Resolver o Simulado Professor - 1º ao 3º ano do Ensino Médio - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE - Nível Médio

0 / 20

Português

1

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.


(Augusto Cury)

Subentendidos são mensagens implícitas deduzidas pelo interlocutor e, por serem baseadas em interpretação, podem não ser verdadeiros, pois dependem da subjetividade e do contexto. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a passagem do trecho com um exemplo mais clarificado de subentendimento.

  • A ‘‘Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer’’.
  • B ‘‘Mas duvide de tudo que a compromete’’.
  • C ‘‘Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você’’.
  • D ‘‘Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal’’.
2

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.


(Augusto Cury)

A paráfrase auxilia na semântica textual, pois contribui para a compreensão do significado de um texto. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um período do trecho que exemplifica o uso da paráfrase.

  • A ‘‘Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer’’.
  • B ‘‘Mas duvide de tudo que a compromete’’.
  • C ‘‘Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você’’.
  • D ‘‘Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal’’.
3
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

No verso ‘‘Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar’’, o termo em destaque está redigido:

  • A corretamente, pois a junção da preposição com o pronome indefinido transmite a ideia de totalidade.
  • B corretamente, pois funciona como um advérbio, transmitindo a ideia de ‘‘principalmente’’.
  • C incorretamente, pois o termo separado funciona como substantivo, mas a ideia que a canção transmite é de advérbio de intensidade.
  • D incorretamente, pois, de acordo com o novo acordo ortográfico, deve-se usar o hífen em palavras compostas sem elemento de ligação.
4
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

A estrofe ‘‘Por isso, eu prefiro sorrisos’’ é um exemplo de coesão:

  • A Referencial.
  • B Sequencial.
  • C Recorrencial.
  • D Lexical.
5
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

No verso “É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações”, ao substituirmos a conjunção ‘‘e’’ pela conjunção ‘‘mas’’, é correto afirmar que:

  • A há mudança de sentido e incorreção gramatical.
  • B não há mudança de sentido, nem incorreção gramatical.
  • C há mudança de sentido, mas não há incorreção gramatical.
  • D não há mudança de sentido, mas há incorreção gramatical.
6
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

A canção é repleta de metáforas, que enriquecem seu significado. Assinale a alternativa que apresenta um verso que NÃO contém uma metáfora.

  • A ‘‘Que a vida é trem-bala, parceiro’’.
  • B ‘‘Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui’’.
  • C ‘‘É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu’’.
  • D ‘‘É saber se sentir infinito’’.
7
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

Na canção, o verso ‘‘Qual seria a graça do mundo se fosse assim?’’ é caracterizado como uma pergunta retórica, pois:

  • A serve para construir a argumentação de maneira lógica, partindo-se de um conceito geral para um conceito particular.
  • B tem raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de uma proposição maior: ‘‘A amplitude do mundo relacionada à vida’’.
  • C transmite uma verossimilhança que traz uma conclusão eficaz, mas questionável.
  • D há uma criticidade reflexiva que não exige uma resposta imediata.
8
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

Na canção Trem-Bala, de Ana Vilela, diversas marcas de oralidade aparecem em versos que refletem a linguagem falada, como o uso de expressões informais e construções simples e diretas. Assinale a alternativa que indica a estrofe que NÃO contém essas marcas de oralidade.

  • A Primeira.
  • B Segunda.
  • C Terceira.
  • D Sexta.
9
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

A canção Trem-Bala, de Ana Vilela, nos faz refletir sobre a relação entre causa e consequência nas escolhas que fazemos ao longo da vida. A letra sugere que nossas ações e atitudes influenciam diretamente os momentos que vivemos, e as consequências disso são visíveis tanto nas conquistas pessoais quanto nas relações interpessoais. Nesse contexto, assinale a alternativa que expressa uma consequência destacada na canção.

  • A ‘‘E assim ter amigos contigo em todas as situações’’.
  • B ‘‘Qual seria a graça do mundo se fosse assim?’’
  • C ‘‘Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui’’.
  • D ‘‘Por isso, eu prefiro sorrisos’’.
10
Trem-Bala
Ana Vilela


Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria
voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que
venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra
trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Fonte: https://www.letras.mus.br/ana-vilela/trem-bala/ Acesso 10/2024

A letra da canção menciona a ideia de ‘‘sentir-se infinito’’ e apresenta versos que reforçam essa concepção. Assinale a alternativa que NÃO contém um verso alinhado a essa ideia.

  • A ‘‘É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu’’
  • B ‘‘E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar’’.
  • C ‘‘Que a vida é trem-bala, parceiro’’.
  • D ‘‘Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar’’.

Pedagogia

11

A escola deve garantir o uso igualitário dos seus espaços, eliminando barreiras que permitam o uso de todos na sua máxima extensão para

  • A atender a maior diversidade possível, criando espaços e serviços acessíveis e seguros para toda a comunidade escolar.
  • B atender às pessoas com deficiências físicas ou psicológicas a fim de eliminar suas deficiências e promover sua autonomia.
  • C criar situações em que estudantes sem deficiência ajudem aqueles com deficiência, promovendo o senso de coletividade.
  • D oferecer espaços exclusivos para a recreação e o ensino de estudantes com deficiência para sua segurança.
  • E usar as barreiras arquitetônicas para desenvolver as capacidades físicas do estudante e torná-lo mais funcional.
12

Analise o gráfico a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/21460-aescola-e-o-bullying.html. Adaptado.


Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2019, 23% dos estudantes entrevistados admitiram ter sido ou serem vítimas de bullying, enquanto 12% reconheceram ter sido ou serem causadores responsáveis por essa prática.


Avalie se as medidas para reduzir os casos de bullying nas escolas incluem:



I. Acompanhar tanto o agente quanto a vítima, pois ambos podem estar enfrentando situações de violência, seja dentro ou fora do ambiente escolar.


II. Implementar projetos que envolvam a comunidade escolar para prevenir os casos de bullying, pois cabe exclusivamente à escola criar um ambiente seguro.


III. Permitir que os alunos tenham autonomia para resolver seus próprios conflitos, considerando que o bullying é classificado como brigas comuns e eventuais.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
13
O Regimento Escolar pode se tornar uma via de acesso para se alcançar uma boa qualidade da educação, por se tratar de um corpo normativo de uma prática política.
RIBEIRO, Fernando. Gestão Democrática e Regimento escolar: uma conexão necessária. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação -REASE. (Adaptado)
A respeito da definição de regimento escolar, assinale a afirmativa correta.
  • A Documento que define os currículos das redes escolares, especificando as competências para cada etapa da educação.
  • B Documento que expressa a autonomia da escola para estabelecer suas normas em relação às leis vigentes.
  • C Documento obrigatório e definitivo, que dispensa alterações ou atualizações após sua aprovação pela comunidade escolar.
  • D Documento de uso restrito pela administração, que trata das atitudes dos docentes, e, portanto, confidencial.
  • E Documento que estabelece as normas que deverão ser seguidas por todos que convivem no ambiente escolar.
14

Sobre condutas no trabalho alinhadas aos princípios de ética e cidadania, analise as afirmativas a seguir.

I. Cuidar para que, mesmo durante uma greve, sejam garantidas as exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

II. Apresentar e manter uma atitude imparcial e passiva em relação às práticas de seus companheiros e superiores, ainda que sejam atos contrários ao interesse público.

III. Verificar o cargo e a procedência do indivíduo antes de iniciar o atendimento para tratá-lo de acordo com sua origem social e profissional, ajustando os níveis de cortesia e urbanidade conforme necessário.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
15

As afirmativas a seguir descrevem corretamente alguns cuidados a serem tomados em situações que exigem primeiros socorros, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Em caso de obstrução total de vias aéreas, deve-se aplicar a manobra de Heimlich.
  • B Em caso de hemorragia externa, deve-se usar um pano limpo e comprimir o local até que o sangramento pare.
  • C Em caso de queimadura, deve-se molhar o ferimento com água corrente.
  • D Em caso de desmaio, deve-se colocar a pessoa na chamada posição de recuperação, deitando-a com os membros inferiores acima do nível da cabeça para melhorar o fluxo sanguíneo.
  • E Em caso de convulsão, deve-se segurar a pessoa para evitar que se machuque e colocar um objeto entre seus dentes para desbloquear suas vias áreas.
16

Considerando a matrícula no Ensino Fundamental do Município de Macaé, para o período diurno, assinale a opção que indica uma disciplina cuja matrícula é facultativa.

  • A Língua Portuguesa.
  • B Ensino da Arte.
  • C Educação Física.
  • D Ensino Religioso.
  • E Filosofia.
17

De acordo com a Lei nº 8.069/1990, diferentes grupos sociais possuem responsabilidades específicas na educação de crianças e adolescentes.
Assinale a opção que descreve, corretamente, a responsabilidade e o grupo encarregado de cumpri-la.

  • A Os estudantes devem comprovar sua frequência escolar como parte do recenseamento realizado pelas instituições educacionais.
  • B Os responsáveis devem custear as despesas com o atendimento em creche e pré-escola para crianças até cinco anos de idade, pois esse serviço não é garantido por lei.
  • C Os professores devem, em primeiro lugar, notificar o Conselho Tutelar ao suspeitar de evasão escolar e faltas recorrentes sem justificativas.
  • D O estabelecimento escolar deve ofertar transporte, alimentação e assistência à saúde aos estudantes matriculados na instituição.
  • E O poder público deve assegurar o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
18

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional, foi alterada para incluir o tema da educação digital.
A respeito dos objetivos estabelecidos na lei sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Garantir a conectividade à internet de alta velocidade em todas as instituições públicas de educação básica e superior.
( ) Facilitar a experiência do ensino e da aprendizagem digital em ambientes fora da escola, como nas residências, distribuindo dispositivos eletrônicos pessoais para os alunos.
( ) Desenvolver competências pedagógicas com o objetivo de promover o letramento digital de jovens e adultos, capacitando-os a utilizar as tecnologias digitais de forma crítica.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – F – V.
  • D F – V – F.
  • E V – V – V.
19

Sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetiva formar indivíduos para a convivência, que exerçam os Direitos Humanos como forma de vida.
II. Ignora as desigualdades da sociedade para construir o futuro da educação segundo os valores democráticos.
III. Considera a laicidade do Estado e a sustentabilidade socioambiental como alguns dos seus princípios fundamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
20

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), crianças e adolescentes têm garantidos uma série de direitos prioritários.

As opções a seguir descrevem corretamente algumas dessas prioridades, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Prioridade de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias
  • B Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
  • C Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
  • D Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
  • E Desconhecimento das regras estabelecidas e opção por não participar das atividades culturais e esportivas.