionais da Educação, trata da formação dos profissionais que atuam na educação básica. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

  • A Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, aperfeiçoamento profissional continuado.
  • B Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, progressão funcional baseada na avaliação do desempenho.
  • C Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.
  • D Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho.
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No que concerne ao Projeto de Ensino-aprendizagem, segundo Celso Vasconcellos, leia os itens a seguir e, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__)Resgatar o espaço de criatividade do educador. (__)Resgatar o saber discente à cultura pedagógica do grupo. (__)Ajudar a resgatar o movimento conceitual e a organização do fluxo da expressão sobre o conhecimento. (__)Ser elemento de formação continuada do professor, na medida em que possibilita o pensar sobre a realidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – V – V.
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As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem garantir experiências que contemplem:

  • A Experiências corporais, com cores e sons. 
  • B Experiências corporais e afetivas, exploração e conhecimento do mundo.
  • C Experiências expressivas e experiências com sons.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
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No que tange aos hábitos alimentares e estímulos da alimentação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Os alimentos devem ser seguros para o consumo, ou seja, não devem apresentar contaminantes de natureza biológica, física ou química ou outros perigos que comprometam a saúde do indivíduo ou da população.
  • B É necessária uma única exposição a um novo alimento para que ele seja aceito pela criança, sendo, a rejeição inicial pelo alimento, uma aversão permanente.
  • C O cuidador pode contribuir positivamente para a aceitação alimentar, por meio da estimulação dos sentidos, como o uso de palavras elogiosas e incentivadoras, com o toque carinhoso e permitindo ambiente acolhedor, com pouco ruído, boa luminosidade e conforto à criança.
  • D O contato visual entre a criança e quem oferece o alimento é outro estímulo importante, pois, se a visão da mãe durante a amamentação transmite segurança à criança, o semblante alegre de quem oferece o alimento também pode influenciar na aceitação do alimento.
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A Rejeição ou desqualificação da criança ou do adolescente, ou proibições de convívio social, são algumas formas de:

  • A Imprudência.
  • B Maus-tratos psicológicos.
  • C Maus-tratos físicos.
  • D Lesão corporal.
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A prática educativa na educação infantil, conforme o Referencial Curricular Nacional para educação infantil (BRASIL, 1998) tem o seguinte objetivo:

  • A Brincar, expressando emoções sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • B Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos, fortalecendo sua autoestima e ampliando sua interação cultural.
  • C Desenvolver uma imagem positiva do outro, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção das limitações do outro.
  • D Todas as alternativas estão incorretas. 
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Sobre Educação Inclusiva, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos, entre outras. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem de todos, sem exceção.
  • B A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define que a função do Atendimento Educacional Especializado é organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação de barreiras em prol da participação dos estudantes com altas habilidades/superdotação, considerando suas necessidades específicas.
  • C Políticas Públicas se refere a todos os aspectos de criação e gestão de políticas públicas que não se relacionam com a educação inclusiva em um determinado território. Abrange a instância legislativa, isto é, o conjunto de leis, diretrizes e decisões judiciais que buscam concretizar o direito à educação inclusiva.
  • D Considera-se imprescindível a apresentação de laudo médico por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, uma vez que o AEE se caracteriza por atendimento pedagógico e não clínico.
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Para fins de aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, consideram-se:

  • A Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, na zona urbana, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • B Desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por pessoas com necessidade de adaptação.
  • C Tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão cultural.
  • D Barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
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Sobre a Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015, julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso.
(__)Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
(__)Toda pessoa com deficiência não tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
(__)O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

  • A V-F-F.
  • B F-F-V.
  • C V-F-V. 
  • D F-V-F.
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Acerca da Lei Complementar N.º 083 de 27, de fevereiro de 2015, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O provimento dos cargos efetivos da classe de docente e de suporte pedagógico far-se-á por meio de concurso público de provas ou títulos, de acordo com os preceitos constitucionais previstos e detalhados no edital.
  • B Os profissionais que solicitarem exoneração de seus cargos não poderão participar de novos concursos públicos.
  • C Os profissionais dispensados a bem do serviço público ficarão impedidos de nova nomeação ou admissão pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.
  • D Após o provimento do cargo, o profissional, nos termos da legislação vigente, será submetido a estágio probatório de 1 (um) ano, durante o qual seu exercício será avaliado conforme lei municipal própria.

Português

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A postagem da usuária na rede social, “Tô dentro do salão, mas olha meu carro! Rezem pra chuva parar!”, evidencia uma mistura de níveis de linguagem que revela informações sobre o contexto comunicativo e a identidade da falante. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A presença de marcas de oralidade, como a contração “tô” e a interjeição “olha”, indica que a usuária pertence a um grupo social de baixa escolaridade e que desconhece as normas da língua padrão.
  • B A mistura de registros formal e informal, evidenciada pela expressão “rezem”, demonstra a inadequação da linguagem utilizada pela usuária, que deveria optar por um registro mais uniforme em sua comunicação.
  • C A utilização de um registro coloquial, com marcas de oralidade e informalidade, aproxima a usuária de seus interlocutores, criando um efeito de identificação e empatia na rede social.
  • D A expressão “rezem” assume um sentido literal na postagem, indicando que a usuária é profundamente religiosa e busca amparo divino para solucionar o problema do carro.
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TEXTO

Leia o excerto do Relatório do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos empregos (2023), e responda ao que segue.

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.
O investimento também impulsionará o crescimento em funções mais generalistas de sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente 1 milhão de empregos. Entretanto, os maiores ganhos absolutos em empregos virão da educação e da agricultura. O relatório conclui que os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas,
especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.
A Indeed, uma empresa da Recruit Holdings, descobriu que, embora a demanda por empregos sociais, como os de saúde e educação, tenha crescido mais rapidamente durante a pandemia, essas vagas são mais difíceis de preencher do que outras. “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, disse Hisayuki “Deko” Idekoba, Presidente, CEO e Diretor Representante do Conselho da Recruit Holdings. “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece. Portanto, é essencial que identifiquemos novas maneiras de simplificar o processo de contratação para apoiar uma economia e uma sociedade prósperas, onde todos possam prosperar juntos.”

(Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future _of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf)

No excerto “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece”, o verbo “esperamos” carrega uma carga semântica que transcende a mera expectativa.
Considerando o contexto do relatório, analise as sentenças abaixo:
I- O uso do verbo “esperamos” denota uma postura passiva e resignada diante da escassez de mão de obra, como se fosse um fenômeno inevitável e incontrolável.
II- A escolha do verbo “esperamos” revela uma preocupação com o futuro do mercado de trabalho e a necessidade de se preparar para os desafios da escassez de mão de obra.
III- O verbo “esperamos” pode ser interpretado como um eufemismo para evitar o uso de termos mais alarmantes, como “prevemos” ou “tememos”, que poderiam gerar pânico ou desconfiança.
IV- A utilização do verbo “esperamos” reforça a ideia de que a escassez de mão de obra é um problema complexo e multifacetado, com causas e consequências que exigem análise e planejamento cuidadosos.

Estão CORRETAS:

  • A I e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
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TEXTO

Leia o excerto do Relatório do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos empregos (2023), e responda ao que segue.

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.
O investimento também impulsionará o crescimento em funções mais generalistas de sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente 1 milhão de empregos. Entretanto, os maiores ganhos absolutos em empregos virão da educação e da agricultura. O relatório conclui que os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas,
especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.
A Indeed, uma empresa da Recruit Holdings, descobriu que, embora a demanda por empregos sociais, como os de saúde e educação, tenha crescido mais rapidamente durante a pandemia, essas vagas são mais difíceis de preencher do que outras. “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, disse Hisayuki “Deko” Idekoba, Presidente, CEO e Diretor Representante do Conselho da Recruit Holdings. “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece. Portanto, é essencial que identifiquemos novas maneiras de simplificar o processo de contratação para apoiar uma economia e uma sociedade prósperas, onde todos possam prosperar juntos.”

(Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future _of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf)

Assinale a alternativa que apresenta uma conjunção ou locução conjuntiva que substituiria textual, sintática e semanticamente o termo evidenciado em:
À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.”.

  • A À proporção que.
  • B Ao passo que.
  • C Enquanto.
  • D Tão logo.
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TEXTO

Leia o excerto do Relatório do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos empregos (2023), e responda ao que segue.

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.
O investimento também impulsionará o crescimento em funções mais generalistas de sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente 1 milhão de empregos. Entretanto, os maiores ganhos absolutos em empregos virão da educação e da agricultura. O relatório conclui que os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas,
especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.
A Indeed, uma empresa da Recruit Holdings, descobriu que, embora a demanda por empregos sociais, como os de saúde e educação, tenha crescido mais rapidamente durante a pandemia, essas vagas são mais difíceis de preencher do que outras. “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, disse Hisayuki “Deko” Idekoba, Presidente, CEO e Diretor Representante do Conselho da Recruit Holdings. “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece. Portanto, é essencial que identifiquemos novas maneiras de simplificar o processo de contratação para apoiar uma economia e uma sociedade prósperas, onde todos possam prosperar juntos.”

(Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future _of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf)

Assinale a alternativa que expressa de forma CORRETA o sentido do termo “líquida” no trecho a seguir:
“Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas”.

  • A Absoluta: referente ao total de empregos criados, sem considerar possíveis perdas ou substituições.
  • B Resultante: referente ao saldo final de empregos criados, após subtrair o número de postos de trabalho extintos.
  • C Financeira: referente ao saldo positivo de empregos após dedução de custos e encargos trabalhistas.
  • D Límpida: relacionada à transparência e à clareza dos dados sobre a criação de empregos.
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TEXTO

Leia o excerto do Relatório do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos empregos (2023), e responda ao que segue.

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.
O investimento também impulsionará o crescimento em funções mais generalistas de sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente 1 milhão de empregos. Entretanto, os maiores ganhos absolutos em empregos virão da educação e da agricultura. O relatório conclui que os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas,
especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.
A Indeed, uma empresa da Recruit Holdings, descobriu que, embora a demanda por empregos sociais, como os de saúde e educação, tenha crescido mais rapidamente durante a pandemia, essas vagas são mais difíceis de preencher do que outras. “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, disse Hisayuki “Deko” Idekoba, Presidente, CEO e Diretor Representante do Conselho da Recruit Holdings. “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece. Portanto, é essencial que identifiquemos novas maneiras de simplificar o processo de contratação para apoiar uma economia e uma sociedade prósperas, onde todos possam prosperar juntos.”

(Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future _of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf)

Considerando o trecho “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A Recruit Holdings demonstra preocupação apenas com os desafios de curto prazo do mercado de trabalho, como os ventos contrários macroeconômicos.
  • B A empresa acredita que a inteligência artificial e a tecnologia são ferramentas dispensáveis para lidar com a escassez de mão de obra.
  • C A Recruit Holdings defende o uso da IA e da tecnologia para beneficiar tanto candidatos a emprego quanto empregadores, otimizando o processo de recrutamento e seleção.
  • D A empresa não reconhece a importância de auxiliar candidatos a emprego na busca por oportunidades, focando apenas nos empregadores.
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TEXTO

Leia o excerto do Relatório do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos empregos (2023), e responda ao que segue.

O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda.
O investimento também impulsionará o crescimento em funções mais generalistas de sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente 1 milhão de empregos. Entretanto, os maiores ganhos absolutos em empregos virão da educação e da agricultura. O relatório conclui que os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%, resultando em 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação vocacional e professores de universidades e ensino superior. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas,
especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.
A Indeed, uma empresa da Recruit Holdings, descobriu que, embora a demanda por empregos sociais, como os de saúde e educação, tenha crescido mais rapidamente durante a pandemia, essas vagas são mais difíceis de preencher do que outras. “Na Recruit, acreditamos que devemos continuar a adotar a IA e a tecnologia para ajudar os candidatos a emprego e os empregadores à medida que navegamos pelos ventos contrários macroeconômicos de curto prazo e pelos desafios do mercado de trabalho de longo prazo”, disse Hisayuki “Deko” Idekoba, Presidente, CEO e Diretor Representante do Conselho da Recruit Holdings. “Esperamos que a escassez de mão de obra permaneça por muitos anos, em muitos setores e principalmente à medida que a população envelhece. Portanto, é essencial que identifiquemos novas maneiras de simplificar o processo de contratação para apoiar uma economia e uma sociedade prósperas, onde todos possam prosperar juntos.”

(Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future _of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf)

Considerando o texto, assinale a interpretação que NÃO é sustentada pelas informações apresentadas.

  • A A transição verde e a conscientização sobre sustentabilidade são os principais motores da transformação do mercado de trabalho, impulsionando a criação de novas oportunidades em diversos setores.
  • B A demanda por profissionais de educação, como professores de educação vocacional e professores de ensino superior, experimentará um crescimento significativo, superando em número absoluto a criação de empregos em áreas como energia renovável e sustentabilidade.
  • C A escassez de mão de obra, agravada pelo envelhecimento da população, representa um desafio persistente para o mercado de trabalho, demandando soluções inovadoras que simplifiquem o processo de contratação.
  • D O investimento em transição verde das empresas é o fator preponderante na criação de empregos, com destaque para funções como engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas de energia solar.
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TEXTO

MALALA: SÍMBOLO MUNDIAL DA LUTA PELA EDUCAÇÃO

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é mundialmente conhecida por lutar pelo direito das mulheres de estudarem, e por ter sobrevivido a um atentado promovido pelo Talibã, organização fundamentalista que dominava e liderava a região do Vale Swat, no Paquistão, que é bastante conservadora.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, na cidade de Mingora, no Vale de Swat. O sustento de sua família, que tinha uma origem bem simples, vinha da escola fundada por seu pai, Ziauddin Yousafzai, que foi quem incentivou que ela, ainda criança, entendesse a importância dos estudos.
Em 2008, o líder talibã exigiu que as escolas paquistanesas interrompessem as aulas para as meninas, o que fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão.
O blog, no entanto, era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade da ativista acabou sendo revelada, o que a tornou famosa em todo o mundo. Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs, o que atraiu a fúria dos talibãs, que a consideravam uma ameaça contra o Islã.
O ataque contra Malala aconteceu em outubro de 2012, quando ela estava em um ônibus que a levava para casa, junto com outras meninas, após um dia na escola. Na época ela tinha 15 anos de idade, e acabou sendo baleada na cabeça, o que chocou o Paquistão e o mundo.
Para se tratar, a adolescente foi retirada do país junto com sua família, e levada ao Reino Unido, onde os médicos retiraram a bala do seu cérebro. Após o período de recuperação, ela voltou a frequentar a escola, dessa vez na Inglaterra, e se formou. Exatos 5 anos após o atentado contra a sua vida, Malala ingressou na faculdade. Em 2014, quando tinha apenas 17 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação.
Hoje, Malala vive na Inglaterra e é uma mulher casada. Nas livrarias, é possível encontrarmos vários dos livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela, com o intuito de contar a sua história e promover a conscientização sobre a importância da educação.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/malalayousafzai-conheca-a-historia-da-ativista (Texto Adaptado).

Leia o excerto a seguir:
“Nas livrarias, é possível encontrarmos vários dos livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela” (7º parágrafo).
Os termos destacados devem ser classificados, respectivamente, como:

  • A Pronome possessivo, substantivo e preposição.
  • B Advérbio, pronome relativo e adjetivo.
  • C Pronome indefinido, preposição e substantivo.
  • D Artigo indefinido, conjunção e substantivo.
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TEXTO

MALALA: SÍMBOLO MUNDIAL DA LUTA PELA EDUCAÇÃO

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é mundialmente conhecida por lutar pelo direito das mulheres de estudarem, e por ter sobrevivido a um atentado promovido pelo Talibã, organização fundamentalista que dominava e liderava a região do Vale Swat, no Paquistão, que é bastante conservadora.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, na cidade de Mingora, no Vale de Swat. O sustento de sua família, que tinha uma origem bem simples, vinha da escola fundada por seu pai, Ziauddin Yousafzai, que foi quem incentivou que ela, ainda criança, entendesse a importância dos estudos.
Em 2008, o líder talibã exigiu que as escolas paquistanesas interrompessem as aulas para as meninas, o que fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão.
O blog, no entanto, era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade da ativista acabou sendo revelada, o que a tornou famosa em todo o mundo. Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs, o que atraiu a fúria dos talibãs, que a consideravam uma ameaça contra o Islã.
O ataque contra Malala aconteceu em outubro de 2012, quando ela estava em um ônibus que a levava para casa, junto com outras meninas, após um dia na escola. Na época ela tinha 15 anos de idade, e acabou sendo baleada na cabeça, o que chocou o Paquistão e o mundo.
Para se tratar, a adolescente foi retirada do país junto com sua família, e levada ao Reino Unido, onde os médicos retiraram a bala do seu cérebro. Após o período de recuperação, ela voltou a frequentar a escola, dessa vez na Inglaterra, e se formou. Exatos 5 anos após o atentado contra a sua vida, Malala ingressou na faculdade. Em 2014, quando tinha apenas 17 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação.
Hoje, Malala vive na Inglaterra e é uma mulher casada. Nas livrarias, é possível encontrarmos vários dos livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela, com o intuito de contar a sua história e promover a conscientização sobre a importância da educação.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/malalayousafzai-conheca-a-historia-da-ativista (Texto Adaptado).

Considerando o trecho “Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs...” (4º parágrafo), assinale a alternativa que apresenta um verbo com a mesma transitividade do vocábulo destacado.

  • A Hoje, Malala vive na Inglaterra.
  • B Malala Yousafzai é mundialmente conhecida.
  • C Aos 17 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
  • D A ativista dedica sua luta às mulheres.
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TEXTO

MALALA: SÍMBOLO MUNDIAL DA LUTA PELA EDUCAÇÃO

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é mundialmente conhecida por lutar pelo direito das mulheres de estudarem, e por ter sobrevivido a um atentado promovido pelo Talibã, organização fundamentalista que dominava e liderava a região do Vale Swat, no Paquistão, que é bastante conservadora.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, na cidade de Mingora, no Vale de Swat. O sustento de sua família, que tinha uma origem bem simples, vinha da escola fundada por seu pai, Ziauddin Yousafzai, que foi quem incentivou que ela, ainda criança, entendesse a importância dos estudos.
Em 2008, o líder talibã exigiu que as escolas paquistanesas interrompessem as aulas para as meninas, o que fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão.
O blog, no entanto, era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade da ativista acabou sendo revelada, o que a tornou famosa em todo o mundo. Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs, o que atraiu a fúria dos talibãs, que a consideravam uma ameaça contra o Islã.
O ataque contra Malala aconteceu em outubro de 2012, quando ela estava em um ônibus que a levava para casa, junto com outras meninas, após um dia na escola. Na época ela tinha 15 anos de idade, e acabou sendo baleada na cabeça, o que chocou o Paquistão e o mundo.
Para se tratar, a adolescente foi retirada do país junto com sua família, e levada ao Reino Unido, onde os médicos retiraram a bala do seu cérebro. Após o período de recuperação, ela voltou a frequentar a escola, dessa vez na Inglaterra, e se formou. Exatos 5 anos após o atentado contra a sua vida, Malala ingressou na faculdade. Em 2014, quando tinha apenas 17 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação.
Hoje, Malala vive na Inglaterra e é uma mulher casada. Nas livrarias, é possível encontrarmos vários dos livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela, com o intuito de contar a sua história e promover a conscientização sobre a importância da educação.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/malalayousafzai-conheca-a-historia-da-ativista (Texto Adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta, em destaque, o termo oracional com a função de agente da passiva:

  • A O blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, foi criado por Malala.
  • B A ativista publicou vários livros para crianças e adultos.
  • C Malala recebia apoio de seu pai que a incentivou a estudar.
  • D A adolescente foi retirada do país junto com sua família, após o atentado.
20
TEXTO

MALALA: SÍMBOLO MUNDIAL DA LUTA PELA EDUCAÇÃO

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é mundialmente conhecida por lutar pelo direito das mulheres de estudarem, e por ter sobrevivido a um atentado promovido pelo Talibã, organização fundamentalista que dominava e liderava a região do Vale Swat, no Paquistão, que é bastante conservadora.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, na cidade de Mingora, no Vale de Swat. O sustento de sua família, que tinha uma origem bem simples, vinha da escola fundada por seu pai, Ziauddin Yousafzai, que foi quem incentivou que ela, ainda criança, entendesse a importância dos estudos.
Em 2008, o líder talibã exigiu que as escolas paquistanesas interrompessem as aulas para as meninas, o que fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão.
O blog, no entanto, era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade da ativista acabou sendo revelada, o que a tornou famosa em todo o mundo. Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs, o que atraiu a fúria dos talibãs, que a consideravam uma ameaça contra o Islã.
O ataque contra Malala aconteceu em outubro de 2012, quando ela estava em um ônibus que a levava para casa, junto com outras meninas, após um dia na escola. Na época ela tinha 15 anos de idade, e acabou sendo baleada na cabeça, o que chocou o Paquistão e o mundo.
Para se tratar, a adolescente foi retirada do país junto com sua família, e levada ao Reino Unido, onde os médicos retiraram a bala do seu cérebro. Após o período de recuperação, ela voltou a frequentar a escola, dessa vez na Inglaterra, e se formou. Exatos 5 anos após o atentado contra a sua vida, Malala ingressou na faculdade. Em 2014, quando tinha apenas 17 anos, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação.
Hoje, Malala vive na Inglaterra e é uma mulher casada. Nas livrarias, é possível encontrarmos vários dos livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela, com o intuito de contar a sua história e promover a conscientização sobre a importância da educação.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/malalayousafzai-conheca-a-historia-da-ativista (Texto Adaptado).

Analise o período a seguir, retirado do texto:
“Malala concedia entrevistas para diversos jornais e TVs, o que atraiu a fúria dos talibãs (...).” (4º parágrafo).
Assinale a alternativa cuja palavra pertence à mesma classe gramatical do vocábulo acima destacado.

  • A Malala vive na Inglaterra.
  • B Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
  • C A família da ativista tinha origem bem simples.
  • D A ativista luta pelos direitos das mulheres.

Matemática

21

Uma empresa vende um produto por R$ 350,00. Após uma promoção, o preço é reduzido em 15%. No entanto, após a promoção, a empresa aumenta o preço em 10% sobre o novo preço. Qual é o preço final do produto após esses dois ajustes?

  • A R$ 328,35.
  • B R$ 327,25.
  • C R$ 326.85.
  • D R$ 325,05.
22

Em uma progressão geométrica, a soma infinita dos termos é 27, e a razão da PG é 2/3. Assinale qual é o valor do primeiro termo dessa PG.

  • A 12.
  • B 15.
  • C 6.
  • D 9.
23

Uma empresa precisa formar uma comissão de 3 membros a partir de um grupo de 8 funcionários. Se dois desses funcionários não podem participar da comissão juntos, de quantas maneiras diferentes essa  comissão pode ser formada? Assinale a alternativa CORRETA.

  • A 56.
  • B 50.
  • C 48.
  • D 36.
24

Um dono de loja está planejando reformar o piso de uma sala retangular com cerâmicas quadradas. A sala tem as seguintes dimensões: 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Ele optou por cerâmicas quadradas, cada uma com um lado medindo 40 cm.
Assinale quantas cerâmicas quadradas cabem completamente na sala:

  • A 160 cerâmicas.
  • B 130 cerâmicas.
  • C 120 cerâmicas.
  • D 150 cerâmicas.
25

Ao acrescentar 20 unidades à terça parte de um número, o resultado é 45. Assinale a alternativa que representa esse número.

  • A 25.
  • B 35.
  • C 55.
  • D 75.
26

Uma caixa de som e duas mesas foram adquiridas pela quantia de R$ 10.400,00. O custo da caixa de som ultrapassou em R$ 7.600,00 o das duas mesas. Sabendo-se, ainda, que o preço de uma das mesas é igual ao da outra mais R$ 200,00, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o valor da caixa de som.

  • A R$ 7.000,00.
  • B R$ 8.000,00.
  • C R$ 9.000,00.
  • D R$ 9.600,00.
27

Uma loja de materiais de construção vende cada saco de cimento por R$ 25,00 e, para a compra de mais de 3 sacos, oferece um desconto de 20% nos sacos que excederem a 3. Assinale a alternativa que representa o desconto total em uma compra de 10 sacos.

  • A 11%.
  • B 12%.
  • C 13%.
  • D 14%.
28

Num certo país, o governo resolveu substituir todos os impostos por um imposto único que seria, no caso dos salários, de 20% sobre eles. Para que um trabalhador receba, após o desconto, o mesmo salário que receberia antes, assinale a alternativa CORRETA sobre o que deverá ter de aumento sobre o salário:

  • A 15%.
  • B 20%.
  • C 25%.
  • D 40%.
29

Numa partida de futebol foram marcados dois gols no primeiro tempo: o primeiro, aos 18min 25s e, o segundo, aos 23min 12s. Assinale a alternativa que indica o tempo decorrido entre os dois gols.

  • A 4min e 47seg.
  • B 5min e 57seg.
  • C 6min e 47seg.
  • D 7min e 57seg.
30

Uma herança foi repartida entre 5 pessoas, de modo que cada uma recebesse 1/3 da quantia recebida pela anterior. Se a terceira pessoa recebeu R$ 81,00, o total distribuído foi:

  • A R$ 1.089,00.
  • B R$ 918,00.
  • C R$ 890,00.
  • D R$ 810,00.

Sistemas de Informação

31

Leia o enunciado a seguir, observando a lacuna nele existente:

________________ é um painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações: indicadores e suas métricas. Essas informações podem ser tanto indicadoras da área de TI como de gestão empresarial.

O enunciado refere-se a:

  • A Dashboard.
  • B Workflow.
  • C Data Mining.
  • D NUnit.