Resolver o Simulado Aprender - SC - Nível Médio

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Matemática

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O logotipo de uma empresa é uma figura geométrica de quatro vértices: A, B, C e D. Os lados AB e CD são paralelos e de mesma medida x. Os lados AC e BD são paralelos e de mesma medida y, com y diferente de x. Além disso, todos os ângulos internos dessa figura são retos. Que figura é essa?

  • A Retângulo.
  • B Quadrado.
  • C Losango.
  • D Trapézio.
2

A soma das duas raízes da equação 3x2+2x-1=0 vale

  • A 0.
  • B 1/3.
  • C -2/3.
  • D -4/3.
3

Uma família de seis pessoas precisa adquirir uma caixa d’água que suporte seu consumo diário de água. Se uma pessoa gasta 200 litros de água por dia, qual deve ser no mínimo, em metros cúbicos, a capacidade da caixa d’água que atenda a essa família? Lembre-se de que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros.

  • A 1.200,0 metros cúbicos.
  • B 120,0 metros cúbicos.
  • C 12,0 metros cúbicos.
  • D 1,2 metros cúbicos.
4

Dois dos números mais importantes da Matemática são o número π, que representa o resultado da divisão do comprimento de um círculo pelo seu diâmetro, e o número e, que é a base dos logaritmos naturais. O número π e o número e pertencem, respectivamente, a quais conjuntos numéricos?

  • A Ambos aos irracionais.
  • B Irracionais e racionais.
  • C Ambos aos racionais.
  • D Racionais e irracionais.
5

Quanto vale um terço do dobro da quarta parte de 100?

  • A 10/3.
  • B 20/3.
  • C 40/3.
  • D 50/3.

Português

6

Leia o texto a seguir.
Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.
Caro editor,

Gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre a região Centro-Oeste, especialmente o destaque feito a Goiânia, capital onde nasci e vivo até hoje. Os aspectos sociais e culturais presentes na cidade foram brilhantemente descritos no texto e muito bem representados por meio das imagens que representam tão bem o nosso povo.

Atenciosamente,
J.S.
Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/carta-leitor.htm>. Acesso em: 27 set. 2024.

Na carta do leitor, a palavra “Goiânia” está acentuada de acordo com a norma padrão. Qual é a justificativa para o uso do acento circunflexo na palavra “Goiânia”?

  • A Porque é uma palavra paroxítona terminada em ‘a’.
  • B Porque é uma palavra oxítona terminada em ‘a’.
  • C Porque é uma palavra proparoxítona.
  • D Porque é uma palavra paroxítona terminada em ditongo.
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Insônia infeliz e feliz



De repente os olhos bem abertos. E a escuridão toda escura. Deve ser noite alta. Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite. E a cabeça clara e lúcida. Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite e que não me maldiga. Quem? Quem sofre de insônia? E as horas não passam. Saio da cama, tomo café. E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar porque Dr. José Carlos Cabral de Almeida, dietista, acha que preciso perder os quatro quilos que aumentei com a superalimentação depois do incêndio. E o que se passa na luz acesa da sala? Pensa-se uma escuridão clara. Não, não se pensa. Sente-se. Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão. Ler? Jamais. Escrever? Jamais. Passa-se um tempo, olha-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram. Quem estará acordado agora? E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite pois posso estar dormindo e não perdoar. Tomar uma pílula para dormir? Mas e o vício que nos espreita? Ninguém me perdoaria o vício. Então fico sentada na sala, sentindo. Sentindo o quê? O nada. E o telefone à mão.

Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta. Depois vai amanhecendo.

As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos.


LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Na frase “E as horas não passam.”, o verbo “passar” está no

  • A singular e concorda com a palavra “horas”.
  • B plural e concorda com a palavra “não”.
  • C plural e concorda com a palavra “horas”.
  • D singular e concorda com a palavra “não”.
8

A um ausente 


Tenho razão de sentir saudade,

tenho razão de te acusar.

Houve um pacto implícito que rompeste

e sem te despedires foste embora.

Detonaste o pacto.

Detonaste a vida geral, a comum aquiescência

de viver e explorar os rumos de obscuridade

sem prazo sem consulta sem provocação

até o limite das folhas caídas na hora de cair.


Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.

Que poderias ter feito de mais grave

do que o ato sem continuação, o ato em si,

o ato que não ousamos nem sabemos ousar,

porque depois dele não há nada?


Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,

simples apertar de mãos, nem isso, voz

modulando sílabas conhecidas e banais

que eram sempre certeza e segurança.


Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste

o não previsto nas leis da amizade e da natureza,

nem nos deixaste sequer o direito de indagar

por que o fizeste, por que te foste.


ANDRADE, Carlos Drummond. Farewell. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 

A conjunção utilizada para introduzir uma explicação ou justificativa é

  • A “e” em “Houve um pacto implícito que rompeste e sem te despedires foste embora”.
  • B “porque” em “o ato que não ousamos nem sabemos ousar, porque depois dele não há nada”.
  • C “e” em “simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais”.
  • D “até” em “sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair.”.
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A um ausente 


Tenho razão de sentir saudade,

tenho razão de te acusar.

Houve um pacto implícito que rompeste

e sem te despedires foste embora.

Detonaste o pacto.

Detonaste a vida geral, a comum aquiescência

de viver e explorar os rumos de obscuridade

sem prazo sem consulta sem provocação

até o limite das folhas caídas na hora de cair.


Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.

Que poderias ter feito de mais grave

do que o ato sem continuação, o ato em si,

o ato que não ousamos nem sabemos ousar,

porque depois dele não há nada?


Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,

simples apertar de mãos, nem isso, voz

modulando sílabas conhecidas e banais

que eram sempre certeza e segurança.


Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste

o não previsto nas leis da amizade e da natureza,

nem nos deixaste sequer o direito de indagar

por que o fizeste, por que te foste.


ANDRADE, Carlos Drummond. Farewell. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 

Como as pessoas do discurso são articuladas na produção de efeitos de sentido?

  • A A primeira pessoa do singular é utilizada para expressar os sentimentos do eu lírico, enquanto a segunda pessoa do singular se refere diretamente à pessoa ausente.
  • B A primeira pessoa do plural é utilizada para incluir o leitor nos sentimentos do eu lírico, enquanto a terceira pessoa do singular descreve ações de terceiros.
  • C A segunda pessoa do singular é utilizada para expressar uma acusação direta, enquanto a terceira pessoa do plural é usada para generalizar ações.
  • D A terceira pessoa do singular é utilizada para descrever os sentimentos do eu lírico, enquanto a primeira pessoa do singular é usada para se referir a si mesmo.
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A propaganda de um novo produto utiliza a frase: “Este lançamento revolucionário vai transformar sua vida!”. No contexto da propaganda, é possível utilizar como sinônimo de revolucionário a palavra

  • A tradicional.
  • B único.
  • C diferente.
  • D inovador.
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A Amazônia registrou, em agosto de 2024, o maior número de queimadas dos últimos dez anos.



A Amazônia está em chamas. A floresta registrou 63 mil focos de fogo desde janeiro até agora. O número é o maior desde 2014 e pode aumentar, já que o levantamento é feito mês a mês e agosto ainda não terminou. Toda essa fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros.

Esse volume ainda se soma ao que vem do Pantanal, de Rondônia com a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e da Bolívia, formando uma densa camada cinza na atmosfera que é arrastada para o restante do mapa formando um "corredor de fumaça".



Disponível em: <https://g1.globo.com/meioambiente/noticia/2024/08/21/amazonia-tem-pior-temporada-de-queimadas-em17-anos-corredor-de-fumaca-se-espalha-e-afeta-10-estados.ghtml>. Acesso

em: 27 set. 2024..

A principal consequência das queimadas na Amazônia mencionada no texto é

  • A a redução da biodiversidade na região.
  • B a formação de uma densa camada cinza na atmosfera.
  • C a redução da área de floresta disponível para agricultura.
  • D a fumaça estar viajando por milhares de quilômetros.
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Outro empurrão desequilibrou-o. Voltou-se e viu ali perto o soldado amarelo que o desafiava, a cara enferrujada, uma ruga na testa. (...)
– Vossemecê não tem direito de provocar os que estão quietos.
– Desafasta bradou a polícia.
E insultou Fabiano, porque ele tinha deixado a bodega sem se despedir.
– Lorota, gaguejou o matuto. Eu não tenho culpa de vossemecê esbagaçar os seus possuídos no jogo?
Engasgou-se. A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão. Não achando pretexto, avizinhou-se e plantou o salto da reiúna em cima da alpergata do vaqueiro.
- Isso não se faz moço, protestou Fabiano. (...)

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 41ª ed. São Paulo: Record, 1978, p. 29 e 30.

Quais são as atitudes da autoridade em relação a Fabiano?

  • A A autoridade agride e prende Fabiano.
  • B A autoridade ignora e deixa de lado Fabiano.
  • C A autoridade provoca e insulta Fabiano.
  • D A autoridade corrige e orienta Fabiano.
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Outro empurrão desequilibrou-o. Voltou-se e viu ali perto o soldado amarelo que o desafiava, a cara enferrujada, uma ruga na testa. (...)
– Vossemecê não tem direito de provocar os que estão quietos.
– Desafasta bradou a polícia.
E insultou Fabiano, porque ele tinha deixado a bodega sem se despedir.
– Lorota, gaguejou o matuto. Eu não tenho culpa de vossemecê esbagaçar os seus possuídos no jogo?
Engasgou-se. A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão. Não achando pretexto, avizinhou-se e plantou o salto da reiúna em cima da alpergata do vaqueiro.
- Isso não se faz moço, protestou Fabiano. (...)

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 41ª ed. São Paulo: Record, 1978, p. 29 e 30.

O tempo e o modo verbal do verbo destacado na frase “A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão” é

  • A o pretérito perfeito do indicativo.
  • B o pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • C o futuro do presente do indicativo.
  • D o presente do subjuntivo.
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Leia o Texto 3 para responder a questão.

Texto 3

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro
Autista-TEA>. Acesso em: 24 set. 2024. [Adaptado].

No segundo parágrafo, há a oração “Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres”. O termo “embora” exerce função de

  • A concessão entre a primeira e segunda oração.
  • B adição entre a segunda e a primeira oração.
  • C conclusiva entre a primeira e segunda oração.
  • D explicativa entre a segunda e primeira oração.
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Leia o Texto 3 para responder a questão.

Texto 3

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro
Autista-TEA>. Acesso em: 24 set. 2024. [Adaptado].

Considere o excerto: “O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades”. Há desvio da norma padrão no uso da regência verbal em:

  • A “é um distúrbio do neurodesenvolvimento”.
  • B “caracterizado por desenvolvimento”.
  • C “padrões de comportamentos repetitivos”
  • D “apresentar com um repertório”.

Linguística

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Todas as opções abaixo estão construídas de forma pouco elegante e se tornam incômodas à audição. A EXCEÇÃO está em:

  • A Um dos problemas mais graves na elaboração de uma redação é a repetição de qualquer palavra ou expressão;
  • B Mostraram-se insuficientes as medidas prudentes que tomaram as autoridades no controle dos indigentes;
  • C É essencial, para fugir do vulgar, refugiar-se nas lembranças pessoais;
  • D Toda a tropa desfilou silenciosamente, tristemente, organizadamente diante do caixão do comandante;
  • E A caneca dela tinha sido comprada fora do país, por isso seu modelo estranho.
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Uma das funções da língua escrita é a função de preservação, ou seja, a de armazenar informações, como aparece referido no seguinte pensamento:

  • A O escritor é um arquipélago de si mesmo;
  • B Escritores são aqueles cujas almas falam nas bibliotecas;
  • C Nasce-se poeta, músico, orador; mas não se nasce escritor. O escritor faz-se;
  • D Escritores, meditai muito, corrigi pouco. Fazei as vossas rasuras em vosso cérebro;
  • E A construção do silêncio exige muitas palavras. O escritor, por exemplo, constrói uma casa de palavras para ouvir seu silêncio interior.
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Dentro da comunicação formal, a função de linguagem orientada para o destinatário, que constitui o receptor como o centro de interesse da mensagem, é a função

  • A conativa.
  • B fática.
  • C emotiva.
  • D referencial.
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Sobre Linguística:
  • A É a materialização da linguagem universal.
  • B É a ciência da linguagem humana.
  • C São línguas que são utilizadas pelas comunidades surdas.
  • D Qualquer tipo de manifestação de intenção comunicativa.
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Texto 2


Receita


Ingredientes: 2 conflitos de gerações; 4 esperanças perdidas; 3 litros de sangue fervido; 5 sonhos eróticos; 2 canções dos Beatles

Modo de preparar: Dissolva os sonhos eróticos nos dois litros de sangue fervido e deixe gelar seu coração. Leve a mistura ao fogo, adicionando dois conflitos de gerações às esperanças perdidas. Corte tudo em pedacinhos e repita com as canções dos Beatles o mesmo processo usado com os sonhos eróticos, mas desta vez deixe ferver um pouco mais e mexa até dissolver. Parte do sangue pode ser substituído por suco de groselha, mas os resultados não serão os mesmos. Sirva o poema simples ou com ilusões.

Nicolas Behr

A semiologia surgiu a partir das ideias do linguista suíço Fernand de Saussure. O campo de atuação da semiologia é caracterizado por:

  • A interessar-se apenas por verificar os desvios cometidos durante a fala e a escrita.
  • B não se interessar pelo que é dito, mas pelo que deveria ser dito.
  • C não se interessar apenas pela linguagem humana de natureza verbal, mas por qualquer sistema de signos naturais ou culturais.
  • D interessar-se por estudar a linguagem humana através da sua manifestação oral e escrita.
  • E interessar-se apenas pela linguagem humana de natureza verbal.
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Para Saussure o signo linguístico é a associação – arbitrária – entre dois elementos:

  • A o significado (imagem acústica) e significante (conceito)
  • B o significado (todo) e o significante (objeto)
  • C o significante (todo) e o significado (objeto)
  • D o significante (imagem acústica) e o significado (conceito)
  • E o significado (linear) e o significante (artificial)

Secretariado

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O texto abaixo refere-se ao seguinte aspecto da ética profissional na atividade de secretariado:

Trata-se de uma obrigação omissiva: a de não revelar a informação obtida em razão de ofício e em dever de omissão. Por outro lado, a observância do segredo gera estabilidade e confiança social, não somente para aquele a quem se refere, mas para a sociedade em geral.

  • A legalidade.
  • B confidencialidade.
  • C individualidade.
  • D coletividade.
  • E assiduidade.
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A técnica de acompanhamento que complementa uma agenda, que na prática funciona como uma lista de assuntos pendentes que podem ser categorizados por prazos a serem cumpridos ou pessoas responsáveis pela execução, é denominada de:

  • A follow-up.
  • B checklist.
  • C feedback.
  • D memorando.
  • E cronograma.
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A linguagem paraverbal se refere ao conjunto de sons emitidos na comunicação. É, portanto, um fator ligado ao uso da voz para se comunicar. Um dos aspectos desse tipo de comunicação é:

  • A a expressão facial;
  • B o tom de voz;
  • C os gestos ao comunicar;
  • D o sotaque do comunicador;
  • E o enredo.
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É preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens. O entendimento que o interlocutor tem sobre a mensagem, é denominado de:

  • A canalização.
  • B decodificação.
  • C suposição.
  • D codificação.
  • E locução.
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No que diz respeito à comunicação telefônica e o atendimento ao público, considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica quais são as verdadeiras:


I. Não se deve deixar o usuário esperando por longo tempo, pois é melhor explicar o motivo de não poder atendê-lo e retornar a ligação em seguida.

II. Ao atender às necessidades do cliente/usuário, se ele desejar algo que o atendente não possa fornecer, é importante oferecer alternativas.

III. Perguntar o nome do usuários e tratá-lo pelo nome transmitem a ideia de que ele é importante. Mas, melhor ainda, com objetivo de quebrar barreiras, chama-lo pelo seu nome no diminutivo e termos carinhosos.

  • A somente as afirmações I e II são verdadeiras;
  • B somente as afirmações II e III são verdadeiras;
  • C somente as afirmações I e III são verdadeiras;
  • D somente as afirmações I, II e III são verdadeiras;
  • E somente as afirmações I, II e III não são verdadeiras.
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A recomendação descrita abaixo, refere-se ao seguinte aspecto em uma comunicação telefônica de qualidade:

Para demonstrar que compartilha das preocupações, emoções e sentimentos do cliente, o atendente deve utilizar frases que reforcem essa percepção, como “eu entendo o senhor”, “compreendo que se sinta dessa forma”, “isso é mesmo importante para o senhor” etc.

  • A simpatia.
  • B alegria.
  • C empatia.
  • D passividade.
  • E apatia.
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Entre os suprimentos utilizados em uma rotina de escritório, está o papel. As folhas com medidas 210 x 297 mm, são classificadas como:

  • A A1
  • B Ofício.
  • C A3.
  • D Sulfite.
  • E A4.
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A agenda, o caderno de anotações e o follow-up são ferramentas que se complementam e contribuem para a rotina de secretariado. Assinale a opção que apresenta, corretamente, a definição de follow-up.

  • A Software gerenciador para organizar, planejar e lembrar os compromissos assumidos.
  • B Caderno para planejar e organizar coisas que não estão necessariamente datadas.
  • C Tecnologia que permite acesso remoto ao armazenamento de arquivos.
  • D Pasta usada em reuniões ou para levar documentos de uma pessoa para outra.
  • E Local destinado à guarda provisória dos documentos que estão pendentes.
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Bond e Oliveira (2011) definem que a agenda é uma ferramenta muito importante para o secretário, pois é nela que são anotados todos os compromissos marcados, o planejamento de diversas atividades, como reuniões, viagens e eventos, as despesas, as contas a pagar, o vencimento de assinatura e as datas importantes. Segundo as autoras, existe uma técnica que deve ser utilizada paralelamente ao uso da agenda, cujo nome tem origem em uma expressão inglesa que significa “acompanhamento”. Qual é nome dessa técnica?

  • A Follow-up.
  • B Networking.
  • C Workshop.
  • D Feedback.
  • E Meeting.
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Beltrão e Beltrão (2011) definem que o CEP (Código de Endereçamento Postal) é identificado no envelope através de oito dígitos, ou casas, que o compõem. Devem ser colocados no lugar indicado no envelope, quando a correspondência for manuscrita, ou ocupar a última linha do endereçamento na carta. Nesse sentido, assinale a forma correta de digitar o CEP em uma sobrecarta endereçada à Prefeitura Municipal de Criciúma, Rua Domênico Sônego, 542, Santa Barbara, Criciúma.

  • A 88803-000 CEP CRICIÚMA (SC).
  • B CEP 88803-000 CRICIÚMA (SC).
  • C CRICIÚMA (SC) 88803-000.
  • D 88803-000 CRICIÚMA (SC).
  • E 88.803-000 CRICIÚMA (SC).